Os estudos cognitivos da memória de Jean Piaget e Barbel Inhelder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Memorandum (Belo Horizonte) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6428 |
Resumo: | O objetivo do artigo é revisitar um tema que inadequadamente é considerado secundário nos estudos piagetianos, a saber: a memória. Nosso foco será revitalizar textos sobre esta temática produzidos por Jean Piaget e colaboradores, principalmente Barbel Inhelder, como os livros Intelligence et Mémoire e L’image mentale chez l’enfant. Para além de sua importância histórica, estes textos são intelectualmente instigantes de diversas maneiras. Primeiro, eles propõem uma teoria geral da memória, que está coordenada com outros conceitos da epistemologia genética, tais quais: imagem mental e esquemas operativos. Ademais, em nossa hipótese, esses textos são contribuições importantes para os estudos da memória. Assim, este artigo considera que as teses de Piaget são ainda atuais e podem contribuir para o entendimento da memória humana. |
id |
UFMG-25_b3e56fcd4ff825f066c214175b227aec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/6428 |
network_acronym_str |
UFMG-25 |
network_name_str |
Memorandum (Belo Horizonte) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os estudos cognitivos da memória de Jean Piaget e Barbel InhelderPiagetmemóriainteligênciadesenvolvimento cognitivoO objetivo do artigo é revisitar um tema que inadequadamente é considerado secundário nos estudos piagetianos, a saber: a memória. Nosso foco será revitalizar textos sobre esta temática produzidos por Jean Piaget e colaboradores, principalmente Barbel Inhelder, como os livros Intelligence et Mémoire e L’image mentale chez l’enfant. Para além de sua importância histórica, estes textos são intelectualmente instigantes de diversas maneiras. Primeiro, eles propõem uma teoria geral da memória, que está coordenada com outros conceitos da epistemologia genética, tais quais: imagem mental e esquemas operativos. Ademais, em nossa hipótese, esses textos são contribuições importantes para os estudos da memória. Assim, este artigo considera que as teses de Piaget são ainda atuais e podem contribuir para o entendimento da memória humana.Universidade Federal de Minas Gerais2017-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6428Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 31 (2016); 38-55Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 31 (2016); 38-551676-1669reponame:Memorandum (Belo Horizonte)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6428/4015Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessEriceira, Ronald Clay dos SantosParrat-Dayan, Silvia2019-11-25T17:08:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6428Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/oaidecae@fae.ufmg.br1676-16691676-1669opendoar:2019-11-25T17:08:52Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os estudos cognitivos da memória de Jean Piaget e Barbel Inhelder |
title |
Os estudos cognitivos da memória de Jean Piaget e Barbel Inhelder |
spellingShingle |
Os estudos cognitivos da memória de Jean Piaget e Barbel Inhelder Ericeira, Ronald Clay dos Santos Piaget memória inteligência desenvolvimento cognitivo |
title_short |
Os estudos cognitivos da memória de Jean Piaget e Barbel Inhelder |
title_full |
Os estudos cognitivos da memória de Jean Piaget e Barbel Inhelder |
title_fullStr |
Os estudos cognitivos da memória de Jean Piaget e Barbel Inhelder |
title_full_unstemmed |
Os estudos cognitivos da memória de Jean Piaget e Barbel Inhelder |
title_sort |
Os estudos cognitivos da memória de Jean Piaget e Barbel Inhelder |
author |
Ericeira, Ronald Clay dos Santos |
author_facet |
Ericeira, Ronald Clay dos Santos Parrat-Dayan, Silvia |
author_role |
author |
author2 |
Parrat-Dayan, Silvia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ericeira, Ronald Clay dos Santos Parrat-Dayan, Silvia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piaget memória inteligência desenvolvimento cognitivo |
topic |
Piaget memória inteligência desenvolvimento cognitivo |
description |
O objetivo do artigo é revisitar um tema que inadequadamente é considerado secundário nos estudos piagetianos, a saber: a memória. Nosso foco será revitalizar textos sobre esta temática produzidos por Jean Piaget e colaboradores, principalmente Barbel Inhelder, como os livros Intelligence et Mémoire e L’image mentale chez l’enfant. Para além de sua importância histórica, estes textos são intelectualmente instigantes de diversas maneiras. Primeiro, eles propõem uma teoria geral da memória, que está coordenada com outros conceitos da epistemologia genética, tais quais: imagem mental e esquemas operativos. Ademais, em nossa hipótese, esses textos são contribuições importantes para os estudos da memória. Assim, este artigo considera que as teses de Piaget são ainda atuais e podem contribuir para o entendimento da memória humana. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6428 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6428/4015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 31 (2016); 38-55 Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 31 (2016); 38-55 1676-1669 reponame:Memorandum (Belo Horizonte) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Memorandum (Belo Horizonte) |
collection |
Memorandum (Belo Horizonte) |
repository.name.fl_str_mv |
Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
decae@fae.ufmg.br |
_version_ |
1797053976692129792 |