PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Reme (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541 |
Resumo: | Objetivo: compreender a percepção dos estudantes de Enfermagem frente ao processo tutorial remoto no período de isolamento social decorrente da COVID-19. Método: trata-se de pesquisa qualitativa na modalidade compreensiva e interpretativa, fundamentada nos pressupostos da hermenêutica dialética, a qual busca contextualizar o discurso dos atores, as suas compreensões e autenticidades. O estudo foi realizado a partir de entrevistas com 22 estudantes da segunda série do curso de Enfermagem de uma instituição pública do interior de São Paulo, Brasil, de setembro a dezembro de 2020. Resultados: dos 22 estudantes entrevistados, 21 se identificaram como sendo do sexo feminino, com idades entre 19 e 24 anos e, em sua maioria, residindo com familiares no período da pandemia. Identificaram-se quatro temáticas na análise da percepção desses estudantes frente ao processo tutorial remoto: a dinâmica do processo tutorial remoto; as limitações impostas às atividades no domicílio; os incômodos da pandemia; e a falta de recursos institucionais e de momentos de convivência. Conclusão: o processo tutorial remoto configura-se como essencial para a continuidade da aprendizagem dos estudantes de Enfermagem. Identificou-se, porém, a falta de efetiva integração com a prática profissional e entre os integrantes do processo e a inadequação dos recursos do domicílio. Depreende-se que a repentina alteração da ordem estabelecida levou ao enfrentamento dos desafios e contribuiu para novas aprendizagens. |
id |
UFMG-27_95f62feb0c8491106630cb88ca8c7f9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/44541 |
network_acronym_str |
UFMG-27 |
network_name_str |
Reme (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMICAPRENDIZAJE BASADO EN PROBLEMAS EN EDUCACIÓN REMOTA: EXPERIENCIAS DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA EN LA PANDEMIA COVID-19APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NA PANDEMIA COVID-19Aprendizagem Baseada em ProblemasEducação a DistânciaEducação em EnfermagemInfecções por CoronavírusAprendizaje Basado en ProblemasEducación a DistanciaEducación en EnfermeríaInfecciones por CoronavirusProblem-Based LearningEducation, DistanceEducation, NursingCoronavirus InfectionsObjetivo: compreender a percepção dos estudantes de Enfermagem frente ao processo tutorial remoto no período de isolamento social decorrente da COVID-19. Método: trata-se de pesquisa qualitativa na modalidade compreensiva e interpretativa, fundamentada nos pressupostos da hermenêutica dialética, a qual busca contextualizar o discurso dos atores, as suas compreensões e autenticidades. O estudo foi realizado a partir de entrevistas com 22 estudantes da segunda série do curso de Enfermagem de uma instituição pública do interior de São Paulo, Brasil, de setembro a dezembro de 2020. Resultados: dos 22 estudantes entrevistados, 21 se identificaram como sendo do sexo feminino, com idades entre 19 e 24 anos e, em sua maioria, residindo com familiares no período da pandemia. Identificaram-se quatro temáticas na análise da percepção desses estudantes frente ao processo tutorial remoto: a dinâmica do processo tutorial remoto; as limitações impostas às atividades no domicílio; os incômodos da pandemia; e a falta de recursos institucionais e de momentos de convivência. Conclusão: o processo tutorial remoto configura-se como essencial para a continuidade da aprendizagem dos estudantes de Enfermagem. Identificou-se, porém, a falta de efetiva integração com a prática profissional e entre os integrantes do processo e a inadequação dos recursos do domicílio. Depreende-se que a repentina alteração da ordem estabelecida levou ao enfrentamento dos desafios e contribuiu para novas aprendizagens.Universidade Federal de Minas Gerais2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 No. 1 (2021)REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 Núm. 1 (2021)REME-Revista Mineira de Enfermagem; v. 25 n. 1 (2021)2316-93891415-2762reponame:Reme (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporenghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541/36611https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541/36612https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541/36613Copyright (c) 2021 REME-Revista Mineira de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Paula SalesMarin, Maria José SanchesSouza, Aline PereiraGrandin, Gabriela MartinsAlmeida, Karina Roberta Vieira deOliveira, Carolina Saab Rocha de2024-01-24T15:40:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/44541Revistaremeufmg@gmail.comPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/oairemeufmg@gmail.com2316-93891415-2762opendoar:2024-01-24T15:40:31Reme (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMIC APRENDIZAJE BASADO EN PROBLEMAS EN EDUCACIÓN REMOTA: EXPERIENCIAS DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA EN LA PANDEMIA COVID-19 APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NA PANDEMIA COVID-19 |
title |
PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMIC |
spellingShingle |
PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMIC Rodrigues, Paula Sales Aprendizagem Baseada em Problemas Educação a Distância Educação em Enfermagem Infecções por Coronavírus Aprendizaje Basado en Problemas Educación a Distancia Educación en Enfermería Infecciones por Coronavirus Problem-Based Learning Education, Distance Education, Nursing Coronavirus Infections |
title_short |
PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMIC |
title_full |
PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMIC |
title_fullStr |
PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMIC |
title_full_unstemmed |
PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMIC |
title_sort |
PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMIC |
author |
Rodrigues, Paula Sales |
author_facet |
Rodrigues, Paula Sales Marin, Maria José Sanches Souza, Aline Pereira Grandin, Gabriela Martins Almeida, Karina Roberta Vieira de Oliveira, Carolina Saab Rocha de |
author_role |
author |
author2 |
Marin, Maria José Sanches Souza, Aline Pereira Grandin, Gabriela Martins Almeida, Karina Roberta Vieira de Oliveira, Carolina Saab Rocha de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Paula Sales Marin, Maria José Sanches Souza, Aline Pereira Grandin, Gabriela Martins Almeida, Karina Roberta Vieira de Oliveira, Carolina Saab Rocha de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Baseada em Problemas Educação a Distância Educação em Enfermagem Infecções por Coronavírus Aprendizaje Basado en Problemas Educación a Distancia Educación en Enfermería Infecciones por Coronavirus Problem-Based Learning Education, Distance Education, Nursing Coronavirus Infections |
topic |
Aprendizagem Baseada em Problemas Educação a Distância Educação em Enfermagem Infecções por Coronavírus Aprendizaje Basado en Problemas Educación a Distancia Educación en Enfermería Infecciones por Coronavirus Problem-Based Learning Education, Distance Education, Nursing Coronavirus Infections |
description |
Objetivo: compreender a percepção dos estudantes de Enfermagem frente ao processo tutorial remoto no período de isolamento social decorrente da COVID-19. Método: trata-se de pesquisa qualitativa na modalidade compreensiva e interpretativa, fundamentada nos pressupostos da hermenêutica dialética, a qual busca contextualizar o discurso dos atores, as suas compreensões e autenticidades. O estudo foi realizado a partir de entrevistas com 22 estudantes da segunda série do curso de Enfermagem de uma instituição pública do interior de São Paulo, Brasil, de setembro a dezembro de 2020. Resultados: dos 22 estudantes entrevistados, 21 se identificaram como sendo do sexo feminino, com idades entre 19 e 24 anos e, em sua maioria, residindo com familiares no período da pandemia. Identificaram-se quatro temáticas na análise da percepção desses estudantes frente ao processo tutorial remoto: a dinâmica do processo tutorial remoto; as limitações impostas às atividades no domicílio; os incômodos da pandemia; e a falta de recursos institucionais e de momentos de convivência. Conclusão: o processo tutorial remoto configura-se como essencial para a continuidade da aprendizagem dos estudantes de Enfermagem. Identificou-se, porém, a falta de efetiva integração com a prática profissional e entre os integrantes do processo e a inadequação dos recursos do domicílio. Depreende-se que a repentina alteração da ordem estabelecida levou ao enfrentamento dos desafios e contribuiu para novas aprendizagens. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541/36611 https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541/36612 https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541/36613 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REME-Revista Mineira de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REME-Revista Mineira de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 No. 1 (2021) REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 Núm. 1 (2021) REME-Revista Mineira de Enfermagem; v. 25 n. 1 (2021) 2316-9389 1415-2762 reponame:Reme (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Reme (Online) |
collection |
Reme (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Reme (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
remeufmg@gmail.com |
_version_ |
1797041902309081088 |