PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Paula Sales
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marin, Maria José Sanches, Souza, Aline Pereira, Grandin, Gabriela Martins, Almeida, Karina Roberta Vieira de, Oliveira, Carolina Saab Rocha de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Reme (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541
Resumo: Objetivo: compreender a percepção dos estudantes de Enfermagem frente ao processo tutorial remoto no período de isolamento social decorrente da COVID-19. Método: trata-se de pesquisa qualitativa na modalidade compreensiva e interpretativa, fundamentada nos pressupostos da hermenêutica dialética, a qual busca contextualizar o discurso dos atores, as suas compreensões e autenticidades. O estudo foi realizado a partir de entrevistas com 22 estudantes da segunda série do curso de Enfermagem de uma instituição pública do interior de São Paulo, Brasil, de setembro a dezembro de 2020. Resultados: dos 22 estudantes entrevistados, 21 se identificaram como sendo do sexo feminino, com idades entre 19 e 24 anos e, em sua maioria, residindo com familiares no período da pandemia. Identificaram-se quatro temáticas na análise da percepção desses estudantes frente ao processo tutorial remoto: a dinâmica do processo tutorial remoto; as limitações impostas às atividades no domicílio; os incômodos da pandemia; e a falta de recursos institucionais e de momentos de convivência. Conclusão: o processo tutorial remoto configura-se como essencial para a continuidade da aprendizagem dos estudantes de Enfermagem. Identificou-se, porém, a falta de efetiva integração com a prática profissional e entre os integrantes do processo e a inadequação dos recursos do domicílio. Depreende-se que a repentina alteração da ordem estabelecida levou ao enfrentamento dos desafios e contribuiu para novas aprendizagens.
id UFMG-27_95f62feb0c8491106630cb88ca8c7f9d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/44541
network_acronym_str UFMG-27
network_name_str Reme (Online)
repository_id_str
spelling PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMICAPRENDIZAJE BASADO EN PROBLEMAS EN EDUCACIÓN REMOTA: EXPERIENCIAS DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA EN LA PANDEMIA COVID-19APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NA PANDEMIA COVID-19Aprendizagem Baseada em ProblemasEducação a DistânciaEducação em EnfermagemInfecções por CoronavírusAprendizaje Basado en ProblemasEducación a DistanciaEducación en EnfermeríaInfecciones por CoronavirusProblem-Based LearningEducation, DistanceEducation, NursingCoronavirus InfectionsObjetivo: compreender a percepção dos estudantes de Enfermagem frente ao processo tutorial remoto no período de isolamento social decorrente da COVID-19. Método: trata-se de pesquisa qualitativa na modalidade compreensiva e interpretativa, fundamentada nos pressupostos da hermenêutica dialética, a qual busca contextualizar o discurso dos atores, as suas compreensões e autenticidades. O estudo foi realizado a partir de entrevistas com 22 estudantes da segunda série do curso de Enfermagem de uma instituição pública do interior de São Paulo, Brasil, de setembro a dezembro de 2020. Resultados: dos 22 estudantes entrevistados, 21 se identificaram como sendo do sexo feminino, com idades entre 19 e 24 anos e, em sua maioria, residindo com familiares no período da pandemia. Identificaram-se quatro temáticas na análise da percepção desses estudantes frente ao processo tutorial remoto: a dinâmica do processo tutorial remoto; as limitações impostas às atividades no domicílio; os incômodos da pandemia; e a falta de recursos institucionais e de momentos de convivência. Conclusão: o processo tutorial remoto configura-se como essencial para a continuidade da aprendizagem dos estudantes de Enfermagem. Identificou-se, porém, a falta de efetiva integração com a prática profissional e entre os integrantes do processo e a inadequação dos recursos do domicílio. Depreende-se que a repentina alteração da ordem estabelecida levou ao enfrentamento dos desafios e contribuiu para novas aprendizagens.Universidade Federal de Minas Gerais2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 No. 1 (2021)REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 Núm. 1 (2021)REME-Revista Mineira de Enfermagem; v. 25 n. 1 (2021)2316-93891415-2762reponame:Reme (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporenghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541/36611https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541/36612https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541/36613Copyright (c) 2021 REME-Revista Mineira de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Paula SalesMarin, Maria José SanchesSouza, Aline PereiraGrandin, Gabriela MartinsAlmeida, Karina Roberta Vieira deOliveira, Carolina Saab Rocha de2024-01-24T15:40:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/44541Revistaremeufmg@gmail.comPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/oairemeufmg@gmail.com2316-93891415-2762opendoar:2024-01-24T15:40:31Reme (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMIC
APRENDIZAJE BASADO EN PROBLEMAS EN EDUCACIÓN REMOTA: EXPERIENCIAS DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA EN LA PANDEMIA COVID-19
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NA PANDEMIA COVID-19
title PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMIC
spellingShingle PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMIC
Rodrigues, Paula Sales
Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação a Distância
Educação em Enfermagem
Infecções por Coronavírus
Aprendizaje Basado en Problemas
Educación a Distancia
Educación en Enfermería
Infecciones por Coronavirus
Problem-Based Learning
Education, Distance
Education, Nursing
Coronavirus Infections
title_short PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMIC
title_full PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMIC
title_fullStr PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMIC
title_full_unstemmed PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMIC
title_sort PROBLEM-BASED LEARNING IN REMOTE EDUCATION: EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS DURING COVID-19 PANDEMIC
author Rodrigues, Paula Sales
author_facet Rodrigues, Paula Sales
Marin, Maria José Sanches
Souza, Aline Pereira
Grandin, Gabriela Martins
Almeida, Karina Roberta Vieira de
Oliveira, Carolina Saab Rocha de
author_role author
author2 Marin, Maria José Sanches
Souza, Aline Pereira
Grandin, Gabriela Martins
Almeida, Karina Roberta Vieira de
Oliveira, Carolina Saab Rocha de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Paula Sales
Marin, Maria José Sanches
Souza, Aline Pereira
Grandin, Gabriela Martins
Almeida, Karina Roberta Vieira de
Oliveira, Carolina Saab Rocha de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação a Distância
Educação em Enfermagem
Infecções por Coronavírus
Aprendizaje Basado en Problemas
Educación a Distancia
Educación en Enfermería
Infecciones por Coronavirus
Problem-Based Learning
Education, Distance
Education, Nursing
Coronavirus Infections
topic Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação a Distância
Educação em Enfermagem
Infecções por Coronavírus
Aprendizaje Basado en Problemas
Educación a Distancia
Educación en Enfermería
Infecciones por Coronavirus
Problem-Based Learning
Education, Distance
Education, Nursing
Coronavirus Infections
description Objetivo: compreender a percepção dos estudantes de Enfermagem frente ao processo tutorial remoto no período de isolamento social decorrente da COVID-19. Método: trata-se de pesquisa qualitativa na modalidade compreensiva e interpretativa, fundamentada nos pressupostos da hermenêutica dialética, a qual busca contextualizar o discurso dos atores, as suas compreensões e autenticidades. O estudo foi realizado a partir de entrevistas com 22 estudantes da segunda série do curso de Enfermagem de uma instituição pública do interior de São Paulo, Brasil, de setembro a dezembro de 2020. Resultados: dos 22 estudantes entrevistados, 21 se identificaram como sendo do sexo feminino, com idades entre 19 e 24 anos e, em sua maioria, residindo com familiares no período da pandemia. Identificaram-se quatro temáticas na análise da percepção desses estudantes frente ao processo tutorial remoto: a dinâmica do processo tutorial remoto; as limitações impostas às atividades no domicílio; os incômodos da pandemia; e a falta de recursos institucionais e de momentos de convivência. Conclusão: o processo tutorial remoto configura-se como essencial para a continuidade da aprendizagem dos estudantes de Enfermagem. Identificou-se, porém, a falta de efetiva integração com a prática profissional e entre os integrantes do processo e a inadequação dos recursos do domicílio. Depreende-se que a repentina alteração da ordem estabelecida levou ao enfrentamento dos desafios e contribuiu para novas aprendizagens.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541/36611
https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541/36612
https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541/36613
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REME-Revista Mineira de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REME-Revista Mineira de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 No. 1 (2021)
REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 Núm. 1 (2021)
REME-Revista Mineira de Enfermagem; v. 25 n. 1 (2021)
2316-9389
1415-2762
reponame:Reme (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Reme (Online)
collection Reme (Online)
repository.name.fl_str_mv Reme (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv remeufmg@gmail.com
_version_ 1797041902309081088