EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Tainá Vilhar
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nascimento, Juliana da Silva Garcia, Regino, Daniela da Silva Garcia, Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de, Pereira, Larissa Andrade, Dalri, Maria Celia Barcellos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Reme (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537
Resumo: Objetivo: identificar as estratégias de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar voltadas para pessoas leigas. Método: revisão integrativa realizada nas fontes National Library of Medicine; National Institutes of Health; Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Web of Science; e SCOPUS. Resultados: identificaram-se 932 estudos e incluíram-se 11. As estratégias foram: aula expositiva; treinamento com manequim/instrutor; manequim/instrutor/dispositivo de feedback; videoaula e web. Adotou-se, frequentemente, o manequim/instrutor, no entanto, demonstrou-se mais efetivo associar dispositivo de feedback e/ou videoaula. Os estudos foram considerados de boa qualidade pelo instrumento do Instituto Joanna Briggs e de moderada qualidade pelo Medical Education Research Study Quality Instrument. Conclusão: as evidências sobre o ensino da ressuscitação cardiopulmonar para leigos indicaram as principais e mais efetivas estratégias para a adoção de melhores práticas.
id UFMG-27_e548ccd4ac9b612fa90adffc3d5c2112
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/44537
network_acronym_str UFMG-27
network_name_str Reme (Online)
repository_id_str
spelling EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEWESTRATEGIAS EDUCATIVAS PARA LA REANIMACIÓN CARDIOPULMONAR PARA LEGOS: REVISIÓN INTEGRATIVA DE LA LITERATURAESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR PARA LEIGOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURAEnsinoAprendizagemReanimação CardiopulmonarEstratégiasEnseñanzaAprendizajeReanimación cardiopulmonarEstrategias de SaludTeachingLearningCardiopulmonary ResuscitationHealth StrategiesObjetivo: identificar as estratégias de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar voltadas para pessoas leigas. Método: revisão integrativa realizada nas fontes National Library of Medicine; National Institutes of Health; Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Web of Science; e SCOPUS. Resultados: identificaram-se 932 estudos e incluíram-se 11. As estratégias foram: aula expositiva; treinamento com manequim/instrutor; manequim/instrutor/dispositivo de feedback; videoaula e web. Adotou-se, frequentemente, o manequim/instrutor, no entanto, demonstrou-se mais efetivo associar dispositivo de feedback e/ou videoaula. Os estudos foram considerados de boa qualidade pelo instrumento do Instituto Joanna Briggs e de moderada qualidade pelo Medical Education Research Study Quality Instrument. Conclusão: as evidências sobre o ensino da ressuscitação cardiopulmonar para leigos indicaram as principais e mais efetivas estratégias para a adoção de melhores práticas.Universidade Federal de Minas Gerais2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 No. 1 (2021)REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 Núm. 1 (2021)REME-Revista Mineira de Enfermagem; v. 25 n. 1 (2021)2316-93891415-2762reponame:Reme (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporenghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537/36599https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537/36600https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537/36601Copyright (c) 2021 REME-Revista Mineira de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Tainá VilharNascimento, Juliana da Silva GarciaRegino, Daniela da Silva GarciaOliveira, Jordana Luiza Gouvêa dePereira, Larissa AndradeDalri, Maria Celia Barcellos2024-01-24T15:40:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/44537Revistaremeufmg@gmail.comPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/oairemeufmg@gmail.com2316-93891415-2762opendoar:2024-01-24T15:40:24Reme (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW
ESTRATEGIAS EDUCATIVAS PARA LA REANIMACIÓN CARDIOPULMONAR PARA LEGOS: REVISIÓN INTEGRATIVA DE LA LITERATURA
ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR PARA LEIGOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
title EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW
spellingShingle EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW
Siqueira, Tainá Vilhar
Ensino
Aprendizagem
Reanimação Cardiopulmonar
Estratégias
Enseñanza
Aprendizaje
Reanimación cardiopulmonar
Estrategias de Salud
Teaching
Learning
Cardiopulmonary Resuscitation
Health Strategies
title_short EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW
title_full EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW
title_fullStr EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW
title_full_unstemmed EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW
title_sort EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW
author Siqueira, Tainá Vilhar
author_facet Siqueira, Tainá Vilhar
Nascimento, Juliana da Silva Garcia
Regino, Daniela da Silva Garcia
Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de
Pereira, Larissa Andrade
Dalri, Maria Celia Barcellos
author_role author
author2 Nascimento, Juliana da Silva Garcia
Regino, Daniela da Silva Garcia
Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de
Pereira, Larissa Andrade
Dalri, Maria Celia Barcellos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Tainá Vilhar
Nascimento, Juliana da Silva Garcia
Regino, Daniela da Silva Garcia
Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de
Pereira, Larissa Andrade
Dalri, Maria Celia Barcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Reanimação Cardiopulmonar
Estratégias
Enseñanza
Aprendizaje
Reanimación cardiopulmonar
Estrategias de Salud
Teaching
Learning
Cardiopulmonary Resuscitation
Health Strategies
topic Ensino
Aprendizagem
Reanimação Cardiopulmonar
Estratégias
Enseñanza
Aprendizaje
Reanimación cardiopulmonar
Estrategias de Salud
Teaching
Learning
Cardiopulmonary Resuscitation
Health Strategies
description Objetivo: identificar as estratégias de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar voltadas para pessoas leigas. Método: revisão integrativa realizada nas fontes National Library of Medicine; National Institutes of Health; Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Web of Science; e SCOPUS. Resultados: identificaram-se 932 estudos e incluíram-se 11. As estratégias foram: aula expositiva; treinamento com manequim/instrutor; manequim/instrutor/dispositivo de feedback; videoaula e web. Adotou-se, frequentemente, o manequim/instrutor, no entanto, demonstrou-se mais efetivo associar dispositivo de feedback e/ou videoaula. Os estudos foram considerados de boa qualidade pelo instrumento do Instituto Joanna Briggs e de moderada qualidade pelo Medical Education Research Study Quality Instrument. Conclusão: as evidências sobre o ensino da ressuscitação cardiopulmonar para leigos indicaram as principais e mais efetivas estratégias para a adoção de melhores práticas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537/36599
https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537/36600
https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537/36601
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REME-Revista Mineira de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REME-Revista Mineira de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 No. 1 (2021)
REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 Núm. 1 (2021)
REME-Revista Mineira de Enfermagem; v. 25 n. 1 (2021)
2316-9389
1415-2762
reponame:Reme (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Reme (Online)
collection Reme (Online)
repository.name.fl_str_mv Reme (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv remeufmg@gmail.com
_version_ 1797041902300692480