EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Reme (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537 |
Resumo: | Objetivo: identificar as estratégias de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar voltadas para pessoas leigas. Método: revisão integrativa realizada nas fontes National Library of Medicine; National Institutes of Health; Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Web of Science; e SCOPUS. Resultados: identificaram-se 932 estudos e incluíram-se 11. As estratégias foram: aula expositiva; treinamento com manequim/instrutor; manequim/instrutor/dispositivo de feedback; videoaula e web. Adotou-se, frequentemente, o manequim/instrutor, no entanto, demonstrou-se mais efetivo associar dispositivo de feedback e/ou videoaula. Os estudos foram considerados de boa qualidade pelo instrumento do Instituto Joanna Briggs e de moderada qualidade pelo Medical Education Research Study Quality Instrument. Conclusão: as evidências sobre o ensino da ressuscitação cardiopulmonar para leigos indicaram as principais e mais efetivas estratégias para a adoção de melhores práticas. |
id |
UFMG-27_e548ccd4ac9b612fa90adffc3d5c2112 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/44537 |
network_acronym_str |
UFMG-27 |
network_name_str |
Reme (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEWESTRATEGIAS EDUCATIVAS PARA LA REANIMACIÓN CARDIOPULMONAR PARA LEGOS: REVISIÓN INTEGRATIVA DE LA LITERATURAESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR PARA LEIGOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURAEnsinoAprendizagemReanimação CardiopulmonarEstratégiasEnseñanzaAprendizajeReanimación cardiopulmonarEstrategias de SaludTeachingLearningCardiopulmonary ResuscitationHealth StrategiesObjetivo: identificar as estratégias de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar voltadas para pessoas leigas. Método: revisão integrativa realizada nas fontes National Library of Medicine; National Institutes of Health; Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Web of Science; e SCOPUS. Resultados: identificaram-se 932 estudos e incluíram-se 11. As estratégias foram: aula expositiva; treinamento com manequim/instrutor; manequim/instrutor/dispositivo de feedback; videoaula e web. Adotou-se, frequentemente, o manequim/instrutor, no entanto, demonstrou-se mais efetivo associar dispositivo de feedback e/ou videoaula. Os estudos foram considerados de boa qualidade pelo instrumento do Instituto Joanna Briggs e de moderada qualidade pelo Medical Education Research Study Quality Instrument. Conclusão: as evidências sobre o ensino da ressuscitação cardiopulmonar para leigos indicaram as principais e mais efetivas estratégias para a adoção de melhores práticas.Universidade Federal de Minas Gerais2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 No. 1 (2021)REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 Núm. 1 (2021)REME-Revista Mineira de Enfermagem; v. 25 n. 1 (2021)2316-93891415-2762reponame:Reme (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporenghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537/36599https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537/36600https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537/36601Copyright (c) 2021 REME-Revista Mineira de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Tainá VilharNascimento, Juliana da Silva GarciaRegino, Daniela da Silva GarciaOliveira, Jordana Luiza Gouvêa dePereira, Larissa AndradeDalri, Maria Celia Barcellos2024-01-24T15:40:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/44537Revistaremeufmg@gmail.comPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/oairemeufmg@gmail.com2316-93891415-2762opendoar:2024-01-24T15:40:24Reme (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW ESTRATEGIAS EDUCATIVAS PARA LA REANIMACIÓN CARDIOPULMONAR PARA LEGOS: REVISIÓN INTEGRATIVA DE LA LITERATURA ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR PARA LEIGOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA |
title |
EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW |
spellingShingle |
EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW Siqueira, Tainá Vilhar Ensino Aprendizagem Reanimação Cardiopulmonar Estratégias Enseñanza Aprendizaje Reanimación cardiopulmonar Estrategias de Salud Teaching Learning Cardiopulmonary Resuscitation Health Strategies |
title_short |
EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW |
title_full |
EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW |
title_fullStr |
EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW |
title_full_unstemmed |
EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW |
title_sort |
EDUCATIONAL CARDIOPULMONARY RESUSCITATION STRATEGIES FOR LAYPEOPLE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW |
author |
Siqueira, Tainá Vilhar |
author_facet |
Siqueira, Tainá Vilhar Nascimento, Juliana da Silva Garcia Regino, Daniela da Silva Garcia Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de Pereira, Larissa Andrade Dalri, Maria Celia Barcellos |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Juliana da Silva Garcia Regino, Daniela da Silva Garcia Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de Pereira, Larissa Andrade Dalri, Maria Celia Barcellos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Tainá Vilhar Nascimento, Juliana da Silva Garcia Regino, Daniela da Silva Garcia Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de Pereira, Larissa Andrade Dalri, Maria Celia Barcellos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Reanimação Cardiopulmonar Estratégias Enseñanza Aprendizaje Reanimación cardiopulmonar Estrategias de Salud Teaching Learning Cardiopulmonary Resuscitation Health Strategies |
topic |
Ensino Aprendizagem Reanimação Cardiopulmonar Estratégias Enseñanza Aprendizaje Reanimación cardiopulmonar Estrategias de Salud Teaching Learning Cardiopulmonary Resuscitation Health Strategies |
description |
Objetivo: identificar as estratégias de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar voltadas para pessoas leigas. Método: revisão integrativa realizada nas fontes National Library of Medicine; National Institutes of Health; Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Web of Science; e SCOPUS. Resultados: identificaram-se 932 estudos e incluíram-se 11. As estratégias foram: aula expositiva; treinamento com manequim/instrutor; manequim/instrutor/dispositivo de feedback; videoaula e web. Adotou-se, frequentemente, o manequim/instrutor, no entanto, demonstrou-se mais efetivo associar dispositivo de feedback e/ou videoaula. Os estudos foram considerados de boa qualidade pelo instrumento do Instituto Joanna Briggs e de moderada qualidade pelo Medical Education Research Study Quality Instrument. Conclusão: as evidências sobre o ensino da ressuscitação cardiopulmonar para leigos indicaram as principais e mais efetivas estratégias para a adoção de melhores práticas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537/36599 https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537/36600 https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537/36601 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REME-Revista Mineira de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REME-Revista Mineira de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 No. 1 (2021) REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 Núm. 1 (2021) REME-Revista Mineira de Enfermagem; v. 25 n. 1 (2021) 2316-9389 1415-2762 reponame:Reme (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Reme (Online) |
collection |
Reme (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Reme (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
remeufmg@gmail.com |
_version_ |
1797041902300692480 |