A história mestra da vida no Iluminismo francês: um olhar sobre as concepções de história de Montesquieu e Voltaire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Igor Moraes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do CAAP (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47034
Resumo: A tradição da história como mestra da vida exerceu papel fundamental nos modos de interpretação e de usos da história da Antiguidade até o Iluminismo, quando novas perspectivas, como a ascensão da crença no progresso, levou ao declínio da constituição exemplar de sentido nessa configuração tradicional. O presente trabalho tem por objetivo investigar como os ilustrados deram início a esse processo de reorientação, tentando identificar, em meio aos novos caminhos abertos para a filosofia da história, eventuais permanências da concepção clássica. Para tanto, limitando-se a uma incursão no Iluminismo Francês, pretende-se examinar os caracteres principais da percepção da história de dois dos principais nomes da primeira geração, Montesquieu e Voltaire. Constata-se, entre outros aspectos, que o declínio assinalado por Koselleck pode ser identificado em ambos os filósofos, mas, junto ao novo apelo à razão, a historia magistra vitae foi parcialmente aproveitada pelos ilustrados para os seus propósitos.
id UFMG-29_11b808ed7b2ef7af5bfc51bd87e6e04c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/47034
network_acronym_str UFMG-29
network_name_str Revista do CAAP (Online)
repository_id_str
spelling A história mestra da vida no Iluminismo francês: um olhar sobre as concepções de história de Montesquieu e VoltaireA tradição da história como mestra da vida exerceu papel fundamental nos modos de interpretação e de usos da história da Antiguidade até o Iluminismo, quando novas perspectivas, como a ascensão da crença no progresso, levou ao declínio da constituição exemplar de sentido nessa configuração tradicional. O presente trabalho tem por objetivo investigar como os ilustrados deram início a esse processo de reorientação, tentando identificar, em meio aos novos caminhos abertos para a filosofia da história, eventuais permanências da concepção clássica. Para tanto, limitando-se a uma incursão no Iluminismo Francês, pretende-se examinar os caracteres principais da percepção da história de dois dos principais nomes da primeira geração, Montesquieu e Voltaire. Constata-se, entre outros aspectos, que o declínio assinalado por Koselleck pode ser identificado em ambos os filósofos, mas, junto ao novo apelo à razão, a historia magistra vitae foi parcialmente aproveitada pelos ilustrados para os seus propósitos.Centro Acadêmico Afonso Pena2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47034CAAP Journal; Vol. 24 No. 1 (2019)Revista do CAAP; v. 24 n. 1 (2019)2238-38401415-0344reponame:Revista do CAAP (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47034/38202Copyright (c) 2020 Revista do Centro Acadêmico Afonso Penahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Igor Moraes2023-10-28T04:13:26Zoai:periodicos.ufmg.br:article/47034Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/oairevista.caap@gmail.com2238-38401415-0344opendoar:2023-10-28T04:13:26Revista do CAAP (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A história mestra da vida no Iluminismo francês: um olhar sobre as concepções de história de Montesquieu e Voltaire
title A história mestra da vida no Iluminismo francês: um olhar sobre as concepções de história de Montesquieu e Voltaire
spellingShingle A história mestra da vida no Iluminismo francês: um olhar sobre as concepções de história de Montesquieu e Voltaire
Santos, Igor Moraes
title_short A história mestra da vida no Iluminismo francês: um olhar sobre as concepções de história de Montesquieu e Voltaire
title_full A história mestra da vida no Iluminismo francês: um olhar sobre as concepções de história de Montesquieu e Voltaire
title_fullStr A história mestra da vida no Iluminismo francês: um olhar sobre as concepções de história de Montesquieu e Voltaire
title_full_unstemmed A história mestra da vida no Iluminismo francês: um olhar sobre as concepções de história de Montesquieu e Voltaire
title_sort A história mestra da vida no Iluminismo francês: um olhar sobre as concepções de história de Montesquieu e Voltaire
author Santos, Igor Moraes
author_facet Santos, Igor Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Igor Moraes
description A tradição da história como mestra da vida exerceu papel fundamental nos modos de interpretação e de usos da história da Antiguidade até o Iluminismo, quando novas perspectivas, como a ascensão da crença no progresso, levou ao declínio da constituição exemplar de sentido nessa configuração tradicional. O presente trabalho tem por objetivo investigar como os ilustrados deram início a esse processo de reorientação, tentando identificar, em meio aos novos caminhos abertos para a filosofia da história, eventuais permanências da concepção clássica. Para tanto, limitando-se a uma incursão no Iluminismo Francês, pretende-se examinar os caracteres principais da percepção da história de dois dos principais nomes da primeira geração, Montesquieu e Voltaire. Constata-se, entre outros aspectos, que o declínio assinalado por Koselleck pode ser identificado em ambos os filósofos, mas, junto ao novo apelo à razão, a historia magistra vitae foi parcialmente aproveitada pelos ilustrados para os seus propósitos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47034
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47034/38202
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista do Centro Acadêmico Afonso Pena
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista do Centro Acadêmico Afonso Pena
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Acadêmico Afonso Pena
publisher.none.fl_str_mv Centro Acadêmico Afonso Pena
dc.source.none.fl_str_mv CAAP Journal; Vol. 24 No. 1 (2019)
Revista do CAAP; v. 24 n. 1 (2019)
2238-3840
1415-0344
reponame:Revista do CAAP (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista do CAAP (Online)
collection Revista do CAAP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista do CAAP (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.caap@gmail.com
_version_ 1799309759265898496