O Romanismo nas origens da cultura jurídica brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Saulo de Oliveira Pinto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do CAAP (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47303
Resumo: O presente trabalho busca evidenciar as origens romanísticas da Cultura Jurídica Brasileira como conseqüência da colonização portuguesa do território. Ao discorrer sobre o processo histórico de formação dessa Cultura, notadamente no processo de colonização do território brasileiro, é evidenciado seu embasamento no Direito da Europa Continental, de matrizes sabidamente romanas, e de sua transplantação para a colônia. A ordem jurídica dos colonizadores se sobrepõe às ordens normativas indígenas primitivas preexistentes. A normatividade das culturas africanas também pouco, ou nada, incutiu na ordem jurídica nacional. O legado do Direito Romano é suprassumido na Cultura Jurídica Brasileira. A atualização do Direito Pátrio, para fazer frente à problemática contemporânea, não pode se dar de modo eficaz e maduro se não forem compreendidos e reconhecidos os fundamentos romanísticos de nossa cultura jurídica. Evidencia-se, ao final do período colonial, a presença do Direito Romano na obra do primeiro jusfilósofo a viver em nossas terras: o inconfidente Tomás Antônio Gonzaga.
id UFMG-29_2b585c6cdc99f0e86292f47909a84120
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/47303
network_acronym_str UFMG-29
network_name_str Revista do CAAP (Online)
repository_id_str
spelling O Romanismo nas origens da cultura jurídica brasileiraO presente trabalho busca evidenciar as origens romanísticas da Cultura Jurídica Brasileira como conseqüência da colonização portuguesa do território. Ao discorrer sobre o processo histórico de formação dessa Cultura, notadamente no processo de colonização do território brasileiro, é evidenciado seu embasamento no Direito da Europa Continental, de matrizes sabidamente romanas, e de sua transplantação para a colônia. A ordem jurídica dos colonizadores se sobrepõe às ordens normativas indígenas primitivas preexistentes. A normatividade das culturas africanas também pouco, ou nada, incutiu na ordem jurídica nacional. O legado do Direito Romano é suprassumido na Cultura Jurídica Brasileira. A atualização do Direito Pátrio, para fazer frente à problemática contemporânea, não pode se dar de modo eficaz e maduro se não forem compreendidos e reconhecidos os fundamentos romanísticos de nossa cultura jurídica. Evidencia-se, ao final do período colonial, a presença do Direito Romano na obra do primeiro jusfilósofo a viver em nossas terras: o inconfidente Tomás Antônio Gonzaga.Centro Acadêmico Afonso Pena2009-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47303CAAP Journal; Vol. 15 No. 1 (2009)Revista do CAAP; v. 15 n. 1 (2009)2238-38401415-0344reponame:Revista do CAAP (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47303/38463Copyright (c) 2020 Revista do Centro Acadêmico Afonso Penahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Saulo de Oliveira Pinto2023-11-28T22:02:40Zoai:periodicos.ufmg.br:article/47303Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/oairevista.caap@gmail.com2238-38401415-0344opendoar:2023-11-28T22:02:40Revista do CAAP (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O Romanismo nas origens da cultura jurídica brasileira
title O Romanismo nas origens da cultura jurídica brasileira
spellingShingle O Romanismo nas origens da cultura jurídica brasileira
Coelho, Saulo de Oliveira Pinto
title_short O Romanismo nas origens da cultura jurídica brasileira
title_full O Romanismo nas origens da cultura jurídica brasileira
title_fullStr O Romanismo nas origens da cultura jurídica brasileira
title_full_unstemmed O Romanismo nas origens da cultura jurídica brasileira
title_sort O Romanismo nas origens da cultura jurídica brasileira
author Coelho, Saulo de Oliveira Pinto
author_facet Coelho, Saulo de Oliveira Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Saulo de Oliveira Pinto
description O presente trabalho busca evidenciar as origens romanísticas da Cultura Jurídica Brasileira como conseqüência da colonização portuguesa do território. Ao discorrer sobre o processo histórico de formação dessa Cultura, notadamente no processo de colonização do território brasileiro, é evidenciado seu embasamento no Direito da Europa Continental, de matrizes sabidamente romanas, e de sua transplantação para a colônia. A ordem jurídica dos colonizadores se sobrepõe às ordens normativas indígenas primitivas preexistentes. A normatividade das culturas africanas também pouco, ou nada, incutiu na ordem jurídica nacional. O legado do Direito Romano é suprassumido na Cultura Jurídica Brasileira. A atualização do Direito Pátrio, para fazer frente à problemática contemporânea, não pode se dar de modo eficaz e maduro se não forem compreendidos e reconhecidos os fundamentos romanísticos de nossa cultura jurídica. Evidencia-se, ao final do período colonial, a presença do Direito Romano na obra do primeiro jusfilósofo a viver em nossas terras: o inconfidente Tomás Antônio Gonzaga.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47303
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47303/38463
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista do Centro Acadêmico Afonso Pena
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista do Centro Acadêmico Afonso Pena
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Acadêmico Afonso Pena
publisher.none.fl_str_mv Centro Acadêmico Afonso Pena
dc.source.none.fl_str_mv CAAP Journal; Vol. 15 No. 1 (2009)
Revista do CAAP; v. 15 n. 1 (2009)
2238-3840
1415-0344
reponame:Revista do CAAP (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista do CAAP (Online)
collection Revista do CAAP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista do CAAP (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.caap@gmail.com
_version_ 1799309760026116096