O licenciamento ambiental e o princípio da publicidade: um instrumento de efetividade na participação pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: John, Natacha Souza
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Odorissi, Fernanda Favarini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do CAAP (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47134
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o instituto do licenciamento ambiental e o princípio da publicidade nesse procedimento. Pretende-se destacar a importância da participação popular nas audiências públicas no licenciamento ambiental para a proteção do meio ambiente. Com isso almeja-se proporcionar uma reflexão acerca da importância do direito à informação ambiental como instrumento do processo participativo na gestão do meio ambiente, bem como estimular a conscientização e a participação da sociedade na defesa efetiva do patrimônio ambiental em consonância com os princípios do desenvolvimento sustentável. Palavras-chave: Licenciamento ambiental; Princípio da publicidade ; Direito à informação ; Audiência pública   Licensing and the principle of environmental advertising: An instrument in effective public participation Abstract: This study aims to analyze the institution of environmental licensing and advertising principle of this procedure. It is intended to highlight the importance of popular participation in public hearings on the environmental permit for the protection of the environment. With that aims to provide a reflection on the importance of the right to environmental information as an instrument of participatory process in the management of the environment and encourage public awareness and participation of society in effective defense of environmental heritage in line with the principles of sustainable. Keywords: Environmental licensing; principle of publicity; right to information, public hearing
id UFMG-29_d4b0142fb9e526b9bb4f49f99cbe7f71
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/47134
network_acronym_str UFMG-29
network_name_str Revista do CAAP (Online)
repository_id_str
spelling O licenciamento ambiental e o princípio da publicidade: um instrumento de efetividade na participação públicaResumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o instituto do licenciamento ambiental e o princípio da publicidade nesse procedimento. Pretende-se destacar a importância da participação popular nas audiências públicas no licenciamento ambiental para a proteção do meio ambiente. Com isso almeja-se proporcionar uma reflexão acerca da importância do direito à informação ambiental como instrumento do processo participativo na gestão do meio ambiente, bem como estimular a conscientização e a participação da sociedade na defesa efetiva do patrimônio ambiental em consonância com os princípios do desenvolvimento sustentável. Palavras-chave: Licenciamento ambiental; Princípio da publicidade ; Direito à informação ; Audiência pública   Licensing and the principle of environmental advertising: An instrument in effective public participation Abstract: This study aims to analyze the institution of environmental licensing and advertising principle of this procedure. It is intended to highlight the importance of popular participation in public hearings on the environmental permit for the protection of the environment. With that aims to provide a reflection on the importance of the right to environmental information as an instrument of participatory process in the management of the environment and encourage public awareness and participation of society in effective defense of environmental heritage in line with the principles of sustainable. Keywords: Environmental licensing; principle of publicity; right to information, public hearingCentro Acadêmico Afonso Pena2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47134CAAP Journal; Vol. 18 No. 1 (2012)Revista do CAAP; v. 18 n. 1 (2012)2238-38401415-0344reponame:Revista do CAAP (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47134/38301Copyright (c) 2020 Revista do Centro Acadêmico Afonso Penainfo:eu-repo/semantics/openAccessJohn, Natacha SouzaOdorissi, Fernanda Favarini2023-11-28T22:01:04Zoai:periodicos.ufmg.br:article/47134Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/oairevista.caap@gmail.com2238-38401415-0344opendoar:2023-11-28T22:01:04Revista do CAAP (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O licenciamento ambiental e o princípio da publicidade: um instrumento de efetividade na participação pública
title O licenciamento ambiental e o princípio da publicidade: um instrumento de efetividade na participação pública
spellingShingle O licenciamento ambiental e o princípio da publicidade: um instrumento de efetividade na participação pública
John, Natacha Souza
title_short O licenciamento ambiental e o princípio da publicidade: um instrumento de efetividade na participação pública
title_full O licenciamento ambiental e o princípio da publicidade: um instrumento de efetividade na participação pública
title_fullStr O licenciamento ambiental e o princípio da publicidade: um instrumento de efetividade na participação pública
title_full_unstemmed O licenciamento ambiental e o princípio da publicidade: um instrumento de efetividade na participação pública
title_sort O licenciamento ambiental e o princípio da publicidade: um instrumento de efetividade na participação pública
author John, Natacha Souza
author_facet John, Natacha Souza
Odorissi, Fernanda Favarini
author_role author
author2 Odorissi, Fernanda Favarini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv John, Natacha Souza
Odorissi, Fernanda Favarini
description Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o instituto do licenciamento ambiental e o princípio da publicidade nesse procedimento. Pretende-se destacar a importância da participação popular nas audiências públicas no licenciamento ambiental para a proteção do meio ambiente. Com isso almeja-se proporcionar uma reflexão acerca da importância do direito à informação ambiental como instrumento do processo participativo na gestão do meio ambiente, bem como estimular a conscientização e a participação da sociedade na defesa efetiva do patrimônio ambiental em consonância com os princípios do desenvolvimento sustentável. Palavras-chave: Licenciamento ambiental; Princípio da publicidade ; Direito à informação ; Audiência pública   Licensing and the principle of environmental advertising: An instrument in effective public participation Abstract: This study aims to analyze the institution of environmental licensing and advertising principle of this procedure. It is intended to highlight the importance of popular participation in public hearings on the environmental permit for the protection of the environment. With that aims to provide a reflection on the importance of the right to environmental information as an instrument of participatory process in the management of the environment and encourage public awareness and participation of society in effective defense of environmental heritage in line with the principles of sustainable. Keywords: Environmental licensing; principle of publicity; right to information, public hearing
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47134
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47134/38301
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista do Centro Acadêmico Afonso Pena
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista do Centro Acadêmico Afonso Pena
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Acadêmico Afonso Pena
publisher.none.fl_str_mv Centro Acadêmico Afonso Pena
dc.source.none.fl_str_mv CAAP Journal; Vol. 18 No. 1 (2012)
Revista do CAAP; v. 18 n. 1 (2012)
2238-3840
1415-0344
reponame:Revista do CAAP (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista do CAAP (Online)
collection Revista do CAAP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista do CAAP (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.caap@gmail.com
_version_ 1799309759622414336