Paradigmas e interesses do conhecimento na Ciência da Informação: um estudo sobre as dissertações de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (2011 a 2013)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgueiro Lopes, Hyllane Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fell, André Felipe de Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22469
Resumo: Na trajetória histórica da ciência, inúmeras foram as perspectivas utilizadas no esforço de compreensão dos fenômenos da natureza intrínsecos ao processo de construção do conhecimento científico. Admitindo a multiplicidade de seus objetos investigados, o conhecimento científico se ramificou em ciências particulares do saber relacionadas em duas categorias: ciências formais e ciências empíricas, estando nesta última, as Ciências Sociais Aplicadas na qual a Ciência da Informação (CI) encontra-se inserida. A presente pesquisa buscou, a partir do estudo da produção acadêmica do campo da Ciência da Informação, compreender a natureza paradigmática das pesquisas, bem como os tipos de interesse do conhecimento humano. Como corpus de estudo, optou-se por analisar as dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), compreendendo o período de 2011 a 2013.Elencadas as 26 dissertações defendidas entre o período de 2011 a 2013, constatou-se a predominância do paradigma positivista e o conhecimento orientado e construído, em sua maior parte, por um viés de interesse técnico.
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Salgueiro Lopes, Hyllane Maria
Pós-graduação em Ciência da Informação. Ciência da Informação. Dissertações de mestrado PPGCI/UFPE
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