Aspectos da adoção de mídias sociais em micro e pequenas empresas de base tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emygdio, Jeanne Louize
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mattedi, Adriana Prest
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22589
Resumo: Os contextos interorganizacionais na sociedade pós-moderna refletem sua complexidade quanto à compreensão, análise e adoção adequada das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para as práticas de imersão no ciberespaço. Tais práticas proporcionam às empresas mais preparadas, o acesso a informações de valor estratégico e oportunidades de desenvolvimento do capital relacional, a partir dos quais poderão alcançar maior capacidade competitiva e melhor desempenho no âmbito colaborativo e social. O objetivo deste artigo é apresentar a percepção empresarial sobre as oportunidades de exploração do ciberespaço a partir da adoção de mídias sociais nos trâmites interorganizacionais. Ao final da pesquisa constatou-se que a importância da imersão não é tão significativa entre as empresas pesquisadas e, salvo algumas exceções, as competências necessárias ao melhor aproveitamento operacional e estratégico dos recursos ainda não foram desenvolvidas, o que inviabiliza o alcance das potencialidades esperadas com a imersão. O maior valor atribuído às mídias sociais ainda repousa sobre as atividades de marketing e divulgação, excetuando-se nas empresas de TICs onde são utilizadas de maneira expressiva na área produtiva irradiando-se progressivamente para outras áreas.
id UFMG-2_0eb62ffb6b3c2f09d00daca3fd720a51
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22589
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Aspectos da adoção de mídias sociais em micro e pequenas empresas de base tecnológicaTecnologia da Informação e ComunicaçãoTICsMídias SociaisMicro e Pequenas Empresas e Base TecnológicaFerramentas sociais de colaboraçãoOs contextos interorganizacionais na sociedade pós-moderna refletem sua complexidade quanto à compreensão, análise e adoção adequada das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para as práticas de imersão no ciberespaço. Tais práticas proporcionam às empresas mais preparadas, o acesso a informações de valor estratégico e oportunidades de desenvolvimento do capital relacional, a partir dos quais poderão alcançar maior capacidade competitiva e melhor desempenho no âmbito colaborativo e social. O objetivo deste artigo é apresentar a percepção empresarial sobre as oportunidades de exploração do ciberespaço a partir da adoção de mídias sociais nos trâmites interorganizacionais. Ao final da pesquisa constatou-se que a importância da imersão não é tão significativa entre as empresas pesquisadas e, salvo algumas exceções, as competências necessárias ao melhor aproveitamento operacional e estratégico dos recursos ainda não foram desenvolvidas, o que inviabiliza o alcance das potencialidades esperadas com a imersão. O maior valor atribuído às mídias sociais ainda repousa sobre as atividades de marketing e divulgação, excetuando-se nas empresas de TICs onde são utilizadas de maneira expressiva na área produtiva irradiando-se progressivamente para outras áreas.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de caso múltiplo de natureza qualitativa e caráter descritivo, cuja abordagem compreendeu a pesquisa a campo para aplicação de questionário predominantemente estruturado.application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22589Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 No. 4 (2018); 4-38Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 Núm. 4 (2018); 4-38Perspectivas em Ciência da Informação; v. 23 n. 4 (2018); 4-381981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22589/18173Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEmygdio, Jeanne LouizeMattedi, Adriana Prest2020-06-26T12:08:54Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22589Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T12:08:54Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos da adoção de mídias sociais em micro e pequenas empresas de base tecnológica
title Aspectos da adoção de mídias sociais em micro e pequenas empresas de base tecnológica
spellingShingle Aspectos da adoção de mídias sociais em micro e pequenas empresas de base tecnológica
Emygdio, Jeanne Louize
Tecnologia da Informação e Comunicação
TICs
Mídias Sociais
Micro e Pequenas Empresas e Base Tecnológica
Ferramentas sociais de colaboração
title_short Aspectos da adoção de mídias sociais em micro e pequenas empresas de base tecnológica
title_full Aspectos da adoção de mídias sociais em micro e pequenas empresas de base tecnológica
title_fullStr Aspectos da adoção de mídias sociais em micro e pequenas empresas de base tecnológica
title_full_unstemmed Aspectos da adoção de mídias sociais em micro e pequenas empresas de base tecnológica
title_sort Aspectos da adoção de mídias sociais em micro e pequenas empresas de base tecnológica
author Emygdio, Jeanne Louize
author_facet Emygdio, Jeanne Louize
Mattedi, Adriana Prest
author_role author
author2 Mattedi, Adriana Prest
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Emygdio, Jeanne Louize
Mattedi, Adriana Prest
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da Informação e Comunicação
TICs
Mídias Sociais
Micro e Pequenas Empresas e Base Tecnológica
Ferramentas sociais de colaboração
topic Tecnologia da Informação e Comunicação
TICs
Mídias Sociais
Micro e Pequenas Empresas e Base Tecnológica
Ferramentas sociais de colaboração
description Os contextos interorganizacionais na sociedade pós-moderna refletem sua complexidade quanto à compreensão, análise e adoção adequada das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para as práticas de imersão no ciberespaço. Tais práticas proporcionam às empresas mais preparadas, o acesso a informações de valor estratégico e oportunidades de desenvolvimento do capital relacional, a partir dos quais poderão alcançar maior capacidade competitiva e melhor desempenho no âmbito colaborativo e social. O objetivo deste artigo é apresentar a percepção empresarial sobre as oportunidades de exploração do ciberespaço a partir da adoção de mídias sociais nos trâmites interorganizacionais. Ao final da pesquisa constatou-se que a importância da imersão não é tão significativa entre as empresas pesquisadas e, salvo algumas exceções, as competências necessárias ao melhor aproveitamento operacional e estratégico dos recursos ainda não foram desenvolvidas, o que inviabiliza o alcance das potencialidades esperadas com a imersão. O maior valor atribuído às mídias sociais ainda repousa sobre as atividades de marketing e divulgação, excetuando-se nas empresas de TICs onde são utilizadas de maneira expressiva na área produtiva irradiando-se progressivamente para outras áreas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo de caso múltiplo de natureza qualitativa e caráter descritivo, cuja abordagem compreendeu a pesquisa a campo para aplicação de questionário predominantemente estruturado.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22589
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22589/18173
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 No. 4 (2018); 4-38
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 Núm. 4 (2018); 4-38
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 23 n. 4 (2018); 4-38
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711080271839232