Uma discussão de oposições binárias nos Functional Requirements for Subject Authority Data (FRSAD)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milani, Suellen Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22502
Resumo: Como são poucos os estudos brasileiros que assumem declaradamente seus posicionamentos sobre as biases, este artigo propõe-se a apresentar uma discussão crítica sobre as biases na representação de assunto a partir dos Functional Requirements for Subject Authority Data: A Conceptual Model (FRSAD). Para esse exercício, adotamos uma postura epistêmica pós-estruturalista, pois não estamos em busca de verdades universais, mas de uma outra maneira de entender a representação de assunto e os substitutos documentais construídos pelos bibliotecários. Elegemos o método Desconstrução (OLSON, 1996, 2002) para descentralizar a oposição binária neutralidade versus interesses especiais, isto é, de um lado temos a crença do bibliotecário em evitar a interferência de seus valores morais na busca de uma suposta imparcialidade; e do outro, a necessidade deste mesmo profissional realizar julgamentos de valor visando melhor representar comunidades usuárias específicas. Os binários foram descentralizados a partir dos FRSAD ressaltando-se as relações de poder percebidas, assim como as premissas e as presunções subjacentes a elas.
id UFMG-2_138d640d9959656344db81b06a1dc681
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22502
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Uma discussão de oposições binárias nos Functional Requirements for Subject Authority Data (FRSAD)Desconstrução. Oposição binária. Neutralidade na representação de assunto. Interesses especiais na representação de assunto. Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade de Assunto (FRSAD).Como são poucos os estudos brasileiros que assumem declaradamente seus posicionamentos sobre as biases, este artigo propõe-se a apresentar uma discussão crítica sobre as biases na representação de assunto a partir dos Functional Requirements for Subject Authority Data: A Conceptual Model (FRSAD). Para esse exercício, adotamos uma postura epistêmica pós-estruturalista, pois não estamos em busca de verdades universais, mas de uma outra maneira de entender a representação de assunto e os substitutos documentais construídos pelos bibliotecários. Elegemos o método Desconstrução (OLSON, 1996, 2002) para descentralizar a oposição binária neutralidade versus interesses especiais, isto é, de um lado temos a crença do bibliotecário em evitar a interferência de seus valores morais na busca de uma suposta imparcialidade; e do outro, a necessidade deste mesmo profissional realizar julgamentos de valor visando melhor representar comunidades usuárias específicas. Os binários foram descentralizados a partir dos FRSAD ressaltando-se as relações de poder percebidas, assim como as premissas e as presunções subjacentes a elas.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2017-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDesconstrução. Oposição binária.application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22502Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 No. 2 (2017); 29-53Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 Núm. 2 (2017); 29-53Perspectivas em Ciência da Informação; v. 22 n. 2 (2017); 29-531981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22502/18095Copyright (c) 2017 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMilani, Suellen Oliveira2020-06-25T19:11:18Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22502Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-25T19:11:18Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma discussão de oposições binárias nos Functional Requirements for Subject Authority Data (FRSAD)
title Uma discussão de oposições binárias nos Functional Requirements for Subject Authority Data (FRSAD)
spellingShingle Uma discussão de oposições binárias nos Functional Requirements for Subject Authority Data (FRSAD)
Milani, Suellen Oliveira
Desconstrução. Oposição binária. Neutralidade na representação de assunto. Interesses especiais na representação de assunto. Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade de Assunto (FRSAD).
title_short Uma discussão de oposições binárias nos Functional Requirements for Subject Authority Data (FRSAD)
title_full Uma discussão de oposições binárias nos Functional Requirements for Subject Authority Data (FRSAD)
title_fullStr Uma discussão de oposições binárias nos Functional Requirements for Subject Authority Data (FRSAD)
title_full_unstemmed Uma discussão de oposições binárias nos Functional Requirements for Subject Authority Data (FRSAD)
title_sort Uma discussão de oposições binárias nos Functional Requirements for Subject Authority Data (FRSAD)
author Milani, Suellen Oliveira
author_facet Milani, Suellen Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milani, Suellen Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Desconstrução. Oposição binária. Neutralidade na representação de assunto. Interesses especiais na representação de assunto. Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade de Assunto (FRSAD).
topic Desconstrução. Oposição binária. Neutralidade na representação de assunto. Interesses especiais na representação de assunto. Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade de Assunto (FRSAD).
description Como são poucos os estudos brasileiros que assumem declaradamente seus posicionamentos sobre as biases, este artigo propõe-se a apresentar uma discussão crítica sobre as biases na representação de assunto a partir dos Functional Requirements for Subject Authority Data: A Conceptual Model (FRSAD). Para esse exercício, adotamos uma postura epistêmica pós-estruturalista, pois não estamos em busca de verdades universais, mas de uma outra maneira de entender a representação de assunto e os substitutos documentais construídos pelos bibliotecários. Elegemos o método Desconstrução (OLSON, 1996, 2002) para descentralizar a oposição binária neutralidade versus interesses especiais, isto é, de um lado temos a crença do bibliotecário em evitar a interferência de seus valores morais na busca de uma suposta imparcialidade; e do outro, a necessidade deste mesmo profissional realizar julgamentos de valor visando melhor representar comunidades usuárias específicas. Os binários foram descentralizados a partir dos FRSAD ressaltando-se as relações de poder percebidas, assim como as premissas e as presunções subjacentes a elas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Desconstrução. Oposição binária.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22502
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22502/18095
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 No. 2 (2017); 29-53
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 Núm. 2 (2017); 29-53
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 22 n. 2 (2017); 29-53
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711079878623232