Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Moreno
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22992
Resumo: Métricas alternativas ou “altmetrics” podem ser definidas como o estudo e uso de medidas de impacto acadêmico com base na atividade de ferramentas e ambientes online. Altmetrics visam medir as diferentes formas e padrões de significado e uso dos produtos científicos, olhando não apenas para a publicação em veículos tradicionais, mas também o processo mais amplo de disseminação em ambientes emergentes. O presente trabalho apresenta as altmetrics e advoga sua aplicação para avaliar o impacto acadêmico. Seu objetivo é atualizar o conceito de influência científica em um século caracterizado pela rápida disseminação de informações e adoção de mídias sociais em escala global.
id UFMG-2_159139f9ef7f371cc386eeb44ebbc0d6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22992
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociaisalmetricswebometriabibliometriafator de impactoredes sociaisMétricas alternativas ou “altmetrics” podem ser definidas como o estudo e uso de medidas de impacto acadêmico com base na atividade de ferramentas e ambientes online. Altmetrics visam medir as diferentes formas e padrões de significado e uso dos produtos científicos, olhando não apenas para a publicação em veículos tradicionais, mas também o processo mais amplo de disseminação em ambientes emergentes. O presente trabalho apresenta as altmetrics e advoga sua aplicação para avaliar o impacto acadêmico. Seu objetivo é atualizar o conceito de influência científica em um século caracterizado pela rápida disseminação de informações e adoção de mídias sociais em escala global.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22992Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 No. 2 (2015); 19-37Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 Núm. 2 (2015); 19-37Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20 n. 2 (2015); 19-371981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22992/18576Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Moreno2020-06-26T18:41:56Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22992Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T18:41:56Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais
title Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais
spellingShingle Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais
Barros, Moreno
almetrics
webometria
bibliometria
fator de impacto
redes sociais
title_short Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais
title_full Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais
title_fullStr Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais
title_full_unstemmed Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais
title_sort Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais
author Barros, Moreno
author_facet Barros, Moreno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Moreno
dc.subject.por.fl_str_mv almetrics
webometria
bibliometria
fator de impacto
redes sociais
topic almetrics
webometria
bibliometria
fator de impacto
redes sociais
description Métricas alternativas ou “altmetrics” podem ser definidas como o estudo e uso de medidas de impacto acadêmico com base na atividade de ferramentas e ambientes online. Altmetrics visam medir as diferentes formas e padrões de significado e uso dos produtos científicos, olhando não apenas para a publicação em veículos tradicionais, mas também o processo mais amplo de disseminação em ambientes emergentes. O presente trabalho apresenta as altmetrics e advoga sua aplicação para avaliar o impacto acadêmico. Seu objetivo é atualizar o conceito de influência científica em um século caracterizado pela rápida disseminação de informações e adoção de mídias sociais em escala global.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22992
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22992/18576
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 No. 2 (2015); 19-37
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 Núm. 2 (2015); 19-37
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20 n. 2 (2015); 19-37
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711082242113536