Analisando a colaboração e produção científica da área ensino e pesquisa em Administração e Contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: César Melo Ribeiro, Henrique
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24124
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a colaboração e produção científica da área ensino e pesquisa em administração e contabilidade nos períodos de 2007, 2009, 2011, 2013 e 2015. A metodologia utilizada contou com as técnicas de análise bibliométrica e de rede social 1-mode e 2-mode. Constatou-se alta centralidade nas redes de coautoria e das instituições, realçando os atores Gilberto José Miranda e a USP. As redes two-mode corroboraram com as redes 1-mode, enfatizando a importância e relevância das instituições e dos temas abordados nesta pesquisa. As redes 2-mode contribuíram para manifestar a envergadura das instituições, e a tendência dos temas divulgados na academia, impactando diretamente para melhor entender e compreender como as redes de colaboração e a produção científica da área Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade são difundidas e socializadas na academia.
id UFMG-2_229881610a720be9ca0c1deaba6f9b17
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/24124
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Analisando a colaboração e produção científica da área ensino e pesquisa em Administração e ContabilidadeProdução científica; Ensino e pesquisa em administração e contabilidade; Bibliometria; Rede one-mode; Rede two-mode.O objetivo deste estudo foi analisar a colaboração e produção científica da área ensino e pesquisa em administração e contabilidade nos períodos de 2007, 2009, 2011, 2013 e 2015. A metodologia utilizada contou com as técnicas de análise bibliométrica e de rede social 1-mode e 2-mode. Constatou-se alta centralidade nas redes de coautoria e das instituições, realçando os atores Gilberto José Miranda e a USP. As redes two-mode corroboraram com as redes 1-mode, enfatizando a importância e relevância das instituições e dos temas abordados nesta pesquisa. As redes 2-mode contribuíram para manifestar a envergadura das instituições, e a tendência dos temas divulgados na academia, impactando diretamente para melhor entender e compreender como as redes de colaboração e a produção científica da área Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade são difundidas e socializadas na academia.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2020-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24124Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 No. 2 (2020); 194-222Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 Núm. 2 (2020); 194-222Perspectivas em Ciência da Informação; v. 25 n. 2 (2020); 194-2221981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24124/19428Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCésar Melo Ribeiro, Henrique2020-07-15T00:31:19Zoai:periodicos.ufmg.br:article/24124Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-07-15T00:31:19Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Analisando a colaboração e produção científica da área ensino e pesquisa em Administração e Contabilidade
title Analisando a colaboração e produção científica da área ensino e pesquisa em Administração e Contabilidade
spellingShingle Analisando a colaboração e produção científica da área ensino e pesquisa em Administração e Contabilidade
César Melo Ribeiro, Henrique
Produção científica; Ensino e pesquisa em administração e contabilidade; Bibliometria; Rede one-mode; Rede two-mode.
title_short Analisando a colaboração e produção científica da área ensino e pesquisa em Administração e Contabilidade
title_full Analisando a colaboração e produção científica da área ensino e pesquisa em Administração e Contabilidade
title_fullStr Analisando a colaboração e produção científica da área ensino e pesquisa em Administração e Contabilidade
title_full_unstemmed Analisando a colaboração e produção científica da área ensino e pesquisa em Administração e Contabilidade
title_sort Analisando a colaboração e produção científica da área ensino e pesquisa em Administração e Contabilidade
author César Melo Ribeiro, Henrique
author_facet César Melo Ribeiro, Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv César Melo Ribeiro, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Produção científica; Ensino e pesquisa em administração e contabilidade; Bibliometria; Rede one-mode; Rede two-mode.
topic Produção científica; Ensino e pesquisa em administração e contabilidade; Bibliometria; Rede one-mode; Rede two-mode.
description O objetivo deste estudo foi analisar a colaboração e produção científica da área ensino e pesquisa em administração e contabilidade nos períodos de 2007, 2009, 2011, 2013 e 2015. A metodologia utilizada contou com as técnicas de análise bibliométrica e de rede social 1-mode e 2-mode. Constatou-se alta centralidade nas redes de coautoria e das instituições, realçando os atores Gilberto José Miranda e a USP. As redes two-mode corroboraram com as redes 1-mode, enfatizando a importância e relevância das instituições e dos temas abordados nesta pesquisa. As redes 2-mode contribuíram para manifestar a envergadura das instituições, e a tendência dos temas divulgados na academia, impactando diretamente para melhor entender e compreender como as redes de colaboração e a produção científica da área Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade são difundidas e socializadas na academia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24124
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24124/19428
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 No. 2 (2020); 194-222
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 Núm. 2 (2020); 194-222
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 25 n. 2 (2020); 194-222
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711086028521472