Arquitetura multimodal da Geoinformação no Processo de Comunicação Cartográfica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22561 |
Resumo: | A busca pela relevância é uma característica básica da cognição humana. Considerando que o intervalo entre a construção e o uso dos mapas é um processo comunicacional, profissionais das geociências podem explorar a condição da busca pela relevância para aperfeiçoar o atendimento das necessidades de diversos usuários de mapas. Este artigo fundamenta-se em debater em que medida a Teoria da Relevância e a abordagem da Multimodalidade podem contribuir para a ampliação do uso dos mapas, partindo do princípio do menor esforço e do discurso multimodal no processo comunicacional. O objetivo foi ampliar as formas de representação dos fenômenos geográficos modelados para o ambiente computacional para que os mapas atendam necessidades relevantes e, portanto, sejam mais úteis. Para alcançar este objetivo, o artigo apresenta um experimento utilizando elementos da geoinformação, da Teoria da Relevância e da Multimodalidade. Nas considerações finais, apresenta possibilidades de estudos futuros. |
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Arquitetura multimodal da Geoinformação no Processo de Comunicação CartográficaArquitetura da InformaçãoMultimodalidadeGeoinformaçãoA busca pela relevância é uma característica básica da cognição humana. Considerando que o intervalo entre a construção e o uso dos mapas é um processo comunicacional, profissionais das geociências podem explorar a condição da busca pela relevância para aperfeiçoar o atendimento das necessidades de diversos usuários de mapas. Este artigo fundamenta-se em debater em que medida a Teoria da Relevância e a abordagem da Multimodalidade podem contribuir para a ampliação do uso dos mapas, partindo do princípio do menor esforço e do discurso multimodal no processo comunicacional. O objetivo foi ampliar as formas de representação dos fenômenos geográficos modelados para o ambiente computacional para que os mapas atendam necessidades relevantes e, portanto, sejam mais úteis. Para alcançar este objetivo, o artigo apresenta um experimento utilizando elementos da geoinformação, da Teoria da Relevância e da Multimodalidade. Nas considerações finais, apresenta possibilidades de estudos futuros.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa exploratóriaapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22561Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 No. 2 (2018); 104-116Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 Núm. 2 (2018); 104-116Perspectivas em Ciência da Informação; v. 23 n. 2 (2018); 104-1161981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22561/18154Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Carita da SilvaDuque, Cláudio Gottschalg2020-06-25T19:53:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22561Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-25T19:53:36Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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A busca pela relevância é uma característica básica da cognição humana. Considerando que o intervalo entre a construção e o uso dos mapas é um processo comunicacional, profissionais das geociências podem explorar a condição da busca pela relevância para aperfeiçoar o atendimento das necessidades de diversos usuários de mapas. Este artigo fundamenta-se em debater em que medida a Teoria da Relevância e a abordagem da Multimodalidade podem contribuir para a ampliação do uso dos mapas, partindo do princípio do menor esforço e do discurso multimodal no processo comunicacional. O objetivo foi ampliar as formas de representação dos fenômenos geográficos modelados para o ambiente computacional para que os mapas atendam necessidades relevantes e, portanto, sejam mais úteis. Para alcançar este objetivo, o artigo apresenta um experimento utilizando elementos da geoinformação, da Teoria da Relevância e da Multimodalidade. Nas considerações finais, apresenta possibilidades de estudos futuros. |
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