Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22962 |
Resumo: | A importância da gestão do conhecimento para qualquer ambiente organizacional como uma estratégia de enfrentamento à instabilidade atual é amplamente reconhecida, apesar disso, pouco se sabe sobre a criação do conhecimento organizacional. Diversos são os contextos em que a gestão do conhecimento pode ser aplicada proporcionando a geração de novos conhecimentos, sendo um deles a educação ambiental, diante da crescente degradação ambiental. O objetivo dessa pesquisa é analisar e descrever o processo de criação do conhecimento em programas de educação ambiental. A pesquisa pode ser definida como estudo de casos, pois foi realizado um estudo aprofundado das características de programas de educação ambiental das duas maiores universidades brasileiras. A pesquisa tem natureza qualitativa e caráter descritivo. Ao final da pesquisa pôde-se sugerir algumas práticas de gestão e criação de novos conhecimentos aos programas de educação ambiental. No que diz respeito a teoria da criação de conhecimento de Nonaka, observou-se que alguns dos requisitos da teoria dependem da legitimidade dos agentes de criação de conhecimento e do alinhamento dos objetivos e das partes interessadas para ser totalmente eficaz. |
id |
UFMG-2_49b2b6e9de03c638de480ebdd00417fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/22962 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileirasGestão do conhecimento. Criação do conhecimento. Conhecimento. Informação. Educação ambiental. Programas de educação ambiental. Universidades.A importância da gestão do conhecimento para qualquer ambiente organizacional como uma estratégia de enfrentamento à instabilidade atual é amplamente reconhecida, apesar disso, pouco se sabe sobre a criação do conhecimento organizacional. Diversos são os contextos em que a gestão do conhecimento pode ser aplicada proporcionando a geração de novos conhecimentos, sendo um deles a educação ambiental, diante da crescente degradação ambiental. O objetivo dessa pesquisa é analisar e descrever o processo de criação do conhecimento em programas de educação ambiental. A pesquisa pode ser definida como estudo de casos, pois foi realizado um estudo aprofundado das características de programas de educação ambiental das duas maiores universidades brasileiras. A pesquisa tem natureza qualitativa e caráter descritivo. Ao final da pesquisa pôde-se sugerir algumas práticas de gestão e criação de novos conhecimentos aos programas de educação ambiental. No que diz respeito a teoria da criação de conhecimento de Nonaka, observou-se que alguns dos requisitos da teoria dependem da legitimidade dos agentes de criação de conhecimento e do alinhamento dos objetivos e das partes interessadas para ser totalmente eficaz.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2014-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22962Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 19 No. 4 (2014); 136-159Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 19 Núm. 4 (2014); 136-159Perspectivas em Ciência da Informação; v. 19 n. 4 (2014); 136-1591981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22962/18546Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEscrivão, GiovanaNagano, Marcelo2020-06-26T18:02:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22962Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T18:02:31Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras |
title |
Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras |
spellingShingle |
Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras Escrivão, Giovana Gestão do conhecimento. Criação do conhecimento. Conhecimento. Informação. Educação ambiental. Programas de educação ambiental. Universidades. |
title_short |
Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras |
title_full |
Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras |
title_fullStr |
Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras |
title_full_unstemmed |
Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras |
title_sort |
Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras |
author |
Escrivão, Giovana |
author_facet |
Escrivão, Giovana Nagano, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Nagano, Marcelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Escrivão, Giovana Nagano, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento. Criação do conhecimento. Conhecimento. Informação. Educação ambiental. Programas de educação ambiental. Universidades. |
topic |
Gestão do conhecimento. Criação do conhecimento. Conhecimento. Informação. Educação ambiental. Programas de educação ambiental. Universidades. |
description |
A importância da gestão do conhecimento para qualquer ambiente organizacional como uma estratégia de enfrentamento à instabilidade atual é amplamente reconhecida, apesar disso, pouco se sabe sobre a criação do conhecimento organizacional. Diversos são os contextos em que a gestão do conhecimento pode ser aplicada proporcionando a geração de novos conhecimentos, sendo um deles a educação ambiental, diante da crescente degradação ambiental. O objetivo dessa pesquisa é analisar e descrever o processo de criação do conhecimento em programas de educação ambiental. A pesquisa pode ser definida como estudo de casos, pois foi realizado um estudo aprofundado das características de programas de educação ambiental das duas maiores universidades brasileiras. A pesquisa tem natureza qualitativa e caráter descritivo. Ao final da pesquisa pôde-se sugerir algumas práticas de gestão e criação de novos conhecimentos aos programas de educação ambiental. No que diz respeito a teoria da criação de conhecimento de Nonaka, observou-se que alguns dos requisitos da teoria dependem da legitimidade dos agentes de criação de conhecimento e do alinhamento dos objetivos e das partes interessadas para ser totalmente eficaz. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22962 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22962/18546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 19 No. 4 (2014); 136-159 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 19 Núm. 4 (2014); 136-159 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 19 n. 4 (2014); 136-159 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711081886646272 |