Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Thayná
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Spudeit, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22573
Resumo: Esta pesquisa aborda a criatividade e as práticas inovadoras no contexto das bibliotecas escolares do município de Florianópolis. Dessa forma, conceitua criatividade, inovação, empreendedorismo e seus tipos, tendo como foco o empreendedorismo cultural, por caracterizar os empreendimentos planejados em bibliotecas escolares. Desta forma, teve como objetivo principal analisar as práticas inovadoras nas bibliotecas escolares públicas e privadas do município de Florianópolis. Possui caráter exploratório descritivo, com abordagem qualitativo-quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online com os bibliotecários e responsáveis por bibliotecas escolares públicas registradas no site da Rede de Bibliotecas da Prefeitura do município de Florianópolis e escolas privadas afiliadas ao Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (SINEPE/SC). Além disso, foram apresentadas práticas inovadoras possíveis de executar nas bibliotecas escolares objetivando uma formação mais cidadã. Foi possível obter um panorama da situação atual do município em relação ao empreendedorismo cultural e práticas inovadoras realizadas pelas bibliotecas escolares. Conclui-se que alguns profissionais tem buscado modificar suas práticas de modo a atuar mais ativamente no ensino aprendizagem, entretanto, estas iniciativas ainda são tímidas e dependem de uma mudança proativa dos profissionais que em muitas situações deixam-se desmotivar pelas dificuldades não visualizando as possibilidades para empreender dentro das bibliotecas escolares. Almeja-se que este trabalho possa contribuir para despertar a mudança atitudinal necessária a estes profissionais, possibilitando assim, a transformação das bibliotecas.
id UFMG-2_4e0f0f7744e398094823f8e986543d67
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22573
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em focoCriatividade. Inovação. Empreendedorismo Cultural. Biblioteca Escolar.Esta pesquisa aborda a criatividade e as práticas inovadoras no contexto das bibliotecas escolares do município de Florianópolis. Dessa forma, conceitua criatividade, inovação, empreendedorismo e seus tipos, tendo como foco o empreendedorismo cultural, por caracterizar os empreendimentos planejados em bibliotecas escolares. Desta forma, teve como objetivo principal analisar as práticas inovadoras nas bibliotecas escolares públicas e privadas do município de Florianópolis. Possui caráter exploratório descritivo, com abordagem qualitativo-quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online com os bibliotecários e responsáveis por bibliotecas escolares públicas registradas no site da Rede de Bibliotecas da Prefeitura do município de Florianópolis e escolas privadas afiliadas ao Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (SINEPE/SC). Além disso, foram apresentadas práticas inovadoras possíveis de executar nas bibliotecas escolares objetivando uma formação mais cidadã. Foi possível obter um panorama da situação atual do município em relação ao empreendedorismo cultural e práticas inovadoras realizadas pelas bibliotecas escolares. Conclui-se que alguns profissionais tem buscado modificar suas práticas de modo a atuar mais ativamente no ensino aprendizagem, entretanto, estas iniciativas ainda são tímidas e dependem de uma mudança proativa dos profissionais que em muitas situações deixam-se desmotivar pelas dificuldades não visualizando as possibilidades para empreender dentro das bibliotecas escolares. Almeja-se que este trabalho possa contribuir para despertar a mudança atitudinal necessária a estes profissionais, possibilitando assim, a transformação das bibliotecas.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22573Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 No. 3 (2018); 104-123Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 Núm. 3 (2018); 104-123Perspectivas em Ciência da Informação; v. 23 n. 3 (2018); 104-1231981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22573/18166Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, ThaynáSpudeit, Daniela2020-06-25T20:04:22Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22573Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-25T20:04:22Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em foco
title Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em foco
spellingShingle Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em foco
Duarte, Thayná
Criatividade. Inovação. Empreendedorismo Cultural. Biblioteca Escolar.
title_short Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em foco
title_full Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em foco
title_fullStr Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em foco
title_full_unstemmed Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em foco
title_sort Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em foco
author Duarte, Thayná
author_facet Duarte, Thayná
Spudeit, Daniela
author_role author
author2 Spudeit, Daniela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Thayná
Spudeit, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade. Inovação. Empreendedorismo Cultural. Biblioteca Escolar.
topic Criatividade. Inovação. Empreendedorismo Cultural. Biblioteca Escolar.
description Esta pesquisa aborda a criatividade e as práticas inovadoras no contexto das bibliotecas escolares do município de Florianópolis. Dessa forma, conceitua criatividade, inovação, empreendedorismo e seus tipos, tendo como foco o empreendedorismo cultural, por caracterizar os empreendimentos planejados em bibliotecas escolares. Desta forma, teve como objetivo principal analisar as práticas inovadoras nas bibliotecas escolares públicas e privadas do município de Florianópolis. Possui caráter exploratório descritivo, com abordagem qualitativo-quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online com os bibliotecários e responsáveis por bibliotecas escolares públicas registradas no site da Rede de Bibliotecas da Prefeitura do município de Florianópolis e escolas privadas afiliadas ao Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (SINEPE/SC). Além disso, foram apresentadas práticas inovadoras possíveis de executar nas bibliotecas escolares objetivando uma formação mais cidadã. Foi possível obter um panorama da situação atual do município em relação ao empreendedorismo cultural e práticas inovadoras realizadas pelas bibliotecas escolares. Conclui-se que alguns profissionais tem buscado modificar suas práticas de modo a atuar mais ativamente no ensino aprendizagem, entretanto, estas iniciativas ainda são tímidas e dependem de uma mudança proativa dos profissionais que em muitas situações deixam-se desmotivar pelas dificuldades não visualizando as possibilidades para empreender dentro das bibliotecas escolares. Almeja-se que este trabalho possa contribuir para despertar a mudança atitudinal necessária a estes profissionais, possibilitando assim, a transformação das bibliotecas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22573
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22573/18166
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 No. 3 (2018); 104-123
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 Núm. 3 (2018); 104-123
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 23 n. 3 (2018); 104-123
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711080260304896