Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22573 |
Resumo: | Esta pesquisa aborda a criatividade e as práticas inovadoras no contexto das bibliotecas escolares do município de Florianópolis. Dessa forma, conceitua criatividade, inovação, empreendedorismo e seus tipos, tendo como foco o empreendedorismo cultural, por caracterizar os empreendimentos planejados em bibliotecas escolares. Desta forma, teve como objetivo principal analisar as práticas inovadoras nas bibliotecas escolares públicas e privadas do município de Florianópolis. Possui caráter exploratório descritivo, com abordagem qualitativo-quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online com os bibliotecários e responsáveis por bibliotecas escolares públicas registradas no site da Rede de Bibliotecas da Prefeitura do município de Florianópolis e escolas privadas afiliadas ao Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (SINEPE/SC). Além disso, foram apresentadas práticas inovadoras possíveis de executar nas bibliotecas escolares objetivando uma formação mais cidadã. Foi possível obter um panorama da situação atual do município em relação ao empreendedorismo cultural e práticas inovadoras realizadas pelas bibliotecas escolares. Conclui-se que alguns profissionais tem buscado modificar suas práticas de modo a atuar mais ativamente no ensino aprendizagem, entretanto, estas iniciativas ainda são tímidas e dependem de uma mudança proativa dos profissionais que em muitas situações deixam-se desmotivar pelas dificuldades não visualizando as possibilidades para empreender dentro das bibliotecas escolares. Almeja-se que este trabalho possa contribuir para despertar a mudança atitudinal necessária a estes profissionais, possibilitando assim, a transformação das bibliotecas. |
id |
UFMG-2_4e0f0f7744e398094823f8e986543d67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/22573 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em focoCriatividade. Inovação. Empreendedorismo Cultural. Biblioteca Escolar.Esta pesquisa aborda a criatividade e as práticas inovadoras no contexto das bibliotecas escolares do município de Florianópolis. Dessa forma, conceitua criatividade, inovação, empreendedorismo e seus tipos, tendo como foco o empreendedorismo cultural, por caracterizar os empreendimentos planejados em bibliotecas escolares. Desta forma, teve como objetivo principal analisar as práticas inovadoras nas bibliotecas escolares públicas e privadas do município de Florianópolis. Possui caráter exploratório descritivo, com abordagem qualitativo-quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online com os bibliotecários e responsáveis por bibliotecas escolares públicas registradas no site da Rede de Bibliotecas da Prefeitura do município de Florianópolis e escolas privadas afiliadas ao Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (SINEPE/SC). Além disso, foram apresentadas práticas inovadoras possíveis de executar nas bibliotecas escolares objetivando uma formação mais cidadã. Foi possível obter um panorama da situação atual do município em relação ao empreendedorismo cultural e práticas inovadoras realizadas pelas bibliotecas escolares. Conclui-se que alguns profissionais tem buscado modificar suas práticas de modo a atuar mais ativamente no ensino aprendizagem, entretanto, estas iniciativas ainda são tímidas e dependem de uma mudança proativa dos profissionais que em muitas situações deixam-se desmotivar pelas dificuldades não visualizando as possibilidades para empreender dentro das bibliotecas escolares. Almeja-se que este trabalho possa contribuir para despertar a mudança atitudinal necessária a estes profissionais, possibilitando assim, a transformação das bibliotecas.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22573Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 No. 3 (2018); 104-123Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 Núm. 3 (2018); 104-123Perspectivas em Ciência da Informação; v. 23 n. 3 (2018); 104-1231981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22573/18166Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, ThaynáSpudeit, Daniela2020-06-25T20:04:22Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22573Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-25T20:04:22Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em foco |
title |
Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em foco |
spellingShingle |
Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em foco Duarte, Thayná Criatividade. Inovação. Empreendedorismo Cultural. Biblioteca Escolar. |
title_short |
Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em foco |
title_full |
Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em foco |
title_fullStr |
Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em foco |
title_full_unstemmed |
Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em foco |
title_sort |
Práticas inovadoras em bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em foco |
author |
Duarte, Thayná |
author_facet |
Duarte, Thayná Spudeit, Daniela |
author_role |
author |
author2 |
Spudeit, Daniela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Thayná Spudeit, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade. Inovação. Empreendedorismo Cultural. Biblioteca Escolar. |
topic |
Criatividade. Inovação. Empreendedorismo Cultural. Biblioteca Escolar. |
description |
Esta pesquisa aborda a criatividade e as práticas inovadoras no contexto das bibliotecas escolares do município de Florianópolis. Dessa forma, conceitua criatividade, inovação, empreendedorismo e seus tipos, tendo como foco o empreendedorismo cultural, por caracterizar os empreendimentos planejados em bibliotecas escolares. Desta forma, teve como objetivo principal analisar as práticas inovadoras nas bibliotecas escolares públicas e privadas do município de Florianópolis. Possui caráter exploratório descritivo, com abordagem qualitativo-quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online com os bibliotecários e responsáveis por bibliotecas escolares públicas registradas no site da Rede de Bibliotecas da Prefeitura do município de Florianópolis e escolas privadas afiliadas ao Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (SINEPE/SC). Além disso, foram apresentadas práticas inovadoras possíveis de executar nas bibliotecas escolares objetivando uma formação mais cidadã. Foi possível obter um panorama da situação atual do município em relação ao empreendedorismo cultural e práticas inovadoras realizadas pelas bibliotecas escolares. Conclui-se que alguns profissionais tem buscado modificar suas práticas de modo a atuar mais ativamente no ensino aprendizagem, entretanto, estas iniciativas ainda são tímidas e dependem de uma mudança proativa dos profissionais que em muitas situações deixam-se desmotivar pelas dificuldades não visualizando as possibilidades para empreender dentro das bibliotecas escolares. Almeja-se que este trabalho possa contribuir para despertar a mudança atitudinal necessária a estes profissionais, possibilitando assim, a transformação das bibliotecas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22573 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22573/18166 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 No. 3 (2018); 104-123 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 23 Núm. 3 (2018); 104-123 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 23 n. 3 (2018); 104-123 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711080260304896 |