Avaliação de desempenho de serviços de tecnologia da informação: identificação do estado da arte por meio de um processo de pesquisa construtivista e análise bibliométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Théo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ensslin, Leonardo, Mussi, Clarissa Carneiro, Dutra, Ademar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23069
Resumo: Este estudo visa evidenciar o estado da arte do tema Avaliação de Desempenho de Serviços de Tecnologia da Informação (TI), utilizando o Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C) para seleção de um portfólio bibliográfico com reconhecimento científico e para este portfólio realizar uma análise bibliométrica. O processo possibilitou identificar 15 artigos relevantes e alinhados com o tema de pesquisa nas bases de dados internacionais, ISI e SCOPUS, publicados no período de 2003 e 2014. Além disso, evidenciou-se estatisticamente os artigos de mais prestígio científico, as palavras-chaves mais utilizadas, assim como os autores e os periódicos que mais publicaram sobre o tema de Avaliação de Desempenho de Serviços de TI. Os resultados obtidos nesta pesquisa podem contribuir para estudos voltados para o tema e para sua evolução.
id UFMG-2_5fdb64a2c951e43d6fa691988f3766ec
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/23069
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de desempenho de serviços de tecnologia da informação: identificação do estado da arte por meio de um processo de pesquisa construtivista e análise bibliométricaEste estudo visa evidenciar o estado da arte do tema Avaliação de Desempenho de Serviços de Tecnologia da Informação (TI), utilizando o Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C) para seleção de um portfólio bibliográfico com reconhecimento científico e para este portfólio realizar uma análise bibliométrica. O processo possibilitou identificar 15 artigos relevantes e alinhados com o tema de pesquisa nas bases de dados internacionais, ISI e SCOPUS, publicados no período de 2003 e 2014. Além disso, evidenciou-se estatisticamente os artigos de mais prestígio científico, as palavras-chaves mais utilizadas, assim como os autores e os periódicos que mais publicaram sobre o tema de Avaliação de Desempenho de Serviços de TI. Os resultados obtidos nesta pesquisa podem contribuir para estudos voltados para o tema e para sua evolução.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23069Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 2 (2016); 120-140Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 2 (2016); 120-140Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 2 (2016); 120-1401981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23069/18650Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuz, ThéoEnsslin, LeonardoMussi, Clarissa CarneiroDutra, Ademar2020-06-26T19:26:51Zoai:periodicos.ufmg.br:article/23069Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T19:26:51Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de desempenho de serviços de tecnologia da informação: identificação do estado da arte por meio de um processo de pesquisa construtivista e análise bibliométrica
title Avaliação de desempenho de serviços de tecnologia da informação: identificação do estado da arte por meio de um processo de pesquisa construtivista e análise bibliométrica
spellingShingle Avaliação de desempenho de serviços de tecnologia da informação: identificação do estado da arte por meio de um processo de pesquisa construtivista e análise bibliométrica
Luz, Théo
title_short Avaliação de desempenho de serviços de tecnologia da informação: identificação do estado da arte por meio de um processo de pesquisa construtivista e análise bibliométrica
title_full Avaliação de desempenho de serviços de tecnologia da informação: identificação do estado da arte por meio de um processo de pesquisa construtivista e análise bibliométrica
title_fullStr Avaliação de desempenho de serviços de tecnologia da informação: identificação do estado da arte por meio de um processo de pesquisa construtivista e análise bibliométrica
title_full_unstemmed Avaliação de desempenho de serviços de tecnologia da informação: identificação do estado da arte por meio de um processo de pesquisa construtivista e análise bibliométrica
title_sort Avaliação de desempenho de serviços de tecnologia da informação: identificação do estado da arte por meio de um processo de pesquisa construtivista e análise bibliométrica
author Luz, Théo
author_facet Luz, Théo
Ensslin, Leonardo
Mussi, Clarissa Carneiro
Dutra, Ademar
author_role author
author2 Ensslin, Leonardo
Mussi, Clarissa Carneiro
Dutra, Ademar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Théo
Ensslin, Leonardo
Mussi, Clarissa Carneiro
Dutra, Ademar
description Este estudo visa evidenciar o estado da arte do tema Avaliação de Desempenho de Serviços de Tecnologia da Informação (TI), utilizando o Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C) para seleção de um portfólio bibliográfico com reconhecimento científico e para este portfólio realizar uma análise bibliométrica. O processo possibilitou identificar 15 artigos relevantes e alinhados com o tema de pesquisa nas bases de dados internacionais, ISI e SCOPUS, publicados no período de 2003 e 2014. Além disso, evidenciou-se estatisticamente os artigos de mais prestígio científico, as palavras-chaves mais utilizadas, assim como os autores e os periódicos que mais publicaram sobre o tema de Avaliação de Desempenho de Serviços de TI. Os resultados obtidos nesta pesquisa podem contribuir para estudos voltados para o tema e para sua evolução.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23069
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23069/18650
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 2 (2016); 120-140
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 2 (2016); 120-140
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 2 (2016); 120-140
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711082357456896