Contexto de desenvolvimento da Organização da Informação, com enfoque para a Catalogação, na Escola de Ciência da Informação da UFMG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22866 |
Resumo: | A Catalogação envolve o estudo dos modelos aplicáveis a registros de bases de dados, assim como a etapa da representação descritiva da produção desses registros. Enquanto tema que vem ganhando cada vez mais espaço de discussão entre professores e profissionais no Brasil, o objetivo deste trabalho é identificar os aspectos contextuais da Organização da Informação e, especificamente, da Catalogação, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, por meio da observação da trajetória desta Escola na eleição de temas e no modo de abordá-los, buscando fomentar a compreensão de seu momento atual e a memória institucional e nacional. Após a explicitação da abordagem do tema da Catalogação adotada neste trabalho, tratamos: da criação da graduação em Biblioteconomia em 1950, e da constituição da Escola, do percurso curricular deste curso e da análise dos trabalhos de conclusão de curso, realizados até o início da década de 1970; da constituição da pós-graduação, em 1976, seguida de análise das teses e dissertações defendidas entre 1978 (ano da primeira defesa) e 2011; e dos resultados de pesquisa dos professores, indicando alguns destaques. Finalizamos constatando a identificação de dois períodos da Escola: de meados da década de 1950 até o início da década de 1970, marcado por base conceitual e histórica dos temas e pela coerência entre os mesmos; e a partir da década de 1970 aos dias atuais, período em que tiveram início ações assim chamadas de ampliação e de abertura, cujos conteúdos nem sempre se articularam àquilo que se entendia anteriormente como especificidade da área, mas também não se articularam entre si em uma nova configuração epistemológica. Concluímos que a ressignificação dos estudos de Organização da Informação, incluindo a Catalogação, simultaneamente a sua articulação com as demais sub-áreas da Ciência da Informação, deve favorecer a pesquisa e a formação profissional, assim como a contínua consolidação institucional de escolas e cursos. |
id |
UFMG-2_62ddead49a9500b1b1332e9cd09390ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/22866 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contexto de desenvolvimento da Organização da Informação, com enfoque para a Catalogação, na Escola de Ciência da Informação da UFMGCatalogaçãoOrganização da InformaçãoEscola de Ciência da Informação da UFMGA Catalogação envolve o estudo dos modelos aplicáveis a registros de bases de dados, assim como a etapa da representação descritiva da produção desses registros. Enquanto tema que vem ganhando cada vez mais espaço de discussão entre professores e profissionais no Brasil, o objetivo deste trabalho é identificar os aspectos contextuais da Organização da Informação e, especificamente, da Catalogação, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, por meio da observação da trajetória desta Escola na eleição de temas e no modo de abordá-los, buscando fomentar a compreensão de seu momento atual e a memória institucional e nacional. Após a explicitação da abordagem do tema da Catalogação adotada neste trabalho, tratamos: da criação da graduação em Biblioteconomia em 1950, e da constituição da Escola, do percurso curricular deste curso e da análise dos trabalhos de conclusão de curso, realizados até o início da década de 1970; da constituição da pós-graduação, em 1976, seguida de análise das teses e dissertações defendidas entre 1978 (ano da primeira defesa) e 2011; e dos resultados de pesquisa dos professores, indicando alguns destaques. Finalizamos constatando a identificação de dois períodos da Escola: de meados da década de 1950 até o início da década de 1970, marcado por base conceitual e histórica dos temas e pela coerência entre os mesmos; e a partir da década de 1970 aos dias atuais, período em que tiveram início ações assim chamadas de ampliação e de abertura, cujos conteúdos nem sempre se articularam àquilo que se entendia anteriormente como especificidade da área, mas também não se articularam entre si em uma nova configuração epistemológica. Concluímos que a ressignificação dos estudos de Organização da Informação, incluindo a Catalogação, simultaneamente a sua articulação com as demais sub-áreas da Ciência da Informação, deve favorecer a pesquisa e a formação profissional, assim como a contínua consolidação institucional de escolas e cursos.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2013-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22866Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 18 No. 2 (2013); 182-215Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 18 Núm. 2 (2013); 182-215Perspectivas em Ciência da Informação; v. 18 n. 2 (2013); 182-2151981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22866/18450Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOrtega, Cristina Dotta2020-06-26T16:39:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22866Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T16:39:32Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contexto de desenvolvimento da Organização da Informação, com enfoque para a Catalogação, na Escola de Ciência da Informação da UFMG |
title |
Contexto de desenvolvimento da Organização da Informação, com enfoque para a Catalogação, na Escola de Ciência da Informação da UFMG |
spellingShingle |
Contexto de desenvolvimento da Organização da Informação, com enfoque para a Catalogação, na Escola de Ciência da Informação da UFMG Ortega, Cristina Dotta Catalogação Organização da Informação Escola de Ciência da Informação da UFMG |
title_short |
Contexto de desenvolvimento da Organização da Informação, com enfoque para a Catalogação, na Escola de Ciência da Informação da UFMG |
title_full |
Contexto de desenvolvimento da Organização da Informação, com enfoque para a Catalogação, na Escola de Ciência da Informação da UFMG |
title_fullStr |
Contexto de desenvolvimento da Organização da Informação, com enfoque para a Catalogação, na Escola de Ciência da Informação da UFMG |
title_full_unstemmed |
Contexto de desenvolvimento da Organização da Informação, com enfoque para a Catalogação, na Escola de Ciência da Informação da UFMG |
title_sort |
Contexto de desenvolvimento da Organização da Informação, com enfoque para a Catalogação, na Escola de Ciência da Informação da UFMG |
author |
Ortega, Cristina Dotta |
author_facet |
Ortega, Cristina Dotta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortega, Cristina Dotta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Catalogação Organização da Informação Escola de Ciência da Informação da UFMG |
topic |
Catalogação Organização da Informação Escola de Ciência da Informação da UFMG |
description |
A Catalogação envolve o estudo dos modelos aplicáveis a registros de bases de dados, assim como a etapa da representação descritiva da produção desses registros. Enquanto tema que vem ganhando cada vez mais espaço de discussão entre professores e profissionais no Brasil, o objetivo deste trabalho é identificar os aspectos contextuais da Organização da Informação e, especificamente, da Catalogação, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, por meio da observação da trajetória desta Escola na eleição de temas e no modo de abordá-los, buscando fomentar a compreensão de seu momento atual e a memória institucional e nacional. Após a explicitação da abordagem do tema da Catalogação adotada neste trabalho, tratamos: da criação da graduação em Biblioteconomia em 1950, e da constituição da Escola, do percurso curricular deste curso e da análise dos trabalhos de conclusão de curso, realizados até o início da década de 1970; da constituição da pós-graduação, em 1976, seguida de análise das teses e dissertações defendidas entre 1978 (ano da primeira defesa) e 2011; e dos resultados de pesquisa dos professores, indicando alguns destaques. Finalizamos constatando a identificação de dois períodos da Escola: de meados da década de 1950 até o início da década de 1970, marcado por base conceitual e histórica dos temas e pela coerência entre os mesmos; e a partir da década de 1970 aos dias atuais, período em que tiveram início ações assim chamadas de ampliação e de abertura, cujos conteúdos nem sempre se articularam àquilo que se entendia anteriormente como especificidade da área, mas também não se articularam entre si em uma nova configuração epistemológica. Concluímos que a ressignificação dos estudos de Organização da Informação, incluindo a Catalogação, simultaneamente a sua articulação com as demais sub-áreas da Ciência da Informação, deve favorecer a pesquisa e a formação profissional, assim como a contínua consolidação institucional de escolas e cursos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22866 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22866/18450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 18 No. 2 (2013); 182-215 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 18 Núm. 2 (2013); 182-215 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 18 n. 2 (2013); 182-215 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1788989852729999360 |