Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Ricardo Bezerra
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Juliana de Jesus, Martins, Jessica Rauane Teixeira, Silva, Talita Ingrid Magalhães, Passos, Tamires Rezende, Esteves, Cristiano José da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22533
Resumo: Estudo de caso único, de abordagem quanti-qualitativa que buscou analisar a inclusão digital de adolescentes em uma escola pública do Oeste de Minas Gerais. Coletaram-se dados a partir de um questionário; um ambiente virtual de aprendizado e diários de campo. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva. Já os dados qualitativos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Constataram-se fragilidades na inclusão digital dos adolescentes estudados e diferenças comportamentais no uso do ambiente virtual de aprendizado. A linguagem foi coloquial, sintética e com erros. A interação foi incipiente, ocorrendo, eventualmente, o cyberbullying. O ambiente virtual foi subutilizado e constataram-se fragilidades no suporte da comunidade escolar para o acesso a tecnologia. Conclui-se que a inclusão digital dos adolescentes, visando o acesso à informação em saúde, no cenário estudado permanece como um desafio atual.
id UFMG-2_6cfff944db7fa509bde1c152ce546f3b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22533
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em focoInclusão digitalAcesso a informaçãoInformação em saúdeEstudo de caso único, de abordagem quanti-qualitativa que buscou analisar a inclusão digital de adolescentes em uma escola pública do Oeste de Minas Gerais. Coletaram-se dados a partir de um questionário; um ambiente virtual de aprendizado e diários de campo. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva. Já os dados qualitativos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Constataram-se fragilidades na inclusão digital dos adolescentes estudados e diferenças comportamentais no uso do ambiente virtual de aprendizado. A linguagem foi coloquial, sintética e com erros. A interação foi incipiente, ocorrendo, eventualmente, o cyberbullying. O ambiente virtual foi subutilizado e constataram-se fragilidades no suporte da comunidade escolar para o acesso a tecnologia. Conclui-se que a inclusão digital dos adolescentes, visando o acesso à informação em saúde, no cenário estudado permanece como um desafio atual.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22533Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 No. 4 (2017); 3-21Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 Núm. 4 (2017); 3-21Perspectivas em Ciência da Informação; v. 22 n. 4 (2017); 3-211981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22533/18126Copyright (c) 2017 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Ricardo BezerraSilva, Juliana de JesusMartins, Jessica Rauane TeixeiraSilva, Talita Ingrid MagalhãesPassos, Tamires RezendeEsteves, Cristiano José da Silva2020-06-25T19:34:37Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22533Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-25T19:34:37Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco
title Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco
spellingShingle Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco
Cavalcante, Ricardo Bezerra
Inclusão digital
Acesso a informação
Informação em saúde
title_short Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco
title_full Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco
title_fullStr Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco
title_full_unstemmed Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco
title_sort Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco
author Cavalcante, Ricardo Bezerra
author_facet Cavalcante, Ricardo Bezerra
Silva, Juliana de Jesus
Martins, Jessica Rauane Teixeira
Silva, Talita Ingrid Magalhães
Passos, Tamires Rezende
Esteves, Cristiano José da Silva
author_role author
author2 Silva, Juliana de Jesus
Martins, Jessica Rauane Teixeira
Silva, Talita Ingrid Magalhães
Passos, Tamires Rezende
Esteves, Cristiano José da Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Ricardo Bezerra
Silva, Juliana de Jesus
Martins, Jessica Rauane Teixeira
Silva, Talita Ingrid Magalhães
Passos, Tamires Rezende
Esteves, Cristiano José da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Acesso a informação
Informação em saúde
topic Inclusão digital
Acesso a informação
Informação em saúde
description Estudo de caso único, de abordagem quanti-qualitativa que buscou analisar a inclusão digital de adolescentes em uma escola pública do Oeste de Minas Gerais. Coletaram-se dados a partir de um questionário; um ambiente virtual de aprendizado e diários de campo. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva. Já os dados qualitativos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Constataram-se fragilidades na inclusão digital dos adolescentes estudados e diferenças comportamentais no uso do ambiente virtual de aprendizado. A linguagem foi coloquial, sintética e com erros. A interação foi incipiente, ocorrendo, eventualmente, o cyberbullying. O ambiente virtual foi subutilizado e constataram-se fragilidades no suporte da comunidade escolar para o acesso a tecnologia. Conclui-se que a inclusão digital dos adolescentes, visando o acesso à informação em saúde, no cenário estudado permanece como um desafio atual.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22533
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22533/18126
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 No. 4 (2017); 3-21
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 Núm. 4 (2017); 3-21
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 22 n. 4 (2017); 3-21
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711079927906304