Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22533 |
Resumo: | Estudo de caso único, de abordagem quanti-qualitativa que buscou analisar a inclusão digital de adolescentes em uma escola pública do Oeste de Minas Gerais. Coletaram-se dados a partir de um questionário; um ambiente virtual de aprendizado e diários de campo. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva. Já os dados qualitativos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Constataram-se fragilidades na inclusão digital dos adolescentes estudados e diferenças comportamentais no uso do ambiente virtual de aprendizado. A linguagem foi coloquial, sintética e com erros. A interação foi incipiente, ocorrendo, eventualmente, o cyberbullying. O ambiente virtual foi subutilizado e constataram-se fragilidades no suporte da comunidade escolar para o acesso a tecnologia. Conclui-se que a inclusão digital dos adolescentes, visando o acesso à informação em saúde, no cenário estudado permanece como um desafio atual. |
id |
UFMG-2_6cfff944db7fa509bde1c152ce546f3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/22533 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em focoInclusão digitalAcesso a informaçãoInformação em saúdeEstudo de caso único, de abordagem quanti-qualitativa que buscou analisar a inclusão digital de adolescentes em uma escola pública do Oeste de Minas Gerais. Coletaram-se dados a partir de um questionário; um ambiente virtual de aprendizado e diários de campo. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva. Já os dados qualitativos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Constataram-se fragilidades na inclusão digital dos adolescentes estudados e diferenças comportamentais no uso do ambiente virtual de aprendizado. A linguagem foi coloquial, sintética e com erros. A interação foi incipiente, ocorrendo, eventualmente, o cyberbullying. O ambiente virtual foi subutilizado e constataram-se fragilidades no suporte da comunidade escolar para o acesso a tecnologia. Conclui-se que a inclusão digital dos adolescentes, visando o acesso à informação em saúde, no cenário estudado permanece como um desafio atual.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22533Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 No. 4 (2017); 3-21Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 Núm. 4 (2017); 3-21Perspectivas em Ciência da Informação; v. 22 n. 4 (2017); 3-211981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22533/18126Copyright (c) 2017 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Ricardo BezerraSilva, Juliana de JesusMartins, Jessica Rauane TeixeiraSilva, Talita Ingrid MagalhãesPassos, Tamires RezendeEsteves, Cristiano José da Silva2020-06-25T19:34:37Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22533Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-25T19:34:37Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco |
title |
Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco |
spellingShingle |
Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco Cavalcante, Ricardo Bezerra Inclusão digital Acesso a informação Informação em saúde |
title_short |
Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco |
title_full |
Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco |
title_fullStr |
Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco |
title_full_unstemmed |
Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco |
title_sort |
Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco |
author |
Cavalcante, Ricardo Bezerra |
author_facet |
Cavalcante, Ricardo Bezerra Silva, Juliana de Jesus Martins, Jessica Rauane Teixeira Silva, Talita Ingrid Magalhães Passos, Tamires Rezende Esteves, Cristiano José da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Juliana de Jesus Martins, Jessica Rauane Teixeira Silva, Talita Ingrid Magalhães Passos, Tamires Rezende Esteves, Cristiano José da Silva |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Ricardo Bezerra Silva, Juliana de Jesus Martins, Jessica Rauane Teixeira Silva, Talita Ingrid Magalhães Passos, Tamires Rezende Esteves, Cristiano José da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão digital Acesso a informação Informação em saúde |
topic |
Inclusão digital Acesso a informação Informação em saúde |
description |
Estudo de caso único, de abordagem quanti-qualitativa que buscou analisar a inclusão digital de adolescentes em uma escola pública do Oeste de Minas Gerais. Coletaram-se dados a partir de um questionário; um ambiente virtual de aprendizado e diários de campo. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva. Já os dados qualitativos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Constataram-se fragilidades na inclusão digital dos adolescentes estudados e diferenças comportamentais no uso do ambiente virtual de aprendizado. A linguagem foi coloquial, sintética e com erros. A interação foi incipiente, ocorrendo, eventualmente, o cyberbullying. O ambiente virtual foi subutilizado e constataram-se fragilidades no suporte da comunidade escolar para o acesso a tecnologia. Conclui-se que a inclusão digital dos adolescentes, visando o acesso à informação em saúde, no cenário estudado permanece como um desafio atual. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22533 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22533/18126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 No. 4 (2017); 3-21 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 Núm. 4 (2017); 3-21 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 22 n. 4 (2017); 3-21 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711079927906304 |