Surdos e interação na web: análise do Currículo Lattes - CNPq

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karla da Silva de Lemos Santos , Sylvana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Kafure , Ivette
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39045
Resumo: O avanço tecnológico vem influenciando as relações entre os indivíduos, com diferentes necessidades e habilidades. Nesse cenário, encontram-se os Surdos que usam a Libras como primeira língua e principal forma de comunicação e expressão. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender como se dá a interação do usuário Surdo com a informação na web, especificamente no contexto da página do currículo Lattes – CNPq. A abordagem é quali-quantitativa, com propósito descritivo, método direto e natureza aplicada. É baseado no levantamento de dados a partir de um roteiro com observação e análise no estudo comparativo. Constatou-se que a web é capaz de democratizar a informação e promover a interação do usuário Surdo. É necessário, no entanto, a implementação de iniciativas que considerem suas especificidades linguísticas.
id UFMG-2_7b7afbac3373a7cdfc8cab8d1dc7df59
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/39045
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Surdos e interação na web: análise do Currículo Lattes - CNPqSurdos; Web; Língua de sinais; Currículo Lattes.ciO avanço tecnológico vem influenciando as relações entre os indivíduos, com diferentes necessidades e habilidades. Nesse cenário, encontram-se os Surdos que usam a Libras como primeira língua e principal forma de comunicação e expressão. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender como se dá a interação do usuário Surdo com a informação na web, especificamente no contexto da página do currículo Lattes – CNPq. A abordagem é quali-quantitativa, com propósito descritivo, método direto e natureza aplicada. É baseado no levantamento de dados a partir de um roteiro com observação e análise no estudo comparativo. Constatou-se que a web é capaz de democratizar a informação e promover a interação do usuário Surdo. É necessário, no entanto, a implementação de iniciativas que considerem suas especificidades linguísticas.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39045Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 No. 1 (2022)Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 Núm. 1 (2022)Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 1 (2022)1981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39045/30182CICopyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKarla da Silva de Lemos Santos , Sylvana Kafure , Ivette 2022-04-05T21:43:07Zoai:periodicos.ufmg.br:article/39045Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2022-04-05T21:43:07Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Surdos e interação na web: análise do Currículo Lattes - CNPq
title Surdos e interação na web: análise do Currículo Lattes - CNPq
spellingShingle Surdos e interação na web: análise do Currículo Lattes - CNPq
Karla da Silva de Lemos Santos , Sylvana
Surdos; Web; Língua de sinais; Currículo Lattes.
ci
title_short Surdos e interação na web: análise do Currículo Lattes - CNPq
title_full Surdos e interação na web: análise do Currículo Lattes - CNPq
title_fullStr Surdos e interação na web: análise do Currículo Lattes - CNPq
title_full_unstemmed Surdos e interação na web: análise do Currículo Lattes - CNPq
title_sort Surdos e interação na web: análise do Currículo Lattes - CNPq
author Karla da Silva de Lemos Santos , Sylvana
author_facet Karla da Silva de Lemos Santos , Sylvana
Kafure , Ivette
author_role author
author2 Kafure , Ivette
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karla da Silva de Lemos Santos , Sylvana
Kafure , Ivette
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos; Web; Língua de sinais; Currículo Lattes.
ci
topic Surdos; Web; Língua de sinais; Currículo Lattes.
ci
description O avanço tecnológico vem influenciando as relações entre os indivíduos, com diferentes necessidades e habilidades. Nesse cenário, encontram-se os Surdos que usam a Libras como primeira língua e principal forma de comunicação e expressão. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender como se dá a interação do usuário Surdo com a informação na web, especificamente no contexto da página do currículo Lattes – CNPq. A abordagem é quali-quantitativa, com propósito descritivo, método direto e natureza aplicada. É baseado no levantamento de dados a partir de um roteiro com observação e análise no estudo comparativo. Constatou-se que a web é capaz de democratizar a informação e promover a interação do usuário Surdo. É necessário, no entanto, a implementação de iniciativas que considerem suas especificidades linguísticas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39045
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39045/30182
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv CI
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 No. 1 (2022)
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 Núm. 1 (2022)
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 1 (2022)
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711078363430912