Apropriação privada da informação científica: desafio para a democratização do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruas, Henrique Valério
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23100
Resumo: O presente trabalho analisou a apropriação da informação científica no âmbito dos periódicos internacionais com a intencionalidade de relatar e identificar o que pensam os pesquisadores brasileiros sobre a comunicação científica mediada pelas editoras comerciais na contemporaneidade; analisando também a lógica intrínseca aos processos de avaliação e ranking de autores e revistas. Para tanto, estuda a historicidade da comunicação científica nos periódicos comerciais internacionais: os elementos de modificação de suas características iniciais até sua configuração atual. A pesquisa identifica também os pontos de tensão existentes entre as editoras comerciais e pesquisadores de dois programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Minas Gerais com nota sete na avaliação da CAPES dos programas de pós-graduação da física e da educação: conhecimento e inclusão social. Ponto de tensão identificado utilizando como método a realização de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos referidos programas. A pesquisa, por fim, analisa quantitativamente a apropriação da informação científica produzida pelas editoras internacionais no ano de 2014 nos dois programas de pós-graduação que foram realizadas as entrevistas.
id UFMG-2_7c5e6798d62517875aa61cc6347efc81
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/23100
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Apropriação privada da informação científica: desafio para a democratização do conhecimentoO presente trabalho analisou a apropriação da informação científica no âmbito dos periódicos internacionais com a intencionalidade de relatar e identificar o que pensam os pesquisadores brasileiros sobre a comunicação científica mediada pelas editoras comerciais na contemporaneidade; analisando também a lógica intrínseca aos processos de avaliação e ranking de autores e revistas. Para tanto, estuda a historicidade da comunicação científica nos periódicos comerciais internacionais: os elementos de modificação de suas características iniciais até sua configuração atual. A pesquisa identifica também os pontos de tensão existentes entre as editoras comerciais e pesquisadores de dois programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Minas Gerais com nota sete na avaliação da CAPES dos programas de pós-graduação da física e da educação: conhecimento e inclusão social. Ponto de tensão identificado utilizando como método a realização de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos referidos programas. A pesquisa, por fim, analisa quantitativamente a apropriação da informação científica produzida pelas editoras internacionais no ano de 2014 nos dois programas de pós-graduação que foram realizadas as entrevistas.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2018-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23100Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 4 (2016); 244Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 4 (2016); 244Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 4 (2016); 2441981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23100/18681Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRuas, Henrique Valério2020-06-26T19:40:04Zoai:periodicos.ufmg.br:article/23100Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T19:40:04Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Apropriação privada da informação científica: desafio para a democratização do conhecimento
title Apropriação privada da informação científica: desafio para a democratização do conhecimento
spellingShingle Apropriação privada da informação científica: desafio para a democratização do conhecimento
Ruas, Henrique Valério
title_short Apropriação privada da informação científica: desafio para a democratização do conhecimento
title_full Apropriação privada da informação científica: desafio para a democratização do conhecimento
title_fullStr Apropriação privada da informação científica: desafio para a democratização do conhecimento
title_full_unstemmed Apropriação privada da informação científica: desafio para a democratização do conhecimento
title_sort Apropriação privada da informação científica: desafio para a democratização do conhecimento
author Ruas, Henrique Valério
author_facet Ruas, Henrique Valério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruas, Henrique Valério
description O presente trabalho analisou a apropriação da informação científica no âmbito dos periódicos internacionais com a intencionalidade de relatar e identificar o que pensam os pesquisadores brasileiros sobre a comunicação científica mediada pelas editoras comerciais na contemporaneidade; analisando também a lógica intrínseca aos processos de avaliação e ranking de autores e revistas. Para tanto, estuda a historicidade da comunicação científica nos periódicos comerciais internacionais: os elementos de modificação de suas características iniciais até sua configuração atual. A pesquisa identifica também os pontos de tensão existentes entre as editoras comerciais e pesquisadores de dois programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Minas Gerais com nota sete na avaliação da CAPES dos programas de pós-graduação da física e da educação: conhecimento e inclusão social. Ponto de tensão identificado utilizando como método a realização de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos referidos programas. A pesquisa, por fim, analisa quantitativamente a apropriação da informação científica produzida pelas editoras internacionais no ano de 2014 nos dois programas de pós-graduação que foram realizadas as entrevistas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23100
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23100/18681
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 4 (2016); 244
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 4 (2016); 244
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 4 (2016); 244
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711083026448384