Planejamento, desenvolvimento e implantação do programa pró-multiplicar da CAPES, na UFMG: metodologia aplicada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cendon, Beatriz Valadares
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Costa, Maria Elizabeth de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22879
Resumo: Em 2010, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)aderiu ao programa Pró-Multiplicar da CAPES. O Programa visa capacitar alunos bolsistas de doutorado /mestrado da CAPES em instituições credenciadas pelo Portal, para atuar como monitores e multiplicadores na divulgação e instrução sobre o uso do Portal de Periódicos junto aos seus colegas de graduação e pós-graduação. Após o encerramento e avaliação das atividades do Pró-Multiplicar na UFMG haviam sido treinados, pelos instrutores da CAPES e das editoras presentes no Portal, 43 alunos multiplicadores e 17 bibliotecários que deram suporte ao Programa. Por meio de uma metodologia criada e aplicada pela Coordenação do Programa na instituição esses 43 alunos multiplicadores, por sua vez, realizaram 72 treinamentos para 293 alunos de graduação e pós-graduação. Considera-se, assim, ter alcançado com sucesso os objetivos pretendidos. Este artigo visa compartilhar a metodologia desenvolvida, a experiência obtida na implantação do Programa na instituição e os demais resultados preliminares obtidos nos treinamento do programa Pró-Multiplicar da CAPES na UFMG. Com base nesta experiência, o artigo também oferece sugestões para o fortalecimento do Programa Pró-Multiplicar.
id UFMG-2_9b3cae3ddadddc42c7d634ea3b3b368b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22879
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Planejamento, desenvolvimento e implantação do programa pró-multiplicar da CAPES, na UFMG: metodologia aplicadaPró-Multiplicar CAPESTreinamentoUFMGEm 2010, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)aderiu ao programa Pró-Multiplicar da CAPES. O Programa visa capacitar alunos bolsistas de doutorado /mestrado da CAPES em instituições credenciadas pelo Portal, para atuar como monitores e multiplicadores na divulgação e instrução sobre o uso do Portal de Periódicos junto aos seus colegas de graduação e pós-graduação. Após o encerramento e avaliação das atividades do Pró-Multiplicar na UFMG haviam sido treinados, pelos instrutores da CAPES e das editoras presentes no Portal, 43 alunos multiplicadores e 17 bibliotecários que deram suporte ao Programa. Por meio de uma metodologia criada e aplicada pela Coordenação do Programa na instituição esses 43 alunos multiplicadores, por sua vez, realizaram 72 treinamentos para 293 alunos de graduação e pós-graduação. Considera-se, assim, ter alcançado com sucesso os objetivos pretendidos. Este artigo visa compartilhar a metodologia desenvolvida, a experiência obtida na implantação do Programa na instituição e os demais resultados preliminares obtidos nos treinamento do programa Pró-Multiplicar da CAPES na UFMG. Com base nesta experiência, o artigo também oferece sugestões para o fortalecimento do Programa Pró-Multiplicar.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2013-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22879Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 18 No. 3 (2013); 175-191Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 18 Núm. 3 (2013); 175-191Perspectivas em Ciência da Informação; v. 18 n. 3 (2013); 175-1911981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22879/18462Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCendon, Beatriz ValadaresCosta, Maria Elizabeth de Oliveira2020-06-26T16:45:50Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22879Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T16:45:50Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento, desenvolvimento e implantação do programa pró-multiplicar da CAPES, na UFMG: metodologia aplicada
title Planejamento, desenvolvimento e implantação do programa pró-multiplicar da CAPES, na UFMG: metodologia aplicada
spellingShingle Planejamento, desenvolvimento e implantação do programa pró-multiplicar da CAPES, na UFMG: metodologia aplicada
Cendon, Beatriz Valadares
Pró-Multiplicar CAPES
Treinamento
UFMG
title_short Planejamento, desenvolvimento e implantação do programa pró-multiplicar da CAPES, na UFMG: metodologia aplicada
title_full Planejamento, desenvolvimento e implantação do programa pró-multiplicar da CAPES, na UFMG: metodologia aplicada
title_fullStr Planejamento, desenvolvimento e implantação do programa pró-multiplicar da CAPES, na UFMG: metodologia aplicada
title_full_unstemmed Planejamento, desenvolvimento e implantação do programa pró-multiplicar da CAPES, na UFMG: metodologia aplicada
title_sort Planejamento, desenvolvimento e implantação do programa pró-multiplicar da CAPES, na UFMG: metodologia aplicada
author Cendon, Beatriz Valadares
author_facet Cendon, Beatriz Valadares
Costa, Maria Elizabeth de Oliveira
author_role author
author2 Costa, Maria Elizabeth de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cendon, Beatriz Valadares
Costa, Maria Elizabeth de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Pró-Multiplicar CAPES
Treinamento
UFMG
topic Pró-Multiplicar CAPES
Treinamento
UFMG
description Em 2010, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)aderiu ao programa Pró-Multiplicar da CAPES. O Programa visa capacitar alunos bolsistas de doutorado /mestrado da CAPES em instituições credenciadas pelo Portal, para atuar como monitores e multiplicadores na divulgação e instrução sobre o uso do Portal de Periódicos junto aos seus colegas de graduação e pós-graduação. Após o encerramento e avaliação das atividades do Pró-Multiplicar na UFMG haviam sido treinados, pelos instrutores da CAPES e das editoras presentes no Portal, 43 alunos multiplicadores e 17 bibliotecários que deram suporte ao Programa. Por meio de uma metodologia criada e aplicada pela Coordenação do Programa na instituição esses 43 alunos multiplicadores, por sua vez, realizaram 72 treinamentos para 293 alunos de graduação e pós-graduação. Considera-se, assim, ter alcançado com sucesso os objetivos pretendidos. Este artigo visa compartilhar a metodologia desenvolvida, a experiência obtida na implantação do Programa na instituição e os demais resultados preliminares obtidos nos treinamento do programa Pró-Multiplicar da CAPES na UFMG. Com base nesta experiência, o artigo também oferece sugestões para o fortalecimento do Programa Pró-Multiplicar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22879
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22879/18462
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 18 No. 3 (2013); 175-191
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 18 Núm. 3 (2013); 175-191
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 18 n. 3 (2013); 175-191
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711081370746880