Admirável mundo novo na perspectiva da tríade: Internet das Coisas, pessoas e mercados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Edson Lara, José
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: José Reis, Luciano, Augusto Tissot-Lara, Thalles, Oliveira Silva, Altieres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/35016
Resumo: Este estudo aborda o tema Internet das Coisas (IOT) como inovação, impactando pessoas e mercados, a partir de novas formas de geração e de gestão de informações.Buscou-se caracterizar e desenvolver a IOT, e identificar as possíveis aplicações mais imediatas para o mercado e para a sociedade. Concretamente, estabelece-se um mapa perceptual do estado das artes e das perspectivas da IOT como tecnologia, negócios e contribuições à melhoria da qualidade de vida de pessoas.Foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, utilizando-se um guia de entrevista de profundidade sobre informações e percepções de um grupo de pessoas, referente à caracterização, estratégias de negócios, o consumidor e o futuro da Internet das Coisas. A coleta de dados foi realizada através de um formulário online e analisado por blocos de sub temas, utilizando o software VOSviwer para o estudo de recorrências de termos e/ou de palavras. Os resultados revelaram consonância entre o estudo, a proposição do mapa de gestão estratégico com foco em um ambiente de IOT e as respostas da pesquisa. Identificou-se que, mesmo sem possibilitar generalizações, as informações proporcionam uma demonstração sobre o estado atual da Internet das Coisas no Brasil e as relações de competitividade e estratégia das organizações.
id UFMG-2_a6e6f27671b288c3fa31032a3ca30721
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/35016
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Admirável mundo novo na perspectiva da tríade: Internet das Coisas, pessoas e mercadosInternet das Coisas; Tecnologia; Negócios; IoT; VOSviewer.CIEste estudo aborda o tema Internet das Coisas (IOT) como inovação, impactando pessoas e mercados, a partir de novas formas de geração e de gestão de informações.Buscou-se caracterizar e desenvolver a IOT, e identificar as possíveis aplicações mais imediatas para o mercado e para a sociedade. Concretamente, estabelece-se um mapa perceptual do estado das artes e das perspectivas da IOT como tecnologia, negócios e contribuições à melhoria da qualidade de vida de pessoas.Foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, utilizando-se um guia de entrevista de profundidade sobre informações e percepções de um grupo de pessoas, referente à caracterização, estratégias de negócios, o consumidor e o futuro da Internet das Coisas. A coleta de dados foi realizada através de um formulário online e analisado por blocos de sub temas, utilizando o software VOSviwer para o estudo de recorrências de termos e/ou de palavras. Os resultados revelaram consonância entre o estudo, a proposição do mapa de gestão estratégico com foco em um ambiente de IOT e as respostas da pesquisa. Identificou-se que, mesmo sem possibilitar generalizações, as informações proporcionam uma demonstração sobre o estado atual da Internet das Coisas no Brasil e as relações de competitividade e estratégia das organizações.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/35016Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 No. 2 (2021)Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 Núm. 2 (2021)Perspectivas em Ciência da Informação; v. 26 n. 2 (2021)1981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/35016/27606CICopyright (c) 2021 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEdson Lara, José José Reis, Luciano Augusto Tissot-Lara, Thalles Oliveira Silva, Altieres 2021-09-13T21:32:10Zoai:periodicos.ufmg.br:article/35016Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2021-09-13T21:32:10Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Admirável mundo novo na perspectiva da tríade: Internet das Coisas, pessoas e mercados
title Admirável mundo novo na perspectiva da tríade: Internet das Coisas, pessoas e mercados
spellingShingle Admirável mundo novo na perspectiva da tríade: Internet das Coisas, pessoas e mercados
Edson Lara, José
Internet das Coisas; Tecnologia; Negócios; IoT; VOSviewer.
CI
title_short Admirável mundo novo na perspectiva da tríade: Internet das Coisas, pessoas e mercados
title_full Admirável mundo novo na perspectiva da tríade: Internet das Coisas, pessoas e mercados
title_fullStr Admirável mundo novo na perspectiva da tríade: Internet das Coisas, pessoas e mercados
title_full_unstemmed Admirável mundo novo na perspectiva da tríade: Internet das Coisas, pessoas e mercados
title_sort Admirável mundo novo na perspectiva da tríade: Internet das Coisas, pessoas e mercados
author Edson Lara, José
author_facet Edson Lara, José
José Reis, Luciano
Augusto Tissot-Lara, Thalles
Oliveira Silva, Altieres
author_role author
author2 José Reis, Luciano
Augusto Tissot-Lara, Thalles
Oliveira Silva, Altieres
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Edson Lara, José
José Reis, Luciano
Augusto Tissot-Lara, Thalles
Oliveira Silva, Altieres
dc.subject.por.fl_str_mv Internet das Coisas; Tecnologia; Negócios; IoT; VOSviewer.
CI
topic Internet das Coisas; Tecnologia; Negócios; IoT; VOSviewer.
CI
description Este estudo aborda o tema Internet das Coisas (IOT) como inovação, impactando pessoas e mercados, a partir de novas formas de geração e de gestão de informações.Buscou-se caracterizar e desenvolver a IOT, e identificar as possíveis aplicações mais imediatas para o mercado e para a sociedade. Concretamente, estabelece-se um mapa perceptual do estado das artes e das perspectivas da IOT como tecnologia, negócios e contribuições à melhoria da qualidade de vida de pessoas.Foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, utilizando-se um guia de entrevista de profundidade sobre informações e percepções de um grupo de pessoas, referente à caracterização, estratégias de negócios, o consumidor e o futuro da Internet das Coisas. A coleta de dados foi realizada através de um formulário online e analisado por blocos de sub temas, utilizando o software VOSviwer para o estudo de recorrências de termos e/ou de palavras. Os resultados revelaram consonância entre o estudo, a proposição do mapa de gestão estratégico com foco em um ambiente de IOT e as respostas da pesquisa. Identificou-se que, mesmo sem possibilitar generalizações, as informações proporcionam uma demonstração sobre o estado atual da Internet das Coisas no Brasil e as relações de competitividade e estratégia das organizações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/35016
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/35016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/35016/27606
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv CI
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 No. 2 (2021)
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 Núm. 2 (2021)
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 26 n. 2 (2021)
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711086638792704