Integração do MOODLE com Repositórios Abertos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rodrigues, Alessandra Pereira, Schmitt, Marcelo Augusto Rauh
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22841
Resumo: Com a disseminação da Tecnologia de Informação e Comunicação no ambiente educacional, aliada à proliferação de ferramentas de autoria, a quantidade de material educacional digital sendo produzido aumentou significativamente. Tal situação acarretou a necessidade de ampliar o escopo dos repositórios digitais, com o propósito de incluir nesses ambientes conteúdos educacionais digitais produzidos segundo a estratégia de Objetos de Aprendizagem (OAs) com vistas a favorecer a disponibilização e a reusabilidade destes conteúdos. Com esse novo escopo, esse tipo de repositório passou a ser conhecido como Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA). A integração dos ROAs com Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) tem o objetivo de facilitar o uso dos OAs por parte dos professores uma vez que o ambiente no qual os professores atuam mais frequentemente é o AVA. Este artigo apresenta uma estratégia para implementar a integração de ROA com AVA, exemplificando com uma implementação pautada pela estratégia proposta e que levou à integração de um ROA baseado no padrão LOM com o AVA MOODLE.
id UFMG-2_e531fa60165d6014aa6d318829e432e2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22841
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Integração do MOODLE com Repositórios AbertosRepositórios DigitaisObjetos de AprendizagemMetadadosAmbientes Virtuais de AprendizagemCom a disseminação da Tecnologia de Informação e Comunicação no ambiente educacional, aliada à proliferação de ferramentas de autoria, a quantidade de material educacional digital sendo produzido aumentou significativamente. Tal situação acarretou a necessidade de ampliar o escopo dos repositórios digitais, com o propósito de incluir nesses ambientes conteúdos educacionais digitais produzidos segundo a estratégia de Objetos de Aprendizagem (OAs) com vistas a favorecer a disponibilização e a reusabilidade destes conteúdos. Com esse novo escopo, esse tipo de repositório passou a ser conhecido como Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA). A integração dos ROAs com Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) tem o objetivo de facilitar o uso dos OAs por parte dos professores uma vez que o ambiente no qual os professores atuam mais frequentemente é o AVA. Este artigo apresenta uma estratégia para implementar a integração de ROA com AVA, exemplificando com uma implementação pautada pela estratégia proposta e que levou à integração de um ROA baseado no padrão LOM com o AVA MOODLE.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2013-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDesenvolvimento de interfaceamento entre sistemaapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22841Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 18 No. 1 (2013); 66-85Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 18 Núm. 1 (2013); 66-85Perspectivas em Ciência da Informação; v. 18 n. 1 (2013); 66-851981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22841/18425Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTarouco, Liane Margarida RockenbachRodrigues, Alessandra PereiraSchmitt, Marcelo Augusto Rauh2020-06-26T16:29:05Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22841Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T16:29:05Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração do MOODLE com Repositórios Abertos
title Integração do MOODLE com Repositórios Abertos
spellingShingle Integração do MOODLE com Repositórios Abertos
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Repositórios Digitais
Objetos de Aprendizagem
Metadados
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_short Integração do MOODLE com Repositórios Abertos
title_full Integração do MOODLE com Repositórios Abertos
title_fullStr Integração do MOODLE com Repositórios Abertos
title_full_unstemmed Integração do MOODLE com Repositórios Abertos
title_sort Integração do MOODLE com Repositórios Abertos
author Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author_facet Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Rodrigues, Alessandra Pereira
Schmitt, Marcelo Augusto Rauh
author_role author
author2 Rodrigues, Alessandra Pereira
Schmitt, Marcelo Augusto Rauh
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Rodrigues, Alessandra Pereira
Schmitt, Marcelo Augusto Rauh
dc.subject.por.fl_str_mv Repositórios Digitais
Objetos de Aprendizagem
Metadados
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
topic Repositórios Digitais
Objetos de Aprendizagem
Metadados
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
description Com a disseminação da Tecnologia de Informação e Comunicação no ambiente educacional, aliada à proliferação de ferramentas de autoria, a quantidade de material educacional digital sendo produzido aumentou significativamente. Tal situação acarretou a necessidade de ampliar o escopo dos repositórios digitais, com o propósito de incluir nesses ambientes conteúdos educacionais digitais produzidos segundo a estratégia de Objetos de Aprendizagem (OAs) com vistas a favorecer a disponibilização e a reusabilidade destes conteúdos. Com esse novo escopo, esse tipo de repositório passou a ser conhecido como Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA). A integração dos ROAs com Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) tem o objetivo de facilitar o uso dos OAs por parte dos professores uma vez que o ambiente no qual os professores atuam mais frequentemente é o AVA. Este artigo apresenta uma estratégia para implementar a integração de ROA com AVA, exemplificando com uma implementação pautada pela estratégia proposta e que levou à integração de um ROA baseado no padrão LOM com o AVA MOODLE.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Desenvolvimento de interfaceamento entre sistema
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22841
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22841/18425
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 18 No. 1 (2013); 66-85
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 18 Núm. 1 (2013); 66-85
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 18 n. 1 (2013); 66-85
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711081317269504