Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39042 |
Resumo: | Este trabalho aborda o resultado da experiência de aplicação de um objeto de aprendizagem com temáticas relacionadas à pesquisa científica e à competência informacional. Está baseado nos conceitos do Framework for Information Literacy for Higher Education da Association of College and Research Libraries e nos componentes do Global Media and Information Literacy Framework da UNESCO sob a ótica do ensino de competências proposto por Zabala e Arnau. O objeto é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional que visa à investigação, à evidenciação e à inserção das temáticas no currículo de cursos de pós-graduação. Apresenta aspectos conceituais concernentes à information literacy e considerações acerca dos Frameworks. Utiliza a pesquisa-ação como procedimento técnico e tem como sujeitos de pesquisa estudantes de mestrados profissionais de um instituto federal de educação. Informa o resultado da análise de questionários aplicados antes e depois da utilização do objeto. Conclui que houve mudança de opinião dos sujeitos quanto ao uso de recursos e ferramentas na pesquisa científica e que o objeto de aprendizagem foi considerado de grande utilidade para a melhoria das atividades de pesquisa. |
id |
UFMG-2_ede29f22c85945a4d77ae360d3832fa7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/39042 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagemCompetência informacional, Desenvolvimento de competências, Objeto de aprendizagem.ciEste trabalho aborda o resultado da experiência de aplicação de um objeto de aprendizagem com temáticas relacionadas à pesquisa científica e à competência informacional. Está baseado nos conceitos do Framework for Information Literacy for Higher Education da Association of College and Research Libraries e nos componentes do Global Media and Information Literacy Framework da UNESCO sob a ótica do ensino de competências proposto por Zabala e Arnau. O objeto é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional que visa à investigação, à evidenciação e à inserção das temáticas no currículo de cursos de pós-graduação. Apresenta aspectos conceituais concernentes à information literacy e considerações acerca dos Frameworks. Utiliza a pesquisa-ação como procedimento técnico e tem como sujeitos de pesquisa estudantes de mestrados profissionais de um instituto federal de educação. Informa o resultado da análise de questionários aplicados antes e depois da utilização do objeto. Conclui que houve mudança de opinião dos sujeitos quanto ao uso de recursos e ferramentas na pesquisa científica e que o objeto de aprendizagem foi considerado de grande utilidade para a melhoria das atividades de pesquisa.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39042Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 No. 1 (2022)Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 Núm. 1 (2022)Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 1 (2022)1981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39042/30140CICopyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva Jacobsen, Priscila Manara Miletto , Evandro Bueira Loureiro , Carine 2022-04-05T21:43:07Zoai:periodicos.ufmg.br:article/39042Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2022-04-05T21:43:07Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem |
title |
Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem |
spellingShingle |
Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem Saraiva Jacobsen, Priscila Competência informacional, Desenvolvimento de competências, Objeto de aprendizagem. ci |
title_short |
Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem |
title_full |
Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem |
title_fullStr |
Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem |
title_sort |
Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem |
author |
Saraiva Jacobsen, Priscila |
author_facet |
Saraiva Jacobsen, Priscila Manara Miletto , Evandro Bueira Loureiro , Carine |
author_role |
author |
author2 |
Manara Miletto , Evandro Bueira Loureiro , Carine |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva Jacobsen, Priscila Manara Miletto , Evandro Bueira Loureiro , Carine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência informacional, Desenvolvimento de competências, Objeto de aprendizagem. ci |
topic |
Competência informacional, Desenvolvimento de competências, Objeto de aprendizagem. ci |
description |
Este trabalho aborda o resultado da experiência de aplicação de um objeto de aprendizagem com temáticas relacionadas à pesquisa científica e à competência informacional. Está baseado nos conceitos do Framework for Information Literacy for Higher Education da Association of College and Research Libraries e nos componentes do Global Media and Information Literacy Framework da UNESCO sob a ótica do ensino de competências proposto por Zabala e Arnau. O objeto é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional que visa à investigação, à evidenciação e à inserção das temáticas no currículo de cursos de pós-graduação. Apresenta aspectos conceituais concernentes à information literacy e considerações acerca dos Frameworks. Utiliza a pesquisa-ação como procedimento técnico e tem como sujeitos de pesquisa estudantes de mestrados profissionais de um instituto federal de educação. Informa o resultado da análise de questionários aplicados antes e depois da utilização do objeto. Conclui que houve mudança de opinião dos sujeitos quanto ao uso de recursos e ferramentas na pesquisa científica e que o objeto de aprendizagem foi considerado de grande utilidade para a melhoria das atividades de pesquisa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39042 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39042/30140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
CI |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 No. 1 (2022) Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 Núm. 1 (2022) Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 1 (2022) 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711078358188033 |