Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva Jacobsen, Priscila
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Manara Miletto , Evandro, Bueira Loureiro , Carine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39042
Resumo: Este trabalho aborda o resultado da experiência de aplicação de um objeto de aprendizagem com temáticas relacionadas à pesquisa científica e à competência informacional. Está baseado nos conceitos do Framework for Information Literacy for Higher Education da Association of College and Research Libraries e nos componentes do Global Media and Information Literacy Framework da UNESCO sob a ótica do ensino de competências proposto por Zabala e Arnau. O objeto é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional que visa à investigação, à evidenciação e à inserção das temáticas no currículo de cursos de pós-graduação. Apresenta aspectos conceituais concernentes à information literacy e considerações acerca dos Frameworks. Utiliza a pesquisa-ação como procedimento técnico e tem como sujeitos de pesquisa estudantes de mestrados profissionais de um instituto federal de educação. Informa o resultado da análise de questionários aplicados antes e depois da utilização do objeto. Conclui que houve mudança de opinião dos sujeitos quanto ao uso de recursos e ferramentas na pesquisa científica e que o objeto de aprendizagem foi considerado de grande utilidade para a melhoria das atividades de pesquisa.
id UFMG-2_ede29f22c85945a4d77ae360d3832fa7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/39042
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagemCompetência informacional, Desenvolvimento de competências, Objeto de aprendizagem.ciEste trabalho aborda o resultado da experiência de aplicação de um objeto de aprendizagem com temáticas relacionadas à pesquisa científica e à competência informacional. Está baseado nos conceitos do Framework for Information Literacy for Higher Education da Association of College and Research Libraries e nos componentes do Global Media and Information Literacy Framework da UNESCO sob a ótica do ensino de competências proposto por Zabala e Arnau. O objeto é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional que visa à investigação, à evidenciação e à inserção das temáticas no currículo de cursos de pós-graduação. Apresenta aspectos conceituais concernentes à information literacy e considerações acerca dos Frameworks. Utiliza a pesquisa-ação como procedimento técnico e tem como sujeitos de pesquisa estudantes de mestrados profissionais de um instituto federal de educação. Informa o resultado da análise de questionários aplicados antes e depois da utilização do objeto. Conclui que houve mudança de opinião dos sujeitos quanto ao uso de recursos e ferramentas na pesquisa científica e que o objeto de aprendizagem foi considerado de grande utilidade para a melhoria das atividades de pesquisa.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39042Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 No. 1 (2022)Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 Núm. 1 (2022)Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 1 (2022)1981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39042/30140CICopyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva Jacobsen, Priscila Manara Miletto , Evandro Bueira Loureiro , Carine 2022-04-05T21:43:07Zoai:periodicos.ufmg.br:article/39042Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2022-04-05T21:43:07Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem
title Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem
spellingShingle Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem
Saraiva Jacobsen, Priscila
Competência informacional, Desenvolvimento de competências, Objeto de aprendizagem.
ci
title_short Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem
title_full Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem
title_fullStr Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem
title_full_unstemmed Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem
title_sort Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem
author Saraiva Jacobsen, Priscila
author_facet Saraiva Jacobsen, Priscila
Manara Miletto , Evandro
Bueira Loureiro , Carine
author_role author
author2 Manara Miletto , Evandro
Bueira Loureiro , Carine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva Jacobsen, Priscila
Manara Miletto , Evandro
Bueira Loureiro , Carine
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional, Desenvolvimento de competências, Objeto de aprendizagem.
ci
topic Competência informacional, Desenvolvimento de competências, Objeto de aprendizagem.
ci
description Este trabalho aborda o resultado da experiência de aplicação de um objeto de aprendizagem com temáticas relacionadas à pesquisa científica e à competência informacional. Está baseado nos conceitos do Framework for Information Literacy for Higher Education da Association of College and Research Libraries e nos componentes do Global Media and Information Literacy Framework da UNESCO sob a ótica do ensino de competências proposto por Zabala e Arnau. O objeto é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional que visa à investigação, à evidenciação e à inserção das temáticas no currículo de cursos de pós-graduação. Apresenta aspectos conceituais concernentes à information literacy e considerações acerca dos Frameworks. Utiliza a pesquisa-ação como procedimento técnico e tem como sujeitos de pesquisa estudantes de mestrados profissionais de um instituto federal de educação. Informa o resultado da análise de questionários aplicados antes e depois da utilização do objeto. Conclui que houve mudança de opinião dos sujeitos quanto ao uso de recursos e ferramentas na pesquisa científica e que o objeto de aprendizagem foi considerado de grande utilidade para a melhoria das atividades de pesquisa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39042
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39042/30140
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv CI
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 No. 1 (2022)
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 Núm. 1 (2022)
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 1 (2022)
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711078358188033