Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais Querino, Rubens Estevão Costa de Morais Querino
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferreira, Marta Araujo Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23011
Resumo: Dentro do grande tema Arte e Informação, foi pesquisada a importância da internet e das redes sociais como forma de interação entre os diversos agentes que atuam no sistema de arte, tendo como base o esquema tripartite proposto por Anne Cauquelin, produção, distribuição e consumo. A aproximação interdisciplinar entre essas duas áreas do conhecimento permitiu vislumbrar a forma como a arte contemporânea e o artista contemporâneo se inserem no meio informacional. Vivemos na era da informação, o indivíduo artista está inserido nesse mundo e convive com as novas tecnologias da informação. O artigo analisa o comportamento do artista diante das redes sociais de informação, seja como forma de expor trabalhos de arte, propagar ideias ou mesmo como forma de criação artística. Através de questionário aplicado a profissionais da área - artistas de diversas especialidades, críticos, galeristas, etc.- foi possível explorar a sua percepção acerca de sua interação com o mundo da informação e das redes sociais e os benefícios que eles podem obter do uso das novas ferramentas de comunicação e mídias sociais.
id UFMG-2_f842eca2071038541c0abcd677202ce0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/23011
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporâneaarte e informaçãoartes e redes sociaisarte e internetDentro do grande tema Arte e Informação, foi pesquisada a importância da internet e das redes sociais como forma de interação entre os diversos agentes que atuam no sistema de arte, tendo como base o esquema tripartite proposto por Anne Cauquelin, produção, distribuição e consumo. A aproximação interdisciplinar entre essas duas áreas do conhecimento permitiu vislumbrar a forma como a arte contemporânea e o artista contemporâneo se inserem no meio informacional. Vivemos na era da informação, o indivíduo artista está inserido nesse mundo e convive com as novas tecnologias da informação. O artigo analisa o comportamento do artista diante das redes sociais de informação, seja como forma de expor trabalhos de arte, propagar ideias ou mesmo como forma de criação artística. Através de questionário aplicado a profissionais da área - artistas de diversas especialidades, críticos, galeristas, etc.- foi possível explorar a sua percepção acerca de sua interação com o mundo da informação e das redes sociais e os benefícios que eles podem obter do uso das novas ferramentas de comunicação e mídias sociais.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionsurveyapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23011Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 No. 3 (2015); 116-136Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 Núm. 3 (2015); 116-136Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20 n. 3 (2015); 116-1361981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23011/18594Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais Querino, Rubens Estevão Costa de Morais QuerinoFerreira, Marta Araujo Tavares2020-06-26T19:00:02Zoai:periodicos.ufmg.br:article/23011Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T19:00:02Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea
title Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea
spellingShingle Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea
Morais Querino, Rubens Estevão Costa de Morais Querino
arte e informação
artes e redes sociais
arte e internet
title_short Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea
title_full Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea
title_fullStr Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea
title_full_unstemmed Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea
title_sort Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea
author Morais Querino, Rubens Estevão Costa de Morais Querino
author_facet Morais Querino, Rubens Estevão Costa de Morais Querino
Ferreira, Marta Araujo Tavares
author_role author
author2 Ferreira, Marta Araujo Tavares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais Querino, Rubens Estevão Costa de Morais Querino
Ferreira, Marta Araujo Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv arte e informação
artes e redes sociais
arte e internet
topic arte e informação
artes e redes sociais
arte e internet
description Dentro do grande tema Arte e Informação, foi pesquisada a importância da internet e das redes sociais como forma de interação entre os diversos agentes que atuam no sistema de arte, tendo como base o esquema tripartite proposto por Anne Cauquelin, produção, distribuição e consumo. A aproximação interdisciplinar entre essas duas áreas do conhecimento permitiu vislumbrar a forma como a arte contemporânea e o artista contemporâneo se inserem no meio informacional. Vivemos na era da informação, o indivíduo artista está inserido nesse mundo e convive com as novas tecnologias da informação. O artigo analisa o comportamento do artista diante das redes sociais de informação, seja como forma de expor trabalhos de arte, propagar ideias ou mesmo como forma de criação artística. Através de questionário aplicado a profissionais da área - artistas de diversas especialidades, críticos, galeristas, etc.- foi possível explorar a sua percepção acerca de sua interação com o mundo da informação e das redes sociais e os benefícios que eles podem obter do uso das novas ferramentas de comunicação e mídias sociais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
survey
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23011
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23011/18594
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 No. 3 (2015); 116-136
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 Núm. 3 (2015); 116-136
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20 n. 3 (2015); 116-136
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711082270425088