Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23011 |
Resumo: | Dentro do grande tema Arte e Informação, foi pesquisada a importância da internet e das redes sociais como forma de interação entre os diversos agentes que atuam no sistema de arte, tendo como base o esquema tripartite proposto por Anne Cauquelin, produção, distribuição e consumo. A aproximação interdisciplinar entre essas duas áreas do conhecimento permitiu vislumbrar a forma como a arte contemporânea e o artista contemporâneo se inserem no meio informacional. Vivemos na era da informação, o indivíduo artista está inserido nesse mundo e convive com as novas tecnologias da informação. O artigo analisa o comportamento do artista diante das redes sociais de informação, seja como forma de expor trabalhos de arte, propagar ideias ou mesmo como forma de criação artística. Através de questionário aplicado a profissionais da área - artistas de diversas especialidades, críticos, galeristas, etc.- foi possível explorar a sua percepção acerca de sua interação com o mundo da informação e das redes sociais e os benefícios que eles podem obter do uso das novas ferramentas de comunicação e mídias sociais. |
id |
UFMG-2_f842eca2071038541c0abcd677202ce0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/23011 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporâneaarte e informaçãoartes e redes sociaisarte e internetDentro do grande tema Arte e Informação, foi pesquisada a importância da internet e das redes sociais como forma de interação entre os diversos agentes que atuam no sistema de arte, tendo como base o esquema tripartite proposto por Anne Cauquelin, produção, distribuição e consumo. A aproximação interdisciplinar entre essas duas áreas do conhecimento permitiu vislumbrar a forma como a arte contemporânea e o artista contemporâneo se inserem no meio informacional. Vivemos na era da informação, o indivíduo artista está inserido nesse mundo e convive com as novas tecnologias da informação. O artigo analisa o comportamento do artista diante das redes sociais de informação, seja como forma de expor trabalhos de arte, propagar ideias ou mesmo como forma de criação artística. Através de questionário aplicado a profissionais da área - artistas de diversas especialidades, críticos, galeristas, etc.- foi possível explorar a sua percepção acerca de sua interação com o mundo da informação e das redes sociais e os benefícios que eles podem obter do uso das novas ferramentas de comunicação e mídias sociais.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionsurveyapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23011Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 No. 3 (2015); 116-136Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 Núm. 3 (2015); 116-136Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20 n. 3 (2015); 116-1361981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23011/18594Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais Querino, Rubens Estevão Costa de Morais QuerinoFerreira, Marta Araujo Tavares2020-06-26T19:00:02Zoai:periodicos.ufmg.br:article/23011Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T19:00:02Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea |
title |
Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea |
spellingShingle |
Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea Morais Querino, Rubens Estevão Costa de Morais Querino arte e informação artes e redes sociais arte e internet |
title_short |
Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea |
title_full |
Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea |
title_fullStr |
Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea |
title_full_unstemmed |
Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea |
title_sort |
Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea |
author |
Morais Querino, Rubens Estevão Costa de Morais Querino |
author_facet |
Morais Querino, Rubens Estevão Costa de Morais Querino Ferreira, Marta Araujo Tavares |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Marta Araujo Tavares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais Querino, Rubens Estevão Costa de Morais Querino Ferreira, Marta Araujo Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
arte e informação artes e redes sociais arte e internet |
topic |
arte e informação artes e redes sociais arte e internet |
description |
Dentro do grande tema Arte e Informação, foi pesquisada a importância da internet e das redes sociais como forma de interação entre os diversos agentes que atuam no sistema de arte, tendo como base o esquema tripartite proposto por Anne Cauquelin, produção, distribuição e consumo. A aproximação interdisciplinar entre essas duas áreas do conhecimento permitiu vislumbrar a forma como a arte contemporânea e o artista contemporâneo se inserem no meio informacional. Vivemos na era da informação, o indivíduo artista está inserido nesse mundo e convive com as novas tecnologias da informação. O artigo analisa o comportamento do artista diante das redes sociais de informação, seja como forma de expor trabalhos de arte, propagar ideias ou mesmo como forma de criação artística. Através de questionário aplicado a profissionais da área - artistas de diversas especialidades, críticos, galeristas, etc.- foi possível explorar a sua percepção acerca de sua interação com o mundo da informação e das redes sociais e os benefícios que eles podem obter do uso das novas ferramentas de comunicação e mídias sociais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion survey |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23011 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23011/18594 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 No. 3 (2015); 116-136 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 Núm. 3 (2015); 116-136 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20 n. 3 (2015); 116-136 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711082270425088 |