Fatores de influência no preço do milho no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldarelli, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bacchi, Mirian Rumenos Piedade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Nova Economia (Online)
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1669
Resumo: Compreender a dinâmica de funcionamento do mercado de milho brasileiro, procedendo a uma investigação dos fatores que afetam as quantidades e preços nesse mercado, é o objetivo deste trabalho. Os testes de raiz unitária foram feitos utilizando-se a metodologia DF-GLS – Dickey Fuller Generalized Least Square – e os de cointegração de Johansen (1988). O modelo estimado, de ajuste pelo preço, foi um Modelo de Autorregressão Vetorial com Correção de Erros – VEC, sendo a identificação feita pelo procedimento de Sims-Bernanke. O estudo permite afirmar que existe forte interação entre os mercados de milho e de soja, mostrando uma relação de complementaridade na oferta e substitutibilidade na demanda, e que fatores macroeconômicos como renda e juros são importantes na determinação dos preços do milho ao produtor e no atacado. Vale ressaltar que os preços externos do milho mostraram relativa importância no processo de formação do preço doméstico do grão.
id UFMG-4_0d807ae1e34cf9d3b35222a120a401ce
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1669
network_acronym_str UFMG-4
network_name_str Nova Economia (Online)
repository_id_str
spelling Fatores de influência no preço do milho no Brasilmilhosojapreçoséries temporaisCompreender a dinâmica de funcionamento do mercado de milho brasileiro, procedendo a uma investigação dos fatores que afetam as quantidades e preços nesse mercado, é o objetivo deste trabalho. Os testes de raiz unitária foram feitos utilizando-se a metodologia DF-GLS – Dickey Fuller Generalized Least Square – e os de cointegração de Johansen (1988). O modelo estimado, de ajuste pelo preço, foi um Modelo de Autorregressão Vetorial com Correção de Erros – VEC, sendo a identificação feita pelo procedimento de Sims-Bernanke. O estudo permite afirmar que existe forte interação entre os mercados de milho e de soja, mostrando uma relação de complementaridade na oferta e substitutibilidade na demanda, e que fatores macroeconômicos como renda e juros são importantes na determinação dos preços do milho ao produtor e no atacado. Vale ressaltar que os preços externos do milho mostraram relativa importância no processo de formação do preço doméstico do grão.Departamento de Ciências Econômicas da UFMG2012-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1669Nova Economia; Vol. 22 No. 1 (2012)Nova Economia; v. 22 n. 1 (2012)1980-53810103-6351reponame:Nova Economia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1669/962Caldarelli, Carlos EduardoBacchi, Mirian Rumenos Piedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-11T04:31:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1669Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomiaPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/oai||ne@face.ufmg.br1980-53810103-6351opendoar:2020-08-11T04:31:49Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de influência no preço do milho no Brasil
title Fatores de influência no preço do milho no Brasil
spellingShingle Fatores de influência no preço do milho no Brasil
Caldarelli, Carlos Eduardo
milho
soja
preço
séries temporais
title_short Fatores de influência no preço do milho no Brasil
title_full Fatores de influência no preço do milho no Brasil
title_fullStr Fatores de influência no preço do milho no Brasil
title_full_unstemmed Fatores de influência no preço do milho no Brasil
title_sort Fatores de influência no preço do milho no Brasil
author Caldarelli, Carlos Eduardo
author_facet Caldarelli, Carlos Eduardo
Bacchi, Mirian Rumenos Piedade
author_role author
author2 Bacchi, Mirian Rumenos Piedade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldarelli, Carlos Eduardo
Bacchi, Mirian Rumenos Piedade
dc.subject.por.fl_str_mv milho
soja
preço
séries temporais
topic milho
soja
preço
séries temporais
description Compreender a dinâmica de funcionamento do mercado de milho brasileiro, procedendo a uma investigação dos fatores que afetam as quantidades e preços nesse mercado, é o objetivo deste trabalho. Os testes de raiz unitária foram feitos utilizando-se a metodologia DF-GLS – Dickey Fuller Generalized Least Square – e os de cointegração de Johansen (1988). O modelo estimado, de ajuste pelo preço, foi um Modelo de Autorregressão Vetorial com Correção de Erros – VEC, sendo a identificação feita pelo procedimento de Sims-Bernanke. O estudo permite afirmar que existe forte interação entre os mercados de milho e de soja, mostrando uma relação de complementaridade na oferta e substitutibilidade na demanda, e que fatores macroeconômicos como renda e juros são importantes na determinação dos preços do milho ao produtor e no atacado. Vale ressaltar que os preços externos do milho mostraram relativa importância no processo de formação do preço doméstico do grão.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1669
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1669/962
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciências Econômicas da UFMG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciências Econômicas da UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Nova Economia; Vol. 22 No. 1 (2012)
Nova Economia; v. 22 n. 1 (2012)
1980-5381
0103-6351
reponame:Nova Economia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Nova Economia (Online)
collection Nova Economia (Online)
repository.name.fl_str_mv Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||ne@face.ufmg.br
_version_ 1799711057920393216