Um modelo integrado econométrico+insumo-produto para previsão de longo prazo da demanda de combustíveis no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Nova Economia (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1594 |
Resumo: | O artigo apresenta um modelo integrado de tipo econométrico+insumo-produto para previsões de longo prazo da demanda de combustíveis no Brasil. O modelo é baseado na integração por ligação de um modelo vetorial de correção de erros com um modelo de insumo-produto híbrido para a economia brasileira e permite fazer previsões anuais de consumo para quatro grupos de combustível: gasolina, óleo diesel, óleo combustível e álcool. No processo de desenvolvimento, tanto o modelo econométrico quanto o modelo integrado foram submetidos a testes de desempenho preditivo, com o último sendo calibrado para melhor performance, usando-se dados disponíveis para o período de 2004 a 2007. Posteriormente, o modelo integrado é usado para gerar previsões no período de 2008 a 2017. As previsões são baseadas em dois cenários alternativos, um prevendo duração curta, e o outro, duração longa para a atual crise econômica mundial. Os resultados obtidos indicam que, em ambos os casos, ocorrerá significativo aumento da demanda de combustíveis nos próximos 10 anos. |
id |
UFMG-4_26560523ad486439738a589db6380399 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1594 |
network_acronym_str |
UFMG-4 |
network_name_str |
Nova Economia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um modelo integrado econométrico+insumo-produto para previsão de longo prazo da demanda de combustíveis no Brasileconometriainsumo-produtomodelo integradoenergiacombustíveisO artigo apresenta um modelo integrado de tipo econométrico+insumo-produto para previsões de longo prazo da demanda de combustíveis no Brasil. O modelo é baseado na integração por ligação de um modelo vetorial de correção de erros com um modelo de insumo-produto híbrido para a economia brasileira e permite fazer previsões anuais de consumo para quatro grupos de combustível: gasolina, óleo diesel, óleo combustível e álcool. No processo de desenvolvimento, tanto o modelo econométrico quanto o modelo integrado foram submetidos a testes de desempenho preditivo, com o último sendo calibrado para melhor performance, usando-se dados disponíveis para o período de 2004 a 2007. Posteriormente, o modelo integrado é usado para gerar previsões no período de 2008 a 2017. As previsões são baseadas em dois cenários alternativos, um prevendo duração curta, e o outro, duração longa para a atual crise econômica mundial. Os resultados obtidos indicam que, em ambos os casos, ocorrerá significativo aumento da demanda de combustíveis nos próximos 10 anos.Departamento de Ciências Econômicas da UFMG2012-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1594Nova Economia; Vol. 21 No. 3 (2011)Nova Economia; v. 21 n. 3 (2011)1980-53810103-6351reponame:Nova Economia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1594/928Santiago, Flaviane SouzaMattos, Rogério Silva dePerobelli, Fernando Salgueiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-11T04:31:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1594Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomiaPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/oai||ne@face.ufmg.br1980-53810103-6351opendoar:2020-08-11T04:31:30Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um modelo integrado econométrico+insumo-produto para previsão de longo prazo da demanda de combustíveis no Brasil |
title |
Um modelo integrado econométrico+insumo-produto para previsão de longo prazo da demanda de combustíveis no Brasil |
spellingShingle |
Um modelo integrado econométrico+insumo-produto para previsão de longo prazo da demanda de combustíveis no Brasil Santiago, Flaviane Souza econometria insumo-produto modelo integrado energia combustíveis |
title_short |
Um modelo integrado econométrico+insumo-produto para previsão de longo prazo da demanda de combustíveis no Brasil |
title_full |
Um modelo integrado econométrico+insumo-produto para previsão de longo prazo da demanda de combustíveis no Brasil |
title_fullStr |
Um modelo integrado econométrico+insumo-produto para previsão de longo prazo da demanda de combustíveis no Brasil |
title_full_unstemmed |
Um modelo integrado econométrico+insumo-produto para previsão de longo prazo da demanda de combustíveis no Brasil |
title_sort |
Um modelo integrado econométrico+insumo-produto para previsão de longo prazo da demanda de combustíveis no Brasil |
author |
Santiago, Flaviane Souza |
author_facet |
Santiago, Flaviane Souza Mattos, Rogério Silva de Perobelli, Fernando Salgueiro |
author_role |
author |
author2 |
Mattos, Rogério Silva de Perobelli, Fernando Salgueiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santiago, Flaviane Souza Mattos, Rogério Silva de Perobelli, Fernando Salgueiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
econometria insumo-produto modelo integrado energia combustíveis |
topic |
econometria insumo-produto modelo integrado energia combustíveis |
description |
O artigo apresenta um modelo integrado de tipo econométrico+insumo-produto para previsões de longo prazo da demanda de combustíveis no Brasil. O modelo é baseado na integração por ligação de um modelo vetorial de correção de erros com um modelo de insumo-produto híbrido para a economia brasileira e permite fazer previsões anuais de consumo para quatro grupos de combustível: gasolina, óleo diesel, óleo combustível e álcool. No processo de desenvolvimento, tanto o modelo econométrico quanto o modelo integrado foram submetidos a testes de desempenho preditivo, com o último sendo calibrado para melhor performance, usando-se dados disponíveis para o período de 2004 a 2007. Posteriormente, o modelo integrado é usado para gerar previsões no período de 2008 a 2017. As previsões são baseadas em dois cenários alternativos, um prevendo duração curta, e o outro, duração longa para a atual crise econômica mundial. Os resultados obtidos indicam que, em ambos os casos, ocorrerá significativo aumento da demanda de combustíveis nos próximos 10 anos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1594 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1594/928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Econômicas da UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Econômicas da UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Nova Economia; Vol. 21 No. 3 (2011) Nova Economia; v. 21 n. 3 (2011) 1980-5381 0103-6351 reponame:Nova Economia (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Nova Economia (Online) |
collection |
Nova Economia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ne@face.ufmg.br |
_version_ |
1799711057914101760 |