Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michel, Rodrigo Cavalcante
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Avellar, Ana Paula Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Nova Economia (Online)
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065
Resumo: O objetivo do trabalho é analisar a estrutura da indústria cinematográfica brasileira e o papel das políticas públicas dirigidas ao setor no período de 1995 a 2012. O estudo identifica as empresas atuantes nos diferentes elos da cadeia produtiva – produção, distribuição e exibição – e utiliza os índices de concentração CR(4), CR(8) e o índice Hirschman-Herfindahl (HHI) para caracterizar a estrutura de mercado em cada uma das etapas do processo produtivo. Entre os resultados encontrados, destaca-se que: i) a estrutura do setor é fortemente concentrada nos três elos da cadeia produtiva; ii) a dinâmica setorial, especificamente o elo da produção, esteve fortemente relacionada às políticas públicas de apoio. Assim, o estudo conclui que, para desenvolvimento mais expressivo da indústria cinematográfica no Brasil, essas políticas devem atuar simultaneamente nas três etapas da cadeia produtiva, promovendo maior competitividade ao cinema nacional.
id UFMG-4_473a8ab7d2ac24434ce0df72e296e0dd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2065
network_acronym_str UFMG-4
network_name_str Nova Economia (Online)
repository_id_str
spelling Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicasindústria cinematográficaBrasilíndice de concentraçãoANCINEO objetivo do trabalho é analisar a estrutura da indústria cinematográfica brasileira e o papel das políticas públicas dirigidas ao setor no período de 1995 a 2012. O estudo identifica as empresas atuantes nos diferentes elos da cadeia produtiva – produção, distribuição e exibição – e utiliza os índices de concentração CR(4), CR(8) e o índice Hirschman-Herfindahl (HHI) para caracterizar a estrutura de mercado em cada uma das etapas do processo produtivo. Entre os resultados encontrados, destaca-se que: i) a estrutura do setor é fortemente concentrada nos três elos da cadeia produtiva; ii) a dinâmica setorial, especificamente o elo da produção, esteve fortemente relacionada às políticas públicas de apoio. Assim, o estudo conclui que, para desenvolvimento mais expressivo da indústria cinematográfica no Brasil, essas políticas devem atuar simultaneamente nas três etapas da cadeia produtiva, promovendo maior competitividade ao cinema nacional.Departamento de Ciências Econômicas da UFMG2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065Nova Economia; Vol. 24 No. 3 (2014)Nova Economia; v. 24 n. 3 (2014)1980-53810103-6351reponame:Nova Economia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065/1473https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065/2619https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065/2620Michel, Rodrigo CavalcanteAvellar, Ana Paula Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-04T22:18:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2065Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomiaPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/oai||ne@face.ufmg.br1980-53810103-6351opendoar:2020-10-04T22:18:21Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas
title Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas
spellingShingle Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas
Michel, Rodrigo Cavalcante
indústria cinematográfica
Brasil
índice de concentração
ANCINE
title_short Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas
title_full Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas
title_fullStr Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas
title_full_unstemmed Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas
title_sort Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas
author Michel, Rodrigo Cavalcante
author_facet Michel, Rodrigo Cavalcante
Avellar, Ana Paula Macedo
author_role author
author2 Avellar, Ana Paula Macedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Michel, Rodrigo Cavalcante
Avellar, Ana Paula Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv indústria cinematográfica
Brasil
índice de concentração
ANCINE
topic indústria cinematográfica
Brasil
índice de concentração
ANCINE
description O objetivo do trabalho é analisar a estrutura da indústria cinematográfica brasileira e o papel das políticas públicas dirigidas ao setor no período de 1995 a 2012. O estudo identifica as empresas atuantes nos diferentes elos da cadeia produtiva – produção, distribuição e exibição – e utiliza os índices de concentração CR(4), CR(8) e o índice Hirschman-Herfindahl (HHI) para caracterizar a estrutura de mercado em cada uma das etapas do processo produtivo. Entre os resultados encontrados, destaca-se que: i) a estrutura do setor é fortemente concentrada nos três elos da cadeia produtiva; ii) a dinâmica setorial, especificamente o elo da produção, esteve fortemente relacionada às políticas públicas de apoio. Assim, o estudo conclui que, para desenvolvimento mais expressivo da indústria cinematográfica no Brasil, essas políticas devem atuar simultaneamente nas três etapas da cadeia produtiva, promovendo maior competitividade ao cinema nacional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065/1473
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065/2619
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065/2620
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-excel
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciências Econômicas da UFMG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciências Econômicas da UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Nova Economia; Vol. 24 No. 3 (2014)
Nova Economia; v. 24 n. 3 (2014)
1980-5381
0103-6351
reponame:Nova Economia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Nova Economia (Online)
collection Nova Economia (Online)
repository.name.fl_str_mv Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||ne@face.ufmg.br
_version_ 1799711058320949248