Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Nova Economia (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065 |
Resumo: | O objetivo do trabalho é analisar a estrutura da indústria cinematográfica brasileira e o papel das políticas públicas dirigidas ao setor no período de 1995 a 2012. O estudo identifica as empresas atuantes nos diferentes elos da cadeia produtiva – produção, distribuição e exibição – e utiliza os índices de concentração CR(4), CR(8) e o índice Hirschman-Herfindahl (HHI) para caracterizar a estrutura de mercado em cada uma das etapas do processo produtivo. Entre os resultados encontrados, destaca-se que: i) a estrutura do setor é fortemente concentrada nos três elos da cadeia produtiva; ii) a dinâmica setorial, especificamente o elo da produção, esteve fortemente relacionada às políticas públicas de apoio. Assim, o estudo conclui que, para desenvolvimento mais expressivo da indústria cinematográfica no Brasil, essas políticas devem atuar simultaneamente nas três etapas da cadeia produtiva, promovendo maior competitividade ao cinema nacional. |
id |
UFMG-4_473a8ab7d2ac24434ce0df72e296e0dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2065 |
network_acronym_str |
UFMG-4 |
network_name_str |
Nova Economia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicasindústria cinematográficaBrasilíndice de concentraçãoANCINEO objetivo do trabalho é analisar a estrutura da indústria cinematográfica brasileira e o papel das políticas públicas dirigidas ao setor no período de 1995 a 2012. O estudo identifica as empresas atuantes nos diferentes elos da cadeia produtiva – produção, distribuição e exibição – e utiliza os índices de concentração CR(4), CR(8) e o índice Hirschman-Herfindahl (HHI) para caracterizar a estrutura de mercado em cada uma das etapas do processo produtivo. Entre os resultados encontrados, destaca-se que: i) a estrutura do setor é fortemente concentrada nos três elos da cadeia produtiva; ii) a dinâmica setorial, especificamente o elo da produção, esteve fortemente relacionada às políticas públicas de apoio. Assim, o estudo conclui que, para desenvolvimento mais expressivo da indústria cinematográfica no Brasil, essas políticas devem atuar simultaneamente nas três etapas da cadeia produtiva, promovendo maior competitividade ao cinema nacional.Departamento de Ciências Econômicas da UFMG2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065Nova Economia; Vol. 24 No. 3 (2014)Nova Economia; v. 24 n. 3 (2014)1980-53810103-6351reponame:Nova Economia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065/1473https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065/2619https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065/2620Michel, Rodrigo CavalcanteAvellar, Ana Paula Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-04T22:18:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2065Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomiaPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/oai||ne@face.ufmg.br1980-53810103-6351opendoar:2020-10-04T22:18:21Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas |
title |
Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas |
spellingShingle |
Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas Michel, Rodrigo Cavalcante indústria cinematográfica Brasil índice de concentração ANCINE |
title_short |
Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas |
title_full |
Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas |
title_fullStr |
Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas |
title_full_unstemmed |
Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas |
title_sort |
Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas |
author |
Michel, Rodrigo Cavalcante |
author_facet |
Michel, Rodrigo Cavalcante Avellar, Ana Paula Macedo |
author_role |
author |
author2 |
Avellar, Ana Paula Macedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michel, Rodrigo Cavalcante Avellar, Ana Paula Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
indústria cinematográfica Brasil índice de concentração ANCINE |
topic |
indústria cinematográfica Brasil índice de concentração ANCINE |
description |
O objetivo do trabalho é analisar a estrutura da indústria cinematográfica brasileira e o papel das políticas públicas dirigidas ao setor no período de 1995 a 2012. O estudo identifica as empresas atuantes nos diferentes elos da cadeia produtiva – produção, distribuição e exibição – e utiliza os índices de concentração CR(4), CR(8) e o índice Hirschman-Herfindahl (HHI) para caracterizar a estrutura de mercado em cada uma das etapas do processo produtivo. Entre os resultados encontrados, destaca-se que: i) a estrutura do setor é fortemente concentrada nos três elos da cadeia produtiva; ii) a dinâmica setorial, especificamente o elo da produção, esteve fortemente relacionada às políticas públicas de apoio. Assim, o estudo conclui que, para desenvolvimento mais expressivo da indústria cinematográfica no Brasil, essas políticas devem atuar simultaneamente nas três etapas da cadeia produtiva, promovendo maior competitividade ao cinema nacional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065/1473 https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065/2619 https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065/2620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.ms-excel application/vnd.ms-excel |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Econômicas da UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Econômicas da UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Nova Economia; Vol. 24 No. 3 (2014) Nova Economia; v. 24 n. 3 (2014) 1980-5381 0103-6351 reponame:Nova Economia (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Nova Economia (Online) |
collection |
Nova Economia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ne@face.ufmg.br |
_version_ |
1799711058320949248 |