Crescimento econômico nas cidades médias brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Thompson A.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Serra, Rodrigo V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Nova Economia (Online)
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2191
Resumo: As cidades médias brasileiras mostraram um variado desempenho produtivo nas décadas de setenta e de oitenta, conforme medido pela variação do pessoal ocupado nas mesmas. O objetivo deste trabalho é verificar como tal desempenho se mostrou diferente em termos de algumas características estruturais que estas cidades apresentavam no ano inicial de cada década. Isto é feito através de análises de regressão, usando-se como características variáveis que procuram representar diferenças de dimensão demográfica, de grau de industrialização, de nível de renda e de sua desigualdade, de nível educacional, de oferta de infra-estrutura, de nível de dispêndio público e de mercado. Além destas variáveis, um controle é feito para atributos de região, de localização espacial (metropolitana e não-metropolitana) e de escala urbana. Regressões também foram rodadas da mesma forma para verificar como as mesmas características servem para discrimimu' estas cidades em termos das variações de rendimento da renda total nas mesmas. O resultado obtido indica que o conjunto escolhido de características mostrou-se extremamente relevante para explicar as diferenças de performance.
id UFMG-4_500d0596bb93c3894792fa444cc4873b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2191
network_acronym_str UFMG-4
network_name_str Nova Economia (Online)
repository_id_str
spelling Crescimento econômico nas cidades médias brasileirasAs cidades médias brasileiras mostraram um variado desempenho produtivo nas décadas de setenta e de oitenta, conforme medido pela variação do pessoal ocupado nas mesmas. O objetivo deste trabalho é verificar como tal desempenho se mostrou diferente em termos de algumas características estruturais que estas cidades apresentavam no ano inicial de cada década. Isto é feito através de análises de regressão, usando-se como características variáveis que procuram representar diferenças de dimensão demográfica, de grau de industrialização, de nível de renda e de sua desigualdade, de nível educacional, de oferta de infra-estrutura, de nível de dispêndio público e de mercado. Além destas variáveis, um controle é feito para atributos de região, de localização espacial (metropolitana e não-metropolitana) e de escala urbana. Regressões também foram rodadas da mesma forma para verificar como as mesmas características servem para discrimimu' estas cidades em termos das variações de rendimento da renda total nas mesmas. O resultado obtido indica que o conjunto escolhido de características mostrou-se extremamente relevante para explicar as diferenças de performance.Departamento de Ciências Econômicas da UFMG2013-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2191Nova Economia; Vol. 9 No. 1 (1999)Nova Economia; v. 9 n. 1 (1999)1980-53810103-6351reponame:Nova Economia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2191/1162Andrade, Thompson A.Serra, Rodrigo V.info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-10T23:17:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2191Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomiaPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/oai||ne@face.ufmg.br1980-53810103-6351opendoar:2020-08-10T23:17Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Crescimento econômico nas cidades médias brasileiras
title Crescimento econômico nas cidades médias brasileiras
spellingShingle Crescimento econômico nas cidades médias brasileiras
Andrade, Thompson A.
title_short Crescimento econômico nas cidades médias brasileiras
title_full Crescimento econômico nas cidades médias brasileiras
title_fullStr Crescimento econômico nas cidades médias brasileiras
title_full_unstemmed Crescimento econômico nas cidades médias brasileiras
title_sort Crescimento econômico nas cidades médias brasileiras
author Andrade, Thompson A.
author_facet Andrade, Thompson A.
Serra, Rodrigo V.
author_role author
author2 Serra, Rodrigo V.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Thompson A.
Serra, Rodrigo V.
description As cidades médias brasileiras mostraram um variado desempenho produtivo nas décadas de setenta e de oitenta, conforme medido pela variação do pessoal ocupado nas mesmas. O objetivo deste trabalho é verificar como tal desempenho se mostrou diferente em termos de algumas características estruturais que estas cidades apresentavam no ano inicial de cada década. Isto é feito através de análises de regressão, usando-se como características variáveis que procuram representar diferenças de dimensão demográfica, de grau de industrialização, de nível de renda e de sua desigualdade, de nível educacional, de oferta de infra-estrutura, de nível de dispêndio público e de mercado. Além destas variáveis, um controle é feito para atributos de região, de localização espacial (metropolitana e não-metropolitana) e de escala urbana. Regressões também foram rodadas da mesma forma para verificar como as mesmas características servem para discrimimu' estas cidades em termos das variações de rendimento da renda total nas mesmas. O resultado obtido indica que o conjunto escolhido de características mostrou-se extremamente relevante para explicar as diferenças de performance.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2191
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2191/1162
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciências Econômicas da UFMG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciências Econômicas da UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Nova Economia; Vol. 9 No. 1 (1999)
Nova Economia; v. 9 n. 1 (1999)
1980-5381
0103-6351
reponame:Nova Economia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Nova Economia (Online)
collection Nova Economia (Online)
repository.name.fl_str_mv Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||ne@face.ufmg.br
_version_ 1799711058377572352