A relação de fatores individuais, familiares e escolares com a distorção idade-série no ensino público brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portella, Alysson Lorenzon
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bussmann, Tanise Brandão, de Oliveira, Ana Maria Hermeto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Nova Economia (Online)
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/3138
Resumo: Este trabalho discute os fatores relacionados à distorção idade-série, indicando quais são os principais determinantes desta defasagem para estudantes do ensino público do Brasil. A partir de uma análise econométrica, com dados da PNAD e do INEP de 2013, é avaliada a maneira como características pessoais, familiares e escolares estão relacionadas com a ocorrência de distorções. Em especial, este trabalho emprega modelos econométricos que tratam especificamente de dados de contagem, como o Poisson e o Binomial Negativo, bem como outros que trabalham com excesso de zeros, como o Poisson com Zeros Inflados e o Binomial Negativo com Zeros Inflados. Entre os resultados, destaca-se uma substutibilidade entre as variáveis do contexto educacional e as do contexto familiar individual, pela redução dos coeficientes destas com a adição das variáveis educacionais. Além disso, destaca-se que na medida em que a idade avança, a ausência de distorção reflete-se em menor probabilidade de ela ocorrer no futuro.
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