Analisando algumas rupturas e continuidades como processos políticos de uma reforma curricular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42810 |
Resumo: | Our studies on the curriculum reformation process in the physical education course of the Escola de Educação Física da Universidade de Minas Gerais (EEF/UFMG) ended by 1990, showed a recurrent speech about changes supposed to occur in such course. The issue is: reformation posed would mean affective changes in the curriculum? What can be called change? What does persist? How does this process develop? We refuse the idea of linear and developing change. Inside the studied reformation there are continuities as consequences of postures and views already present in the process of reconstruction and in society in general. Along with that other discourses occasionally arise in the area promoting changes, ruptures, as consequences of new manifestations of power in the focused field. |
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Analisando algumas rupturas e continuidades como processos políticos de uma reforma curricularCurrículoReforma EducacionalEducação FísicaEnsino SuperiorContinuidades e DescontinuidadeOur studies on the curriculum reformation process in the physical education course of the Escola de Educação Física da Universidade de Minas Gerais (EEF/UFMG) ended by 1990, showed a recurrent speech about changes supposed to occur in such course. The issue is: reformation posed would mean affective changes in the curriculum? What can be called change? What does persist? How does this process develop? We refuse the idea of linear and developing change. Inside the studied reformation there are continuities as consequences of postures and views already present in the process of reconstruction and in society in general. Along with that other discourses occasionally arise in the area promoting changes, ruptures, as consequences of new manifestations of power in the focused field.Ao estudarmos a reforma do currículo do Curso de Educação Física da EEF/UFMG, finalizada em 1990, encontramos um conjunto de discursos recorrentes sobre reforma e mudança. Esses enunciados sugerem que um processo de reforma resultaria, naturalmente, em mudanças. Mas será que uma reforma ocasiona automaticamente mudanças no currículo? O que pode ser chamado de mudança? O que persiste? Como se dá esse processo? Este texto contrapõe-se à idéia de que, ocorrendo reforma, ocorreriam mudanças num sentido linear e evolutivo. Busca mostrar que, na reforma estudada, há continuidades, em decorrência da manutenção de posturas e de visões já presentes no processo de reestruturação e na sociedade em geral. Mostra igualmente que, algumas vezes, começam a circular outros discursos na área, promovendo mudanças, descontinuidades, em função de novas manifestações de poder no campo em estudo.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42810Educação em Revista ; v. 16 n. 32 (2000): Edição 131982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42810/32624Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Cláudio Lúcio2023-05-29T14:36:39Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42810Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:36:39Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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