Formação Técnica e Empregabilidade noPronatec: a experiência de uma cidade da fronteira Brasil-Uruguai
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21297 |
Resumo: | O objetivo do trabalho é analisar a repercussão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) para a inserção e qualificação profissional. Nos debates acadêmicos, técnicos e do senso comum sobre a sua efetividade para o fim da pobreza, muitas vezes se questiona sua influência sobre a estabilidade do trabalhador no mercado de trabalho. Contudo, poucos estudos têm se dedicado a verificar junto aos próprios beneficiários sua relevância para inserção profissional, caminho considerado sustentável para o combate à situação de vulnerabilidade das famílias beneficiárias. Propondo-se a essa análise, o trabalho parte de dados coletados em entrevistas com beneficiários em uma cidade da fronteira do Brasil com o Uruguai. É abordada a importância econômica do Pronatec para as famílias frente às dificuldades do mercado de trabalho local. |
id |
UFMG-5_05c6d61e21b210f886cbce708169354f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21297 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação Técnica e Empregabilidade noPronatec: a experiência de uma cidade da fronteira Brasil-UruguaiPronatecEducação profissionalizanteempregabilidadeprogramas sociaisO objetivo do trabalho é analisar a repercussão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) para a inserção e qualificação profissional. Nos debates acadêmicos, técnicos e do senso comum sobre a sua efetividade para o fim da pobreza, muitas vezes se questiona sua influência sobre a estabilidade do trabalhador no mercado de trabalho. Contudo, poucos estudos têm se dedicado a verificar junto aos próprios beneficiários sua relevância para inserção profissional, caminho considerado sustentável para o combate à situação de vulnerabilidade das famílias beneficiárias. Propondo-se a essa análise, o trabalho parte de dados coletados em entrevistas com beneficiários em uma cidade da fronteira do Brasil com o Uruguai. É abordada a importância econômica do Pronatec para as famílias frente às dificuldades do mercado de trabalho local.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/x-ziphttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21297Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21297/17228Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDornelas Camara, Guilherme2023-05-30T14:22:51Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21297Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:22:51Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Técnica e Empregabilidade noPronatec: a experiência de uma cidade da fronteira Brasil-Uruguai |
title |
Formação Técnica e Empregabilidade noPronatec: a experiência de uma cidade da fronteira Brasil-Uruguai |
spellingShingle |
Formação Técnica e Empregabilidade noPronatec: a experiência de uma cidade da fronteira Brasil-Uruguai Dornelas Camara, Guilherme Pronatec Educação profissionalizante empregabilidade programas sociais |
title_short |
Formação Técnica e Empregabilidade noPronatec: a experiência de uma cidade da fronteira Brasil-Uruguai |
title_full |
Formação Técnica e Empregabilidade noPronatec: a experiência de uma cidade da fronteira Brasil-Uruguai |
title_fullStr |
Formação Técnica e Empregabilidade noPronatec: a experiência de uma cidade da fronteira Brasil-Uruguai |
title_full_unstemmed |
Formação Técnica e Empregabilidade noPronatec: a experiência de uma cidade da fronteira Brasil-Uruguai |
title_sort |
Formação Técnica e Empregabilidade noPronatec: a experiência de uma cidade da fronteira Brasil-Uruguai |
author |
Dornelas Camara, Guilherme |
author_facet |
Dornelas Camara, Guilherme |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dornelas Camara, Guilherme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pronatec Educação profissionalizante empregabilidade programas sociais |
topic |
Pronatec Educação profissionalizante empregabilidade programas sociais |
description |
O objetivo do trabalho é analisar a repercussão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) para a inserção e qualificação profissional. Nos debates acadêmicos, técnicos e do senso comum sobre a sua efetividade para o fim da pobreza, muitas vezes se questiona sua influência sobre a estabilidade do trabalhador no mercado de trabalho. Contudo, poucos estudos têm se dedicado a verificar junto aos próprios beneficiários sua relevância para inserção profissional, caminho considerado sustentável para o combate à situação de vulnerabilidade das famílias beneficiárias. Propondo-se a essa análise, o trabalho parte de dados coletados em entrevistas com beneficiários em uma cidade da fronteira do Brasil com o Uruguai. É abordada a importância econômica do Pronatec para as famílias frente às dificuldades do mercado de trabalho local. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21297 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21297/17228 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/x-zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121859411968 |