Entrada na escola. Saída da escrita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44618 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objeto de estudo a relação de crianças das ca- madas populares, residentes em um bairro da periferia de Belo Horizonte, com a escrita, no momento imediatamente anterior e no imediatamente pos- terior ao seu ingresso na 1• série. Trata-se de um estudo de caso no qual foram entrevistadas várias crianças, pais, professores e especialistas, e ob- servadas, durante três meses, as atividades desenvolvidas na escola pública que atende ás crianças entrevistadas. Na primeira parte, descrevem-se o lugar onde moram essas crianças e as suas relações familiares. Caracteriza-se também a relação que as crianças man- têm com a escrita antes de ingrcessarem na escola e que é intermediada pelo seu grupo familiar e social. Constatou-se que a escrita é um objeto significativo para o grupo observado e que, nesse momento, a relação das crianças com a escrita assume contornos de preparação para a alfabetização escolar. Na segunda parte, caracteriza-se a relação das crianças com a escrita, quando essa relação passa a ser também intermediada pela escola. Apresenta-se uma descrição do contexto escolar onde a criança ingressa: as condições de trabalho dos professores e especialistas; a visão que tem da clientela que atendem; a proposta de trabalho que adotam. Analisam-se alguns momentos que ao demarcarem a entrada da criança na escola podem ser considerados “ritos de passagem”. E, ainda, descrevem-se as oportunidades criadas pela escola pam que as crianças interajam com a escrita. Constalou-se a pouca presença da escrita na escola, apesar de se tratar do momento inicial da alfabetizaçâo. Na conclusão, sãoo explicitados os eixos teóricos que nortearam a pesquisa e a análise dos dados. Apontam-se três eixos: do papel da escola na sociedade capitalista: da caracterização da clientela escolar; do processo de alfabetização. |
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