Coesão em textos escritos: análise de referenciação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamas, Ivone Vieira M.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42775
Resumo: Estudo dos problemas da contextualização e descontextualização, acompanhando a evolução desses aspectos em cento e vinte e oito textos produzidos por trinta e dois alunos, matriculados em 1988, era quatro escolas estaduais da cidade de Viçosa - Minas Gerais, na segunda, quarta, sexta e oitava séries do Primeiro Grau, com 8, 10, 12, 14 anos respectivamente. Utiliza-se, como instrumento de análise, a categoria coesiva de Referenciação, entendida a coesão como sendo marcas de superfície (coesão explícita) ou relações coesivas, (coesão implícita), com o objetivo de verificar se as variáveis nível socioeconômico, série, tipo de texto e apoio interferem nos graus dos referidos fenômenos linguísticos medidos pela relação entre o emprego de anáforas e o de exóforas. Ficou evidenciado, em nível de 5% de probabilidade, que não há interação dessas variáveis em relação aos fenômenos estudados. Considerada separadamente, a variável nível socioeconômico nào mostra diferença significativa no nível de 5%. O efeito da variável série foi significativo tanto em relação a distribuição de anáfora, quanto de exáfora, formando dois grandes blocos homogêneos. Em relação à anáfora, o agrupamento se dá entre as quatro primeiras séries e as quatro últimas; e, nas exóforas, entre a segunda série e as demais. Os dados mostram também uma diferença significativa em nível de 5%, no que diz respeito ao emprego de exóforas em relação às variáveis tipo de texto e apoio, o mesmo não acontecendo no caso das anáforas.
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