Mudanças necessárias no trabalho em escolas: a visão dos profissionais da educação e o enfoque da saúde do trabalhador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Katia Reis
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21145
Resumo: Neste artigo, analisa-se o ponto de vista dos trabalhadores de escolas públicas, noRio de Janeiro, a respeito de mudanças necessárias no seu trabalho para sepromover saúde. Parte-se do pressuposto de que a precarização do trabalho em escolas vem produzindo efeitos sobre a saúde dos profissionais da educação.Adotou-se como perspectiva metodológica a pesquisa qualitativa. Participaram dapesquisa doze trabalhadores, da rede pública de educação, com funções diversasem doze escolas diferentes. Realizamos entrevistas individuais seguindo um roteiro semi-estruturado com perguntas abertas. Quanto à técnica de análise dasfalas, adotamos a “análise do discurso”, chegando a quatro categoriasprincipais de análise. No ângulo de compreensão dos trabalhadores, constatamos tanto a aspiração à transformação material das condições laborais quanto o sonho de uma mudança no modelo de gestão predominante em escolas para o modoparticipativo, superando as estruturas verticais e hierarquizadas de organização do trabalho escolar.
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