Nem sapo, nem príncipe
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44645 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre a leitura de um mesmo texto produzida por crianças de camadas sociais diferentes. Foram tratadas as relalações entre leitor e texto e entre texto-outros textos. Denlre as varias formas de abordar o tema leitura, buscou-se explicitar em que medida o conhecimento de mundo, de modo geral, e o conhecimento de outros textos, de modo especifico, interferem na compreensão da leitura de indivíduos pertencentes a camadas diferentes da sociedade. A pesquisa foi realizada na cidade de Mariana, em Minas Gerais, com crianças que frequentavam a 4° serie do 1° grau. Os dois grupos de informantes foram definidos com base em criterios sócio-econômicos. As obras escolhidas para realizar a investigaçãoo foram Sapomorfose de Cora Rónai, e Tô pedindo trabalho de Terezinha Alvarenga. Verificou-se que a leitura é produzida diferentemente por grupos sociais diferentes e que as diferenças se explicam porque os processos interacionais são diferentes. É devido as especificidades das diferentes interações que os di ferentes significados se constroem. A partir dos resultados obtidos, foram apontadas sugestoes para o trabalho com a leitura na escola. |
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Nem sapo, nem príncipeSapoPríncipeEste trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre a leitura de um mesmo texto produzida por crianças de camadas sociais diferentes. Foram tratadas as relalações entre leitor e texto e entre texto-outros textos. Denlre as varias formas de abordar o tema leitura, buscou-se explicitar em que medida o conhecimento de mundo, de modo geral, e o conhecimento de outros textos, de modo especifico, interferem na compreensão da leitura de indivíduos pertencentes a camadas diferentes da sociedade. A pesquisa foi realizada na cidade de Mariana, em Minas Gerais, com crianças que frequentavam a 4° serie do 1° grau. Os dois grupos de informantes foram definidos com base em criterios sócio-econômicos. As obras escolhidas para realizar a investigaçãoo foram Sapomorfose de Cora Rónai, e Tô pedindo trabalho de Terezinha Alvarenga. Verificou-se que a leitura é produzida diferentemente por grupos sociais diferentes e que as diferenças se explicam porque os processos interacionais são diferentes. É devido as especificidades das diferentes interações que os di ferentes significados se constroem. A partir dos resultados obtidos, foram apontadas sugestoes para o trabalho com a leitura na escola.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44645Educação em Revista ; v. 7 n. 14 (1991): Edição 071982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44645/36749Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Heliana Maria Brina2023-05-29T13:05:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/44645Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:05:38Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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