Nem sapo, nem príncipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Heliana Maria Brina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44645
Resumo: Este trabalho apresenta os resulta­dos de um estudo sobre a leitura de um mesmo texto produzida por crianças de camadas sociais diferentes. Foram tratadas as relalações entre leitor e texto e entre texto-outros textos. Denlre as varias formas de abordar o tema leitura, buscou-se explicitar em que medida o conhecimento de mundo, de modo geral, e o conhecimento de outros textos, de modo especifico, inter­ferem na compreensão da leitura de in­divíduos pertencentes a camadas diferentes da sociedade. A pesquisa foi realizada na cidade de Mariana, em Minas Gerais, com crianças que frequentavam a 4° serie do 1° grau. Os dois grupos de informantes foram definidos com base em criterios sócio-econômicos. As obras escolhidas para realizar a investigaçãoo foram Sapomorfose de Cora Rónai, e Tô pedindo trabalho de Terezinha Alvarenga. Verificou-se que a leitura é produ­zida diferentemente por grupos sociais diferentes e que as diferenças se expli­cam porque os processos interacionais são diferentes. É devido as especificida­des das diferentes interações que os di­ ferentes significados se constroem. A partir dos resultados obtidos, fo­ram apontadas sugestoes para o trabalho com a leitura na escola.
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