Interfaceamentos contemporâneos Tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Valdirene Cássia da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Couto, Edvaldo Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21008
Resumo: O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre juventudes, tribos urbanas e as interfaces com as tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar de Palmas-TO. Foram estudados jovens que se assumem como integrantes de tribos que circulam pela cidade e estudam no Centro de Ensino Médio - CEM. A investigação esteve atrelada a uma perspectiva formativa escolar oficial e a seleção e oferta de conteúdos paralelos, mediados pelas tecnologias digitais, que possibilitam interações coletivas e reorganizam as experiências de vida dos sujeitos. O método, análise de conteúdo, foi adotado para a leitura e interpretação das informações obtidas durante o processo da pesquisa. Os resultados indicam que tipologias distintas de jovens circulam no cenário escolar, convivem com as ofertas das políticas educacionais e formativas e negociam mais sentidos e significados da cultura digital em suas vidas.
id UFMG-5_36a431702272c0de67360c5713c07888
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21008
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Interfaceamentos contemporâneos Tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolarO artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre juventudes, tribos urbanas e as interfaces com as tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar de Palmas-TO. Foram estudados jovens que se assumem como integrantes de tribos que circulam pela cidade e estudam no Centro de Ensino Médio - CEM. A investigação esteve atrelada a uma perspectiva formativa escolar oficial e a seleção e oferta de conteúdos paralelos, mediados pelas tecnologias digitais, que possibilitam interações coletivas e reorganizam as experiências de vida dos sujeitos. O método, análise de conteúdo, foi adotado para a leitura e interpretação das informações obtidas durante o processo da pesquisa. Os resultados indicam que tipologias distintas de jovens circulam no cenário escolar, convivem com as ofertas das políticas educacionais e formativas e negociam mais sentidos e significados da cultura digital em suas vidas.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21008Educação em Revista ; v. 28 n. 2 (2012)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21008/30523https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21008/16893https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21008/16894Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Valdirene Cássia daCouto, Edvaldo Souza2023-05-29T14:22:56Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21008Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:22:56Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Interfaceamentos contemporâneos Tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolar
title Interfaceamentos contemporâneos Tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolar
spellingShingle Interfaceamentos contemporâneos Tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolar
Silva, Valdirene Cássia da
title_short Interfaceamentos contemporâneos Tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolar
title_full Interfaceamentos contemporâneos Tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolar
title_fullStr Interfaceamentos contemporâneos Tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolar
title_full_unstemmed Interfaceamentos contemporâneos Tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolar
title_sort Interfaceamentos contemporâneos Tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolar
author Silva, Valdirene Cássia da
author_facet Silva, Valdirene Cássia da
Couto, Edvaldo Souza
author_role author
author2 Couto, Edvaldo Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valdirene Cássia da
Couto, Edvaldo Souza
description O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre juventudes, tribos urbanas e as interfaces com as tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar de Palmas-TO. Foram estudados jovens que se assumem como integrantes de tribos que circulam pela cidade e estudam no Centro de Ensino Médio - CEM. A investigação esteve atrelada a uma perspectiva formativa escolar oficial e a seleção e oferta de conteúdos paralelos, mediados pelas tecnologias digitais, que possibilitam interações coletivas e reorganizam as experiências de vida dos sujeitos. O método, análise de conteúdo, foi adotado para a leitura e interpretação das informações obtidas durante o processo da pesquisa. Os resultados indicam que tipologias distintas de jovens circulam no cenário escolar, convivem com as ofertas das políticas educacionais e formativas e negociam mais sentidos e significados da cultura digital em suas vidas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21008
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21008/30523
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21008/16893
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21008/16894
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 28 n. 2 (2012)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120763650048