Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Fernando
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Maraschin, Cleci, Santos, Larissa Medeiros Marinho dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164
Resumo: Este artigo propõe o uso de um jogo eletrônico educativo no âmbito da formação do psicólogo escolar como objeto de uma investigação na área da Informática na Educação. Como mais um instrumento de aprendizagem, o jogo poderá mediar negociações com a Psicologia Escolar, estabelecendo uma porta de entrada para este campo de estudos. Articulando as orientações da Teoria Ator-Rede, a Teoria da Enação e da Autopoiese, tecemos considerações sobre como a aprendizagem mediada por um game poderá dissolver dicotomias como aluno-professor, sujeito-objeto no ato de aprender e ensinar. 
id UFMG-5_3a2454fc9401436708fead91ecb2daca
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21164
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativoPsicologia EscolarInformática na EducaçãoJogo EducativoEste artigo propõe o uso de um jogo eletrônico educativo no âmbito da formação do psicólogo escolar como objeto de uma investigação na área da Informática na Educação. Como mais um instrumento de aprendizagem, o jogo poderá mediar negociações com a Psicologia Escolar, estabelecendo uma porta de entrada para este campo de estudos. Articulando as orientações da Teoria Ator-Rede, a Teoria da Enação e da Autopoiese, tecemos considerações sobre como a aprendizagem mediada por um game poderá dissolver dicotomias como aluno-professor, sujeito-objeto no ato de aprender e ensinar. Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164Educação em Revista ; v. 31 n. 1 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164/17074https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164/17075https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164/17076Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeles, FernandoMaraschin, CleciSantos, Larissa Medeiros Marinho dos2023-05-29T15:55:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21164Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T15:55:29Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo
title Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo
spellingShingle Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo
Teles, Fernando
Psicologia Escolar
Informática na Educação
Jogo Educativo
title_short Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo
title_full Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo
title_fullStr Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo
title_full_unstemmed Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo
title_sort Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo
author Teles, Fernando
author_facet Teles, Fernando
Maraschin, Cleci
Santos, Larissa Medeiros Marinho dos
author_role author
author2 Maraschin, Cleci
Santos, Larissa Medeiros Marinho dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Fernando
Maraschin, Cleci
Santos, Larissa Medeiros Marinho dos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Escolar
Informática na Educação
Jogo Educativo
topic Psicologia Escolar
Informática na Educação
Jogo Educativo
description Este artigo propõe o uso de um jogo eletrônico educativo no âmbito da formação do psicólogo escolar como objeto de uma investigação na área da Informática na Educação. Como mais um instrumento de aprendizagem, o jogo poderá mediar negociações com a Psicologia Escolar, estabelecendo uma porta de entrada para este campo de estudos. Articulando as orientações da Teoria Ator-Rede, a Teoria da Enação e da Autopoiese, tecemos considerações sobre como a aprendizagem mediada por um game poderá dissolver dicotomias como aluno-professor, sujeito-objeto no ato de aprender e ensinar. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164/17074
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164/17075
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164/17076
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 31 n. 1 (2015)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121312055296