Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164 |
Resumo: | Este artigo propõe o uso de um jogo eletrônico educativo no âmbito da formação do psicólogo escolar como objeto de uma investigação na área da Informática na Educação. Como mais um instrumento de aprendizagem, o jogo poderá mediar negociações com a Psicologia Escolar, estabelecendo uma porta de entrada para este campo de estudos. Articulando as orientações da Teoria Ator-Rede, a Teoria da Enação e da Autopoiese, tecemos considerações sobre como a aprendizagem mediada por um game poderá dissolver dicotomias como aluno-professor, sujeito-objeto no ato de aprender e ensinar. |
id |
UFMG-5_3a2454fc9401436708fead91ecb2daca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21164 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativoPsicologia EscolarInformática na EducaçãoJogo EducativoEste artigo propõe o uso de um jogo eletrônico educativo no âmbito da formação do psicólogo escolar como objeto de uma investigação na área da Informática na Educação. Como mais um instrumento de aprendizagem, o jogo poderá mediar negociações com a Psicologia Escolar, estabelecendo uma porta de entrada para este campo de estudos. Articulando as orientações da Teoria Ator-Rede, a Teoria da Enação e da Autopoiese, tecemos considerações sobre como a aprendizagem mediada por um game poderá dissolver dicotomias como aluno-professor, sujeito-objeto no ato de aprender e ensinar. Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164Educação em Revista ; v. 31 n. 1 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164/17074https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164/17075https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164/17076Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeles, FernandoMaraschin, CleciSantos, Larissa Medeiros Marinho dos2023-05-29T15:55:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21164Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T15:55:29Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo |
title |
Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo |
spellingShingle |
Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo Teles, Fernando Psicologia Escolar Informática na Educação Jogo Educativo |
title_short |
Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo |
title_full |
Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo |
title_fullStr |
Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo |
title_full_unstemmed |
Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo |
title_sort |
Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo |
author |
Teles, Fernando |
author_facet |
Teles, Fernando Maraschin, Cleci Santos, Larissa Medeiros Marinho dos |
author_role |
author |
author2 |
Maraschin, Cleci Santos, Larissa Medeiros Marinho dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teles, Fernando Maraschin, Cleci Santos, Larissa Medeiros Marinho dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Escolar Informática na Educação Jogo Educativo |
topic |
Psicologia Escolar Informática na Educação Jogo Educativo |
description |
Este artigo propõe o uso de um jogo eletrônico educativo no âmbito da formação do psicólogo escolar como objeto de uma investigação na área da Informática na Educação. Como mais um instrumento de aprendizagem, o jogo poderá mediar negociações com a Psicologia Escolar, estabelecendo uma porta de entrada para este campo de estudos. Articulando as orientações da Teoria Ator-Rede, a Teoria da Enação e da Autopoiese, tecemos considerações sobre como a aprendizagem mediada por um game poderá dissolver dicotomias como aluno-professor, sujeito-objeto no ato de aprender e ensinar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164/17074 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164/17075 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164/17076 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 31 n. 1 (2015) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121312055296 |