Um perfil sociológico do aluno atual do curso de Pedagogia da FaE/UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique Melo Franco Ribeiro; Maria José Braga Viana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45325
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi traçar um perfil sociológico de alunos do curso de Pedagogia da FaE/UFMG. Para tanto procedeu-se a uma análise de conteúdo  de um corpus de 122 autobiografias escolares redigidas por alunos desse curso - 7°/8° períodos dos turnos diurno e noturno, respectivamente, DOS ANOS 2002 E 2003. O  levantamento e a anáise dos dados que foram também organizados em tabelas - se pautaram em três grandes eixos-ou blocos  de contéudo - propostos a priori. O primeiro eixo trabalhou com dados demográficos; o segundo cuidou dos familiares, com foco na escolaridade e ocupação dos pais; enquanto o terceiro processou informações relativas ás trajetórias escolares dos investigados, juntamente com os dados sobre concomitância trabalho/estudos. Alguns traços, dentre outros, marcaram nitidamente "esse" retrato, em termos de sua predominãncia. 
id UFMG-5_410d51c5b3cffcd2736341a4c7bbb28a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/45325
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Um perfil sociológico do aluno atual do curso de Pedagogia da FaE/UFMGPedagogia da FaE/UFMGEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi traçar um perfil sociológico de alunos do curso de Pedagogia da FaE/UFMG. Para tanto procedeu-se a uma análise de conteúdo  de um corpus de 122 autobiografias escolares redigidas por alunos desse curso - 7°/8° períodos dos turnos diurno e noturno, respectivamente, DOS ANOS 2002 E 2003. O  levantamento e a anáise dos dados que foram também organizados em tabelas - se pautaram em três grandes eixos-ou blocos  de contéudo - propostos a priori. O primeiro eixo trabalhou com dados demográficos; o segundo cuidou dos familiares, com foco na escolaridade e ocupação dos pais; enquanto o terceiro processou informações relativas ás trajetórias escolares dos investigados, juntamente com os dados sobre concomitância trabalho/estudos. Alguns traços, dentre outros, marcaram nitidamente "esse" retrato, em termos de sua predominãncia. Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45325Educação em Revista ; v. 22 n. 43 (2006): Edição 191982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45325/37128Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Henrique Melo Franco Ribeiro; Maria José Braga Viana2023-05-29T14:37:55Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45325Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:37:55Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um perfil sociológico do aluno atual do curso de Pedagogia da FaE/UFMG
title Um perfil sociológico do aluno atual do curso de Pedagogia da FaE/UFMG
spellingShingle Um perfil sociológico do aluno atual do curso de Pedagogia da FaE/UFMG
Henrique Melo Franco Ribeiro; Maria José Braga Viana
Pedagogia da FaE/UFMG
title_short Um perfil sociológico do aluno atual do curso de Pedagogia da FaE/UFMG
title_full Um perfil sociológico do aluno atual do curso de Pedagogia da FaE/UFMG
title_fullStr Um perfil sociológico do aluno atual do curso de Pedagogia da FaE/UFMG
title_full_unstemmed Um perfil sociológico do aluno atual do curso de Pedagogia da FaE/UFMG
title_sort Um perfil sociológico do aluno atual do curso de Pedagogia da FaE/UFMG
author Henrique Melo Franco Ribeiro; Maria José Braga Viana
author_facet Henrique Melo Franco Ribeiro; Maria José Braga Viana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henrique Melo Franco Ribeiro; Maria José Braga Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia da FaE/UFMG
topic Pedagogia da FaE/UFMG
description Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi traçar um perfil sociológico de alunos do curso de Pedagogia da FaE/UFMG. Para tanto procedeu-se a uma análise de conteúdo  de um corpus de 122 autobiografias escolares redigidas por alunos desse curso - 7°/8° períodos dos turnos diurno e noturno, respectivamente, DOS ANOS 2002 E 2003. O  levantamento e a anáise dos dados que foram também organizados em tabelas - se pautaram em três grandes eixos-ou blocos  de contéudo - propostos a priori. O primeiro eixo trabalhou com dados demográficos; o segundo cuidou dos familiares, com foco na escolaridade e ocupação dos pais; enquanto o terceiro processou informações relativas ás trajetórias escolares dos investigados, juntamente com os dados sobre concomitância trabalho/estudos. Alguns traços, dentre outros, marcaram nitidamente "esse" retrato, em termos de sua predominãncia. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45325
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45325/37128
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 22 n. 43 (2006): Edição 19
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711127375970304