Imagens do Outro A criança e o primitivo nas ciências humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerken, Carlos Henrique de Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gouvêa, Maria Cristina Soares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42822
Resumo: This paper analyses the science ideas historically produced that, as trying to understand the “primitive” logical, relates it to childhood thinking. This conception, based on biological theories (recapitulation, based on biological theories (recapitulation hypothesis) constructed on nineteenth century will repercute on psychology and anthropology production from the beginning of and twentieth century. It will characterize the dialogue between Piaget and Vygotsky, on genetic psychology and Lévy-Bruhl, on anthropology. We analyze the repercution from this conception on scholar pedagogical practices.
id UFMG-5_43c89ef7bd312923a82a8d51d3c380dd
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42822
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Imagens do Outro A criança e o primitivo nas ciências humanasInfânciaPrimitivosRecapitulaçãoPsicologiaAntropologiaThis paper analyses the science ideas historically produced that, as trying to understand the “primitive” logical, relates it to childhood thinking. This conception, based on biological theories (recapitulation, based on biological theories (recapitulation hypothesis) constructed on nineteenth century will repercute on psychology and anthropology production from the beginning of and twentieth century. It will characterize the dialogue between Piaget and Vygotsky, on genetic psychology and Lévy-Bruhl, on anthropology. We analyze the repercution from this conception on scholar pedagogical practices.Análise das formulações historicamente produzidas no campo científico que, ao buscar compreender a lógica dos povos ditos "primitivos”, associam-na ao pensamento infantil. Tal formulação, fundada em referenciais da biologia do século XIX (hipótese da recapitulação), irá repercutir na produção da psicologia e antropologia do início do século XX, marcando o diálogo entre Piaget e Vygotsky, no campo da psicologia genética e Lévy- Bruhl, no campo da antropologia. Analisam- se os ecos de tal concepção nas práticas pedagógicas escolares.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42822Educação em Revista ; v. 16 n. NUMEROESPECIAL (2000): Edição 131982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42822/32645Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGerken, Carlos Henrique de SouzaGouvêa, Maria Cristina Soares de2023-05-29T13:43:13Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42822Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:43:13Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens do Outro A criança e o primitivo nas ciências humanas
title Imagens do Outro A criança e o primitivo nas ciências humanas
spellingShingle Imagens do Outro A criança e o primitivo nas ciências humanas
Gerken, Carlos Henrique de Souza
Infância
Primitivos
Recapitulação
Psicologia
Antropologia
title_short Imagens do Outro A criança e o primitivo nas ciências humanas
title_full Imagens do Outro A criança e o primitivo nas ciências humanas
title_fullStr Imagens do Outro A criança e o primitivo nas ciências humanas
title_full_unstemmed Imagens do Outro A criança e o primitivo nas ciências humanas
title_sort Imagens do Outro A criança e o primitivo nas ciências humanas
author Gerken, Carlos Henrique de Souza
author_facet Gerken, Carlos Henrique de Souza
Gouvêa, Maria Cristina Soares de
author_role author
author2 Gouvêa, Maria Cristina Soares de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gerken, Carlos Henrique de Souza
Gouvêa, Maria Cristina Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Primitivos
Recapitulação
Psicologia
Antropologia
topic Infância
Primitivos
Recapitulação
Psicologia
Antropologia
description This paper analyses the science ideas historically produced that, as trying to understand the “primitive” logical, relates it to childhood thinking. This conception, based on biological theories (recapitulation, based on biological theories (recapitulation hypothesis) constructed on nineteenth century will repercute on psychology and anthropology production from the beginning of and twentieth century. It will characterize the dialogue between Piaget and Vygotsky, on genetic psychology and Lévy-Bruhl, on anthropology. We analyze the repercution from this conception on scholar pedagogical practices.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42822
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42822/32645
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 16 n. NUMEROESPECIAL (2000): Edição 13
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120255090689