Estratégias de Mediação no Trabalho Docente: um Estudo em uma Universidade Pública na Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TUNDIS, AMANDA GABRIELLA OLIVEIRA
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Monteiro, Janine Kieling, dos Santos, Anelise Schaurich, Dalenogare, Franciele Santiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21323
Resumo: A pesquisa procurou identificar estratégias de mediação no trabalho utilizadas por docentes de Ensino Superior Público, na região amazônica. Além de aspectos positivos, dificuldades no trabalho e sugestões para amenizá-las. Estudo descritivo, de análise mista com frequência e análise de conteúdo. Foi aplicado um questionário sociodemográfico e laboral com 52 docentes, que identificaram como positivo: ter relações satisfatórias com colegas (33%), possibilidades em pesquisa, ensino e extensão (31%), a flexibilidade no horário (23%) e a relação estabelecida com os alunos (19%). E como dificuldades os problemas na infraestrutura da Instituição (59,7%), nas relações socioprofissionais (50%), a sobrecarga de trabalho (19,2%), e a burocracia no fluxo de serviços administrativos (15,4%). As estratégias defensivas frequentes foram racionalização, isolamento e compensação.Apesar do uso de estratégias, os docentes não têm conseguido modificar o contexto de trabalho marcado pelo baixo número de docentes em atividade. 
id UFMG-5_4df9df118fcb05fa636ff0b9922c75de
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21323
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Estratégias de Mediação no Trabalho Docente: um Estudo em uma Universidade Pública na Amazôniapsicodinâmica do trabalhosetor públicotrabalho docenteuniversidadesA pesquisa procurou identificar estratégias de mediação no trabalho utilizadas por docentes de Ensino Superior Público, na região amazônica. Além de aspectos positivos, dificuldades no trabalho e sugestões para amenizá-las. Estudo descritivo, de análise mista com frequência e análise de conteúdo. Foi aplicado um questionário sociodemográfico e laboral com 52 docentes, que identificaram como positivo: ter relações satisfatórias com colegas (33%), possibilidades em pesquisa, ensino e extensão (31%), a flexibilidade no horário (23%) e a relação estabelecida com os alunos (19%). E como dificuldades os problemas na infraestrutura da Instituição (59,7%), nas relações socioprofissionais (50%), a sobrecarga de trabalho (19,2%), e a burocracia no fluxo de serviços administrativos (15,4%). As estratégias defensivas frequentes foram racionalização, isolamento e compensação.Apesar do uso de estratégias, os docentes não têm conseguido modificar o contexto de trabalho marcado pelo baixo número de docentes em atividade. Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/x-ziphttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21323Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21323/17279Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTUNDIS, AMANDA GABRIELLA OLIVEIRAMonteiro, Janine Kielingdos Santos, Anelise SchaurichDalenogare, Franciele Santiago2023-05-30T14:23:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21323Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:23:31Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de Mediação no Trabalho Docente: um Estudo em uma Universidade Pública na Amazônia
title Estratégias de Mediação no Trabalho Docente: um Estudo em uma Universidade Pública na Amazônia
spellingShingle Estratégias de Mediação no Trabalho Docente: um Estudo em uma Universidade Pública na Amazônia
TUNDIS, AMANDA GABRIELLA OLIVEIRA
psicodinâmica do trabalho
setor público
trabalho docente
universidades
title_short Estratégias de Mediação no Trabalho Docente: um Estudo em uma Universidade Pública na Amazônia
title_full Estratégias de Mediação no Trabalho Docente: um Estudo em uma Universidade Pública na Amazônia
title_fullStr Estratégias de Mediação no Trabalho Docente: um Estudo em uma Universidade Pública na Amazônia
title_full_unstemmed Estratégias de Mediação no Trabalho Docente: um Estudo em uma Universidade Pública na Amazônia
title_sort Estratégias de Mediação no Trabalho Docente: um Estudo em uma Universidade Pública na Amazônia
author TUNDIS, AMANDA GABRIELLA OLIVEIRA
author_facet TUNDIS, AMANDA GABRIELLA OLIVEIRA
Monteiro, Janine Kieling
dos Santos, Anelise Schaurich
Dalenogare, Franciele Santiago
author_role author
author2 Monteiro, Janine Kieling
dos Santos, Anelise Schaurich
Dalenogare, Franciele Santiago
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv TUNDIS, AMANDA GABRIELLA OLIVEIRA
Monteiro, Janine Kieling
dos Santos, Anelise Schaurich
Dalenogare, Franciele Santiago
dc.subject.por.fl_str_mv psicodinâmica do trabalho
setor público
trabalho docente
universidades
topic psicodinâmica do trabalho
setor público
trabalho docente
universidades
description A pesquisa procurou identificar estratégias de mediação no trabalho utilizadas por docentes de Ensino Superior Público, na região amazônica. Além de aspectos positivos, dificuldades no trabalho e sugestões para amenizá-las. Estudo descritivo, de análise mista com frequência e análise de conteúdo. Foi aplicado um questionário sociodemográfico e laboral com 52 docentes, que identificaram como positivo: ter relações satisfatórias com colegas (33%), possibilidades em pesquisa, ensino e extensão (31%), a flexibilidade no horário (23%) e a relação estabelecida com os alunos (19%). E como dificuldades os problemas na infraestrutura da Instituição (59,7%), nas relações socioprofissionais (50%), a sobrecarga de trabalho (19,2%), e a burocracia no fluxo de serviços administrativos (15,4%). As estratégias defensivas frequentes foram racionalização, isolamento e compensação.Apesar do uso de estratégias, os docentes não têm conseguido modificar o contexto de trabalho marcado pelo baixo número de docentes em atividade. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21323
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21323/17279
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/x-zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711122428788736