A proposta de desenvolvimento rural e de educação da FAO nos anos 1950 e na atualidade: forjando consensos como disfarce social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21279 |
Resumo: | A FAO, agência da ONU em alimentação e agricultura, atua com expressividade nos programas de governo de combate à fome e de desenvolvimento rural no Brasil, bem como, em países da América Latina, Caribe e África. Apresentamos neste artigo, resultados de uma pesquisa que apresentou como objeto de estudo a relação entre a proposta desenvolvimento rural FAO e os princípios educativos defendidos por esta agência, nos anos 1950 e a partir de 2005. O estudo foi realizado por meio de fontes secundárias e primárias e apontamos como síntese das conclusões que, assim como nos anos 1950, e coerentemente com a metodologia da FAO de constituição de consensos sociais em torno das propostas de desenvolvimento rural e educativa, atualmente são lançadas bandeiras de lutas que aglutinam setores sociais antagônicos, em torno de uma proposta que promove a inserção subordinada das populações do campo à lógica do mercado. |
id |
UFMG-5_4ebe30836a3cc1970f9077fa414b9419 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21279 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A proposta de desenvolvimento rural e de educação da FAO nos anos 1950 e na atualidade: forjando consensos como disfarce socialDesenvolvimento RuralEducaçãoFAOOrganismos InternacionaisEducação Rural.A FAO, agência da ONU em alimentação e agricultura, atua com expressividade nos programas de governo de combate à fome e de desenvolvimento rural no Brasil, bem como, em países da América Latina, Caribe e África. Apresentamos neste artigo, resultados de uma pesquisa que apresentou como objeto de estudo a relação entre a proposta desenvolvimento rural FAO e os princípios educativos defendidos por esta agência, nos anos 1950 e a partir de 2005. O estudo foi realizado por meio de fontes secundárias e primárias e apontamos como síntese das conclusões que, assim como nos anos 1950, e coerentemente com a metodologia da FAO de constituição de consensos sociais em torno das propostas de desenvolvimento rural e educativa, atualmente são lançadas bandeiras de lutas que aglutinam setores sociais antagônicos, em torno de uma proposta que promove a inserção subordinada das populações do campo à lógica do mercado.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/x-ziphttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21279Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21279/17201Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDalmaz, Santos Silva2023-05-30T14:23:11Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21279Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:23:11Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A proposta de desenvolvimento rural e de educação da FAO nos anos 1950 e na atualidade: forjando consensos como disfarce social |
title |
A proposta de desenvolvimento rural e de educação da FAO nos anos 1950 e na atualidade: forjando consensos como disfarce social |
spellingShingle |
A proposta de desenvolvimento rural e de educação da FAO nos anos 1950 e na atualidade: forjando consensos como disfarce social Dalmaz, Santos Silva Desenvolvimento Rural Educação FAO Organismos Internacionais Educação Rural. |
title_short |
A proposta de desenvolvimento rural e de educação da FAO nos anos 1950 e na atualidade: forjando consensos como disfarce social |
title_full |
A proposta de desenvolvimento rural e de educação da FAO nos anos 1950 e na atualidade: forjando consensos como disfarce social |
title_fullStr |
A proposta de desenvolvimento rural e de educação da FAO nos anos 1950 e na atualidade: forjando consensos como disfarce social |
title_full_unstemmed |
A proposta de desenvolvimento rural e de educação da FAO nos anos 1950 e na atualidade: forjando consensos como disfarce social |
title_sort |
A proposta de desenvolvimento rural e de educação da FAO nos anos 1950 e na atualidade: forjando consensos como disfarce social |
author |
Dalmaz, Santos Silva |
author_facet |
Dalmaz, Santos Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalmaz, Santos Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Rural Educação FAO Organismos Internacionais Educação Rural. |
topic |
Desenvolvimento Rural Educação FAO Organismos Internacionais Educação Rural. |
description |
A FAO, agência da ONU em alimentação e agricultura, atua com expressividade nos programas de governo de combate à fome e de desenvolvimento rural no Brasil, bem como, em países da América Latina, Caribe e África. Apresentamos neste artigo, resultados de uma pesquisa que apresentou como objeto de estudo a relação entre a proposta desenvolvimento rural FAO e os princípios educativos defendidos por esta agência, nos anos 1950 e a partir de 2005. O estudo foi realizado por meio de fontes secundárias e primárias e apontamos como síntese das conclusões que, assim como nos anos 1950, e coerentemente com a metodologia da FAO de constituição de consensos sociais em torno das propostas de desenvolvimento rural e educativa, atualmente são lançadas bandeiras de lutas que aglutinam setores sociais antagônicos, em torno de uma proposta que promove a inserção subordinada das populações do campo à lógica do mercado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21279 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21279/17201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/x-zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121834246144 |