EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA ÉTICA: fundamentos a partir da obra de Mario Vieira de Mello
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21157 |
Resumo: | O objetivo deste texto é examinar o que foi exposto, em linhas gerais, por Mario Vieira de Mello (1912-2006) e denominado por ele de projeto de democracia ética (derivada essencialmente de estruturas de Cultura), numa contraposição à democracia igualitária (derivada essencialmente de estruturas de Poder). Em outros termos, a liberdade como autodedeterminação da pessoa humana em contraposição à liberdade como faculdade de escolha, pois o reconhecimento imediato à liberdade como autodeterminação da pessoa é a chave para o problema das relações entre a liberdade da pessoa e o interesse do Estado e da Sociedade. Para esse autor, a educação poderá oferecer o seu contributo para o problema da democracia, na medida em que conseguir enriquecer seu conteúdo com verdadeiras ideias de Cultura. A ideia de liberdade interior é um desses elementos que a educação pode oferecer a qualquer sistema democrático. |
id |
UFMG-5_503174556b779a0eacf59e0b1f284ebe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21157 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA ÉTICA: fundamentos a partir da obra de Mario Vieira de MelloEducaçãoDemocracia ÉticaRazãoLiberdadeMario Vieira de MelloO objetivo deste texto é examinar o que foi exposto, em linhas gerais, por Mario Vieira de Mello (1912-2006) e denominado por ele de projeto de democracia ética (derivada essencialmente de estruturas de Cultura), numa contraposição à democracia igualitária (derivada essencialmente de estruturas de Poder). Em outros termos, a liberdade como autodedeterminação da pessoa humana em contraposição à liberdade como faculdade de escolha, pois o reconhecimento imediato à liberdade como autodeterminação da pessoa é a chave para o problema das relações entre a liberdade da pessoa e o interesse do Estado e da Sociedade. Para esse autor, a educação poderá oferecer o seu contributo para o problema da democracia, na medida em que conseguir enriquecer seu conteúdo com verdadeiras ideias de Cultura. A ideia de liberdade interior é um desses elementos que a educação pode oferecer a qualquer sistema democrático.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21157Educação em Revista ; v. 30 n. 4 (2014)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21157/17060https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21157/17061https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21157/17062Copyright (c) 2014 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVitorino, Artur José Renda2023-05-29T15:53:28Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21157Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T15:53:28Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA ÉTICA: fundamentos a partir da obra de Mario Vieira de Mello |
title |
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA ÉTICA: fundamentos a partir da obra de Mario Vieira de Mello |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA ÉTICA: fundamentos a partir da obra de Mario Vieira de Mello Vitorino, Artur José Renda Educação Democracia Ética Razão Liberdade Mario Vieira de Mello |
title_short |
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA ÉTICA: fundamentos a partir da obra de Mario Vieira de Mello |
title_full |
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA ÉTICA: fundamentos a partir da obra de Mario Vieira de Mello |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA ÉTICA: fundamentos a partir da obra de Mario Vieira de Mello |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA ÉTICA: fundamentos a partir da obra de Mario Vieira de Mello |
title_sort |
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA ÉTICA: fundamentos a partir da obra de Mario Vieira de Mello |
author |
Vitorino, Artur José Renda |
author_facet |
Vitorino, Artur José Renda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vitorino, Artur José Renda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Democracia Ética Razão Liberdade Mario Vieira de Mello |
topic |
Educação Democracia Ética Razão Liberdade Mario Vieira de Mello |
description |
O objetivo deste texto é examinar o que foi exposto, em linhas gerais, por Mario Vieira de Mello (1912-2006) e denominado por ele de projeto de democracia ética (derivada essencialmente de estruturas de Cultura), numa contraposição à democracia igualitária (derivada essencialmente de estruturas de Poder). Em outros termos, a liberdade como autodedeterminação da pessoa humana em contraposição à liberdade como faculdade de escolha, pois o reconhecimento imediato à liberdade como autodeterminação da pessoa é a chave para o problema das relações entre a liberdade da pessoa e o interesse do Estado e da Sociedade. Para esse autor, a educação poderá oferecer o seu contributo para o problema da democracia, na medida em que conseguir enriquecer seu conteúdo com verdadeiras ideias de Cultura. A ideia de liberdade interior é um desses elementos que a educação pode oferecer a qualquer sistema democrático. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21157 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21157/17060 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21157/17061 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21157/17062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 30 n. 4 (2014) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121302618112 |