O CONGRESSO MINEIRO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS: o ensino técnico primário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Irlen Antônio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Chamon, Carla Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21007
Resumo: Este artigo analisa algumas iniciativas de implementação da educação profissional no âmbito das políticas públicas, em Minas Gerais entre fins do século XIX e início do XX. Nosso objetivo é compreender como foi pensada e construída a escolarização do trabalhador mineiro nesse momento e sua relação com o processo de produção do ideário educativo modernizador da república. A análise da documentação – Anais do Congresso Mineiro, Leis e Decretos –, produzida entre os anos de 1892 a 1911, deixa entrever o esforço empreendido pelas elites mineiras não apenas de qualificar o trabalhador, mas também de ensiná-lo a ética do trabalho. Parte de um processo mais amplo, que buscava atender ao ideal de ordem e progresso aspirado pelas elites republicanas, as políticas públicas de educação profissional tinham por fim a formação do trabalhador em Minas Gerais e sua inserção, como cidadão útil, na república recém-inaugurada.
id UFMG-5_53771f8f17d60cd269bba24e6cb428b5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21007
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling O CONGRESSO MINEIRO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS: o ensino técnico primárioEste artigo analisa algumas iniciativas de implementação da educação profissional no âmbito das políticas públicas, em Minas Gerais entre fins do século XIX e início do XX. Nosso objetivo é compreender como foi pensada e construída a escolarização do trabalhador mineiro nesse momento e sua relação com o processo de produção do ideário educativo modernizador da república. A análise da documentação – Anais do Congresso Mineiro, Leis e Decretos –, produzida entre os anos de 1892 a 1911, deixa entrever o esforço empreendido pelas elites mineiras não apenas de qualificar o trabalhador, mas também de ensiná-lo a ética do trabalho. Parte de um processo mais amplo, que buscava atender ao ideal de ordem e progresso aspirado pelas elites republicanas, as políticas públicas de educação profissional tinham por fim a formação do trabalhador em Minas Gerais e sua inserção, como cidadão útil, na república recém-inaugurada.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21007Educação em Revista ; v. 28 n. 2 (2012)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21007/30522https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21007/16892Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Irlen AntônioChamon, Carla Simone2023-05-29T14:22:57Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21007Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:22:57Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O CONGRESSO MINEIRO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS: o ensino técnico primário
title O CONGRESSO MINEIRO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS: o ensino técnico primário
spellingShingle O CONGRESSO MINEIRO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS: o ensino técnico primário
Gonçalves, Irlen Antônio
title_short O CONGRESSO MINEIRO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS: o ensino técnico primário
title_full O CONGRESSO MINEIRO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS: o ensino técnico primário
title_fullStr O CONGRESSO MINEIRO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS: o ensino técnico primário
title_full_unstemmed O CONGRESSO MINEIRO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS: o ensino técnico primário
title_sort O CONGRESSO MINEIRO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS: o ensino técnico primário
author Gonçalves, Irlen Antônio
author_facet Gonçalves, Irlen Antônio
Chamon, Carla Simone
author_role author
author2 Chamon, Carla Simone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Irlen Antônio
Chamon, Carla Simone
description Este artigo analisa algumas iniciativas de implementação da educação profissional no âmbito das políticas públicas, em Minas Gerais entre fins do século XIX e início do XX. Nosso objetivo é compreender como foi pensada e construída a escolarização do trabalhador mineiro nesse momento e sua relação com o processo de produção do ideário educativo modernizador da república. A análise da documentação – Anais do Congresso Mineiro, Leis e Decretos –, produzida entre os anos de 1892 a 1911, deixa entrever o esforço empreendido pelas elites mineiras não apenas de qualificar o trabalhador, mas também de ensiná-lo a ética do trabalho. Parte de um processo mais amplo, que buscava atender ao ideal de ordem e progresso aspirado pelas elites republicanas, as políticas públicas de educação profissional tinham por fim a formação do trabalhador em Minas Gerais e sua inserção, como cidadão útil, na república recém-inaugurada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21007
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21007/30522
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21007/16892
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 28 n. 2 (2012)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120762601472