Saberes docentes e formação profissional: uma visão crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45257 |
Resumo: | The idea a new professionalism for teachers, based on their practical Knowledge, as proposed by Maurice Tardif, is criticized in the light of Andrew Abbott´s notion of professions. The final considerations demonstrate the need to revise the principles of the principles of the socio-professional statute of teaching based on the understanding that the educational sciences play an important role in the social construction of a new teaching professionalism. |
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Saberes docentes e formação profissional: uma visão crítica Sociologia das ProfissõesProfissionalizaçãoSaber DocenteSociology of ProfessionsProfessionalizationTeaching KnowledgeSociología de ProfesionesProfessionalizacíonSaber de los MaestrosThe idea a new professionalism for teachers, based on their practical Knowledge, as proposed by Maurice Tardif, is criticized in the light of Andrew Abbott´s notion of professions. The final considerations demonstrate the need to revise the principles of the principles of the socio-professional statute of teaching based on the understanding that the educational sciences play an important role in the social construction of a new teaching professionalism.La idea de un nuevo profesionalismo para maestros, basado en su conocimiento práctico, como el propuesto por Maurice Tardif, se critica en la luz de la noción de Andrew Abbott de el sistema de profesiones. Las últimos consideraciones demuestran la necesidad de revisar el principios del estatuto socio-profesional de enseñar basado en la comprensión que las ciencias de la educación juegan un papel importante en la construcción social de un nuevo profesionalismo para maestros.A idéia de uma nova profissionalidade para o professorado, baseada em seu saber prático, como proposta por Maurice Tardif, é criticada a partir da noção de sistema das profissões de sistema das profissões de Andrew Abbott. As considerações finais sinalizam para a necessidade de rever as bases do estatuto sócioprofissional da docência a partir do entendimento de que as ciências da educação têm um importante papel na construção social de um novo profissionalismo docente.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45257Educação em Revista ; v. 20 n. 40 (2004): Edição 171982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45257/37100Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagrone, Eduardo2023-05-29T14:04:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45257Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:04:52Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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