Saberes docentes e formação profissional: uma visão crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magrone, Eduardo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45257
Resumo: The idea a new professionalism for teachers, based on their practical Knowledge, as proposed by Maurice Tardif, is criticized in the light of Andrew Abbott´s notion of professions. The final considerations demonstrate the need to revise the principles of the principles of the socio-professional statute of teaching based on the understanding that the educational sciences play an important role in the social construction of a new teaching professionalism.
id UFMG-5_5ece256e76ef403bde4c005a275b5592
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/45257
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Saberes docentes e formação profissional: uma visão crítica Sociologia das ProfissõesProfissionalizaçãoSaber DocenteSociology of ProfessionsProfessionalizationTeaching KnowledgeSociología de ProfesionesProfessionalizacíonSaber de los MaestrosThe idea a new professionalism for teachers, based on their practical Knowledge, as proposed by Maurice Tardif, is criticized in the light of Andrew Abbott´s notion of professions. The final considerations demonstrate the need to revise the principles of the principles of the socio-professional statute of teaching based on the understanding that the educational sciences play an important role in the social construction of a new teaching professionalism.La idea de un nuevo profesionalismo para maestros, basado en su conocimiento práctico, como el propuesto por Maurice Tardif, se critica en la luz de la noción de Andrew Abbott de el sistema de profesiones. Las últimos consideraciones demuestran la necesidad de revisar el principios del estatuto socio-profesional de enseñar basado en la comprensión que las ciencias de la educación juegan un papel importante en la construcción social de un nuevo profesionalismo para maestros.A idéia de uma nova profissionalidade para o professorado, baseada em seu saber prático, como proposta por Maurice Tardif, é criticada a partir da noção de sistema das profissões de sistema das profissões de Andrew Abbott. As considerações finais sinalizam para a necessidade de rever as bases do estatuto sócioprofissional da docência a partir do entendimento de que as ciências da educação têm um importante papel na construção social de um novo profissionalismo docente.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45257Educação em Revista ; v. 20 n. 40 (2004): Edição 171982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45257/37100Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagrone, Eduardo2023-05-29T14:04:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45257Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:04:52Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes e formação profissional: uma visão crítica
title Saberes docentes e formação profissional: uma visão crítica
spellingShingle Saberes docentes e formação profissional: uma visão crítica
Magrone, Eduardo
Sociologia das Profissões
Profissionalização
Saber Docente
Sociology of Professions
Professionalization
Teaching Knowledge
Sociología de Profesiones
Professionalizacíon
Saber de los Maestros
title_short Saberes docentes e formação profissional: uma visão crítica
title_full Saberes docentes e formação profissional: uma visão crítica
title_fullStr Saberes docentes e formação profissional: uma visão crítica
title_full_unstemmed Saberes docentes e formação profissional: uma visão crítica
title_sort Saberes docentes e formação profissional: uma visão crítica
author Magrone, Eduardo
author_facet Magrone, Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magrone, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia das Profissões
Profissionalização
Saber Docente
Sociology of Professions
Professionalization
Teaching Knowledge
Sociología de Profesiones
Professionalizacíon
Saber de los Maestros
topic Sociologia das Profissões
Profissionalização
Saber Docente
Sociology of Professions
Professionalization
Teaching Knowledge
Sociología de Profesiones
Professionalizacíon
Saber de los Maestros
description The idea a new professionalism for teachers, based on their practical Knowledge, as proposed by Maurice Tardif, is criticized in the light of Andrew Abbott´s notion of professions. The final considerations demonstrate the need to revise the principles of the principles of the socio-professional statute of teaching based on the understanding that the educational sciences play an important role in the social construction of a new teaching professionalism.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45257
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45257/37100
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 20 n. 40 (2004): Edição 17
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711127354998784