O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Susane Petinelli
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Souza, Eloísio Moulin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017
Resumo: Resumo Coloca em análise o trabalho docente em administração a partir da discussão sobre os modos de ser e fazer e sobre o uso de outros modos que estão sendo engendrados no cotidiano desses profissionais. Apresentam-se algumas observações sobre o valor do trabalho e sua relevância nas dramáticas do uso de si dos trabalhadores em geral. Em seguida, são discutidos aspectos sobre o trabalho e suas implicações na profissão docente e é realizada análise envolvendo o uso de si nas práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes que rompem com práticas profissionais hegemônicas na área. Desse modo, percebe-se que profissionais da área estão vivenciando outras maneiras de produzir uma aula e de avaliar seus alunos, produzindo práticas que podem levar a outras posturas e modos de se colocar no mundo como profissionais do ensino. Palavras-chave: Trabalho docente. Práticas pedagógicas. Uso de si. Abstract The aim of this paper is to analyze the work of college teachers that develop their activities in management courses from the discussion about the way of “to be” and “to do”, as well as about the use of other ways which are being produced by teachers in everyday activities. Some observations are provided about the value of work and its relevance in relation to general workers’ demands of use of their selfs. Aspects about work and its implications in management teachers are discussed. This article analyzes the use of self in pedagogical practices developed by teachers that breaks with hegemonic professional practices. Thus, it is possible to affirm that these professionals are experiencing new manners to teach and to evaluate their students through practices that may lead them to have new attitudes to assume their role of teachers. Keywords: Teaching work. Pedagogical practices. Use of self.
id UFMG-5_61af7cccc8451b91fda153a12e68d17e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21017
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕESResumo Coloca em análise o trabalho docente em administração a partir da discussão sobre os modos de ser e fazer e sobre o uso de outros modos que estão sendo engendrados no cotidiano desses profissionais. Apresentam-se algumas observações sobre o valor do trabalho e sua relevância nas dramáticas do uso de si dos trabalhadores em geral. Em seguida, são discutidos aspectos sobre o trabalho e suas implicações na profissão docente e é realizada análise envolvendo o uso de si nas práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes que rompem com práticas profissionais hegemônicas na área. Desse modo, percebe-se que profissionais da área estão vivenciando outras maneiras de produzir uma aula e de avaliar seus alunos, produzindo práticas que podem levar a outras posturas e modos de se colocar no mundo como profissionais do ensino. Palavras-chave: Trabalho docente. Práticas pedagógicas. Uso de si. Abstract The aim of this paper is to analyze the work of college teachers that develop their activities in management courses from the discussion about the way of “to be” and “to do”, as well as about the use of other ways which are being produced by teachers in everyday activities. Some observations are provided about the value of work and its relevance in relation to general workers’ demands of use of their selfs. Aspects about work and its implications in management teachers are discussed. This article analyzes the use of self in pedagogical practices developed by teachers that breaks with hegemonic professional practices. Thus, it is possible to affirm that these professionals are experiencing new manners to teach and to evaluate their students through practices that may lead them to have new attitudes to assume their role of teachers. Keywords: Teaching work. Pedagogical practices. Use of self.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017Educação em Revista ; v. 28 n. 2 (2012)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017/16907https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017/16908https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017/16909Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Susane Petinellide Souza, Eloísio Moulin2023-05-29T14:22:53Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21017Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:22:53Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕES
title O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕES
spellingShingle O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕES
Souza, Susane Petinelli
title_short O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕES
title_full O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕES
title_fullStr O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕES
title_full_unstemmed O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕES
title_sort O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕES
author Souza, Susane Petinelli
author_facet Souza, Susane Petinelli
de Souza, Eloísio Moulin
author_role author
author2 de Souza, Eloísio Moulin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Susane Petinelli
de Souza, Eloísio Moulin
description Resumo Coloca em análise o trabalho docente em administração a partir da discussão sobre os modos de ser e fazer e sobre o uso de outros modos que estão sendo engendrados no cotidiano desses profissionais. Apresentam-se algumas observações sobre o valor do trabalho e sua relevância nas dramáticas do uso de si dos trabalhadores em geral. Em seguida, são discutidos aspectos sobre o trabalho e suas implicações na profissão docente e é realizada análise envolvendo o uso de si nas práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes que rompem com práticas profissionais hegemônicas na área. Desse modo, percebe-se que profissionais da área estão vivenciando outras maneiras de produzir uma aula e de avaliar seus alunos, produzindo práticas que podem levar a outras posturas e modos de se colocar no mundo como profissionais do ensino. Palavras-chave: Trabalho docente. Práticas pedagógicas. Uso de si. Abstract The aim of this paper is to analyze the work of college teachers that develop their activities in management courses from the discussion about the way of “to be” and “to do”, as well as about the use of other ways which are being produced by teachers in everyday activities. Some observations are provided about the value of work and its relevance in relation to general workers’ demands of use of their selfs. Aspects about work and its implications in management teachers are discussed. This article analyzes the use of self in pedagogical practices developed by teachers that breaks with hegemonic professional practices. Thus, it is possible to affirm that these professionals are experiencing new manners to teach and to evaluate their students through practices that may lead them to have new attitudes to assume their role of teachers. Keywords: Teaching work. Pedagogical practices. Use of self.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017/16907
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017/16908
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017/16909
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 28 n. 2 (2012)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120774135808