O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017 |
Resumo: | Resumo Coloca em análise o trabalho docente em administração a partir da discussão sobre os modos de ser e fazer e sobre o uso de outros modos que estão sendo engendrados no cotidiano desses profissionais. Apresentam-se algumas observações sobre o valor do trabalho e sua relevância nas dramáticas do uso de si dos trabalhadores em geral. Em seguida, são discutidos aspectos sobre o trabalho e suas implicações na profissão docente e é realizada análise envolvendo o uso de si nas práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes que rompem com práticas profissionais hegemônicas na área. Desse modo, percebe-se que profissionais da área estão vivenciando outras maneiras de produzir uma aula e de avaliar seus alunos, produzindo práticas que podem levar a outras posturas e modos de se colocar no mundo como profissionais do ensino. Palavras-chave: Trabalho docente. Práticas pedagógicas. Uso de si. Abstract The aim of this paper is to analyze the work of college teachers that develop their activities in management courses from the discussion about the way of “to be” and “to do”, as well as about the use of other ways which are being produced by teachers in everyday activities. Some observations are provided about the value of work and its relevance in relation to general workers’ demands of use of their selfs. Aspects about work and its implications in management teachers are discussed. This article analyzes the use of self in pedagogical practices developed by teachers that breaks with hegemonic professional practices. Thus, it is possible to affirm that these professionals are experiencing new manners to teach and to evaluate their students through practices that may lead them to have new attitudes to assume their role of teachers. Keywords: Teaching work. Pedagogical practices. Use of self. |
id |
UFMG-5_61af7cccc8451b91fda153a12e68d17e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21017 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕESResumo Coloca em análise o trabalho docente em administração a partir da discussão sobre os modos de ser e fazer e sobre o uso de outros modos que estão sendo engendrados no cotidiano desses profissionais. Apresentam-se algumas observações sobre o valor do trabalho e sua relevância nas dramáticas do uso de si dos trabalhadores em geral. Em seguida, são discutidos aspectos sobre o trabalho e suas implicações na profissão docente e é realizada análise envolvendo o uso de si nas práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes que rompem com práticas profissionais hegemônicas na área. Desse modo, percebe-se que profissionais da área estão vivenciando outras maneiras de produzir uma aula e de avaliar seus alunos, produzindo práticas que podem levar a outras posturas e modos de se colocar no mundo como profissionais do ensino. Palavras-chave: Trabalho docente. Práticas pedagógicas. Uso de si. Abstract The aim of this paper is to analyze the work of college teachers that develop their activities in management courses from the discussion about the way of “to be” and “to do”, as well as about the use of other ways which are being produced by teachers in everyday activities. Some observations are provided about the value of work and its relevance in relation to general workers’ demands of use of their selfs. Aspects about work and its implications in management teachers are discussed. This article analyzes the use of self in pedagogical practices developed by teachers that breaks with hegemonic professional practices. Thus, it is possible to affirm that these professionals are experiencing new manners to teach and to evaluate their students through practices that may lead them to have new attitudes to assume their role of teachers. Keywords: Teaching work. Pedagogical practices. Use of self.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017Educação em Revista ; v. 28 n. 2 (2012)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017/16907https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017/16908https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017/16909Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Susane Petinellide Souza, Eloísio Moulin2023-05-29T14:22:53Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21017Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:22:53Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕES |
title |
O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕES |
spellingShingle |
O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕES Souza, Susane Petinelli |
title_short |
O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕES |
title_full |
O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕES |
title_fullStr |
O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕES |
title_full_unstemmed |
O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕES |
title_sort |
O TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ALGUMAS (RE) SIGNIFICAÇÕES |
author |
Souza, Susane Petinelli |
author_facet |
Souza, Susane Petinelli de Souza, Eloísio Moulin |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Eloísio Moulin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Susane Petinelli de Souza, Eloísio Moulin |
description |
Resumo Coloca em análise o trabalho docente em administração a partir da discussão sobre os modos de ser e fazer e sobre o uso de outros modos que estão sendo engendrados no cotidiano desses profissionais. Apresentam-se algumas observações sobre o valor do trabalho e sua relevância nas dramáticas do uso de si dos trabalhadores em geral. Em seguida, são discutidos aspectos sobre o trabalho e suas implicações na profissão docente e é realizada análise envolvendo o uso de si nas práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes que rompem com práticas profissionais hegemônicas na área. Desse modo, percebe-se que profissionais da área estão vivenciando outras maneiras de produzir uma aula e de avaliar seus alunos, produzindo práticas que podem levar a outras posturas e modos de se colocar no mundo como profissionais do ensino. Palavras-chave: Trabalho docente. Práticas pedagógicas. Uso de si. Abstract The aim of this paper is to analyze the work of college teachers that develop their activities in management courses from the discussion about the way of “to be” and “to do”, as well as about the use of other ways which are being produced by teachers in everyday activities. Some observations are provided about the value of work and its relevance in relation to general workers’ demands of use of their selfs. Aspects about work and its implications in management teachers are discussed. This article analyzes the use of self in pedagogical practices developed by teachers that breaks with hegemonic professional practices. Thus, it is possible to affirm that these professionals are experiencing new manners to teach and to evaluate their students through practices that may lead them to have new attitudes to assume their role of teachers. Keywords: Teaching work. Pedagogical practices. Use of self. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017/16907 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017/16908 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21017/16909 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 28 n. 2 (2012) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711120774135808 |