MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VELOSO, GEISA MAGELA
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Paiva, Maria Aparecida, Veiga, Cynthia Greive
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21295
Resumo: O artigo tem por objetivo identificar representações sobre o ensino da leitura e analisar a apropriação sobre o método de alfabetização global de contos, visto como modelo pedagógico adequado à renovação das práticas. Tomando o jornal Gazeta do Norte como fonte documental, constatou-se que a cidade de Montes Claros-MG fez adesão à Reforma Francisco Campos (1927-1928), que impôs o método global de contos para alfabetizar com base na compreensão dos textos e não apenas na memorização de unidades linguísticas. Os discursos disseminados ainda indicam que o ensino da leitura deveria possibilitar a pesquisa, a reflexão e o uso da linguagem em diferentes situações comunicativas.
id UFMG-5_6380cf35b3b66b95356fef89da88bb1a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21295
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938)Método global de contosLeitura compreensivaModernidade pedagógicaPráticas alfabetizadorasO artigo tem por objetivo identificar representações sobre o ensino da leitura e analisar a apropriação sobre o método de alfabetização global de contos, visto como modelo pedagógico adequado à renovação das práticas. Tomando o jornal Gazeta do Norte como fonte documental, constatou-se que a cidade de Montes Claros-MG fez adesão à Reforma Francisco Campos (1927-1928), que impôs o método global de contos para alfabetizar com base na compreensão dos textos e não apenas na memorização de unidades linguísticas. Os discursos disseminados ainda indicam que o ensino da leitura deveria possibilitar a pesquisa, a reflexão e o uso da linguagem em diferentes situações comunicativas.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21295Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21295/17225Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVELOSO, GEISA MAGELAPaiva, Maria AparecidaVeiga, Cynthia Greive2023-05-30T14:23:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21295Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:23:34Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938)
title MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938)
spellingShingle MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938)
VELOSO, GEISA MAGELA
Método global de contos
Leitura compreensiva
Modernidade pedagógica
Práticas alfabetizadoras
title_short MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938)
title_full MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938)
title_fullStr MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938)
title_full_unstemmed MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938)
title_sort MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938)
author VELOSO, GEISA MAGELA
author_facet VELOSO, GEISA MAGELA
Paiva, Maria Aparecida
Veiga, Cynthia Greive
author_role author
author2 Paiva, Maria Aparecida
Veiga, Cynthia Greive
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VELOSO, GEISA MAGELA
Paiva, Maria Aparecida
Veiga, Cynthia Greive
dc.subject.por.fl_str_mv Método global de contos
Leitura compreensiva
Modernidade pedagógica
Práticas alfabetizadoras
topic Método global de contos
Leitura compreensiva
Modernidade pedagógica
Práticas alfabetizadoras
description O artigo tem por objetivo identificar representações sobre o ensino da leitura e analisar a apropriação sobre o método de alfabetização global de contos, visto como modelo pedagógico adequado à renovação das práticas. Tomando o jornal Gazeta do Norte como fonte documental, constatou-se que a cidade de Montes Claros-MG fez adesão à Reforma Francisco Campos (1927-1928), que impôs o método global de contos para alfabetizar com base na compreensão dos textos e não apenas na memorização de unidades linguísticas. Os discursos disseminados ainda indicam que o ensino da leitura deveria possibilitar a pesquisa, a reflexão e o uso da linguagem em diferentes situações comunicativas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21295
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21295/17225
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121856266240