MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21295 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo identificar representações sobre o ensino da leitura e analisar a apropriação sobre o método de alfabetização global de contos, visto como modelo pedagógico adequado à renovação das práticas. Tomando o jornal Gazeta do Norte como fonte documental, constatou-se que a cidade de Montes Claros-MG fez adesão à Reforma Francisco Campos (1927-1928), que impôs o método global de contos para alfabetizar com base na compreensão dos textos e não apenas na memorização de unidades linguísticas. Os discursos disseminados ainda indicam que o ensino da leitura deveria possibilitar a pesquisa, a reflexão e o uso da linguagem em diferentes situações comunicativas. |
id |
UFMG-5_6380cf35b3b66b95356fef89da88bb1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21295 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938)Método global de contosLeitura compreensivaModernidade pedagógicaPráticas alfabetizadorasO artigo tem por objetivo identificar representações sobre o ensino da leitura e analisar a apropriação sobre o método de alfabetização global de contos, visto como modelo pedagógico adequado à renovação das práticas. Tomando o jornal Gazeta do Norte como fonte documental, constatou-se que a cidade de Montes Claros-MG fez adesão à Reforma Francisco Campos (1927-1928), que impôs o método global de contos para alfabetizar com base na compreensão dos textos e não apenas na memorização de unidades linguísticas. Os discursos disseminados ainda indicam que o ensino da leitura deveria possibilitar a pesquisa, a reflexão e o uso da linguagem em diferentes situações comunicativas.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21295Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21295/17225Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVELOSO, GEISA MAGELAPaiva, Maria AparecidaVeiga, Cynthia Greive2023-05-30T14:23:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21295Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:23:34Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938) |
title |
MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938) |
spellingShingle |
MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938) VELOSO, GEISA MAGELA Método global de contos Leitura compreensiva Modernidade pedagógica Práticas alfabetizadoras |
title_short |
MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938) |
title_full |
MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938) |
title_fullStr |
MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938) |
title_full_unstemmed |
MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938) |
title_sort |
MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938) |
author |
VELOSO, GEISA MAGELA |
author_facet |
VELOSO, GEISA MAGELA Paiva, Maria Aparecida Veiga, Cynthia Greive |
author_role |
author |
author2 |
Paiva, Maria Aparecida Veiga, Cynthia Greive |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VELOSO, GEISA MAGELA Paiva, Maria Aparecida Veiga, Cynthia Greive |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método global de contos Leitura compreensiva Modernidade pedagógica Práticas alfabetizadoras |
topic |
Método global de contos Leitura compreensiva Modernidade pedagógica Práticas alfabetizadoras |
description |
O artigo tem por objetivo identificar representações sobre o ensino da leitura e analisar a apropriação sobre o método de alfabetização global de contos, visto como modelo pedagógico adequado à renovação das práticas. Tomando o jornal Gazeta do Norte como fonte documental, constatou-se que a cidade de Montes Claros-MG fez adesão à Reforma Francisco Campos (1927-1928), que impôs o método global de contos para alfabetizar com base na compreensão dos textos e não apenas na memorização de unidades linguísticas. Os discursos disseminados ainda indicam que o ensino da leitura deveria possibilitar a pesquisa, a reflexão e o uso da linguagem em diferentes situações comunicativas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21295 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21295/17225 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121856266240 |