A CONDUÇÃO ELETRÔNICA DAS CONDUTAS: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Carine Bueira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lopes, Maura Corcini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21206
Resumo: O objetivo deste artigo é problematizar, por meio de discursos que propagam o uso das tecnologias digitais (TD) nas escolas públicas, a forma como é disseminado o uso das ferramentas digitais na educação escolarizada. Análises empreendidas nos documentos relativos ao Projeto EDUCOM, ao Programa Nacional de Informática Educativa (PRONINFE), ao Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) e ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) constituem o corpus da pesquisa. Pela pesquisa e as discussões aqui empreendidas, demonstra-se que os discursos mobilizados por meio das políticas supracitadas criam as condições de possibilidade para a condução eletrônica das condutas e operam na constituição de sujeitos, cujo comportamento deve afinar-se com as condições de vida próprias da Contemporaneidade. A problematização aqui apresentada é de inspiração foucaultiana, e foram utilizadas como ferramentas conceituais as noções de discurso, governamento e governamentalidade.
id UFMG-5_8c183ccf8f3ca94ca51529c082770be4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21206
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling A CONDUÇÃO ELETRÔNICA DAS CONDUTAS: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAStecnologias digitais na educaçãodiscursogovernamentogovernamentalidadeO objetivo deste artigo é problematizar, por meio de discursos que propagam o uso das tecnologias digitais (TD) nas escolas públicas, a forma como é disseminado o uso das ferramentas digitais na educação escolarizada. Análises empreendidas nos documentos relativos ao Projeto EDUCOM, ao Programa Nacional de Informática Educativa (PRONINFE), ao Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) e ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) constituem o corpus da pesquisa. Pela pesquisa e as discussões aqui empreendidas, demonstra-se que os discursos mobilizados por meio das políticas supracitadas criam as condições de possibilidade para a condução eletrônica das condutas e operam na constituição de sujeitos, cujo comportamento deve afinar-se com as condições de vida próprias da Contemporaneidade. A problematização aqui apresentada é de inspiração foucaultiana, e foram utilizadas como ferramentas conceituais as noções de discurso, governamento e governamentalidade.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21206Educação em Revista ; v. 31 n. 3 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21206/17121Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLoureiro, Carine BueiraLopes, Maura Corcini2023-05-30T00:48:48Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21206Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T00:48:48Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONDUÇÃO ELETRÔNICA DAS CONDUTAS: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS
title A CONDUÇÃO ELETRÔNICA DAS CONDUTAS: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS
spellingShingle A CONDUÇÃO ELETRÔNICA DAS CONDUTAS: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS
Loureiro, Carine Bueira
tecnologias digitais na educação
discurso
governamento
governamentalidade
title_short A CONDUÇÃO ELETRÔNICA DAS CONDUTAS: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS
title_full A CONDUÇÃO ELETRÔNICA DAS CONDUTAS: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS
title_fullStr A CONDUÇÃO ELETRÔNICA DAS CONDUTAS: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS
title_full_unstemmed A CONDUÇÃO ELETRÔNICA DAS CONDUTAS: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS
title_sort A CONDUÇÃO ELETRÔNICA DAS CONDUTAS: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS
author Loureiro, Carine Bueira
author_facet Loureiro, Carine Bueira
Lopes, Maura Corcini
author_role author
author2 Lopes, Maura Corcini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Carine Bueira
Lopes, Maura Corcini
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologias digitais na educação
discurso
governamento
governamentalidade
topic tecnologias digitais na educação
discurso
governamento
governamentalidade
description O objetivo deste artigo é problematizar, por meio de discursos que propagam o uso das tecnologias digitais (TD) nas escolas públicas, a forma como é disseminado o uso das ferramentas digitais na educação escolarizada. Análises empreendidas nos documentos relativos ao Projeto EDUCOM, ao Programa Nacional de Informática Educativa (PRONINFE), ao Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) e ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) constituem o corpus da pesquisa. Pela pesquisa e as discussões aqui empreendidas, demonstra-se que os discursos mobilizados por meio das políticas supracitadas criam as condições de possibilidade para a condução eletrônica das condutas e operam na constituição de sujeitos, cujo comportamento deve afinar-se com as condições de vida próprias da Contemporaneidade. A problematização aqui apresentada é de inspiração foucaultiana, e foram utilizadas como ferramentas conceituais as noções de discurso, governamento e governamentalidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21206
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21206/17121
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 31 n. 3 (2015)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121419010048