GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Luiz Gustavo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Munford, Danusa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39220
Resumo: A temática do gênero assumiu um lugar central nas discussões no campo da educação. Neste artigo, discutimos relações de gênero no contexto específico do campo da Educação em Ciências da Natureza, uma área que tem se dedicado, de modo crescente, ao estudo de relações de gênero. Apesar de avanços no campo, ainda são escassos os estudos que relacionam gênero à aprendizagem de conceitos científicos no cotidiano da sala de aula. No presente estudo, exploramos interações discursivas em uma turma do 1° ano Ensino Fundamental com o objetivo de analisar o papel do gênero na construção de oportunidades de aprendizagem de ciências. Para isso, nos apoiamos em propostas teóricas de Butler sobre gênero, e orientamos as análises a partir da Etnografia em Educação como lógica de pesquisa. As aulas analisadas indicam que conhecimentos conceituais de ciências estavam articulados a processos de reiteração/contestação da norma de gênero. Tais negociações exerceram um papel central na aprendizagem sobre a biologia de um inseto, em particular, sobre dimorfismo sexual. O estudo se une a outras pesquisas que apontam a relevância das discussões sobre gênero na educação, incluindo a disciplina escolar Ciências e seus conceitos.
id UFMG-5_9aeb7852b92f29f45078bba186b6d023
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/39220
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTALrelações de gêneroaulas de ciênciasaprendizagemA temática do gênero assumiu um lugar central nas discussões no campo da educação. Neste artigo, discutimos relações de gênero no contexto específico do campo da Educação em Ciências da Natureza, uma área que tem se dedicado, de modo crescente, ao estudo de relações de gênero. Apesar de avanços no campo, ainda são escassos os estudos que relacionam gênero à aprendizagem de conceitos científicos no cotidiano da sala de aula. No presente estudo, exploramos interações discursivas em uma turma do 1° ano Ensino Fundamental com o objetivo de analisar o papel do gênero na construção de oportunidades de aprendizagem de ciências. Para isso, nos apoiamos em propostas teóricas de Butler sobre gênero, e orientamos as análises a partir da Etnografia em Educação como lógica de pesquisa. As aulas analisadas indicam que conhecimentos conceituais de ciências estavam articulados a processos de reiteração/contestação da norma de gênero. Tais negociações exerceram um papel central na aprendizagem sobre a biologia de um inseto, em particular, sobre dimorfismo sexual. O estudo se une a outras pesquisas que apontam a relevância das discussões sobre gênero na educação, incluindo a disciplina escolar Ciências e seus conceitos.Educação em Revista 2023-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39220Educação em Revista ; v. 39 (2023)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39220/34673https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39220/34674Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Luiz GustavoMunford, Danusa2023-07-19T13:49:07Zoai:periodicos.ufmg.br:article/39220Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-07-19T13:49:07Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Franco, Luiz Gustavo
relações de gênero
aulas de ciências
aprendizagem
title_short GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
author Franco, Luiz Gustavo
author_facet Franco, Luiz Gustavo
Munford, Danusa
author_role author
author2 Munford, Danusa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Luiz Gustavo
Munford, Danusa
dc.subject.por.fl_str_mv relações de gênero
aulas de ciências
aprendizagem
topic relações de gênero
aulas de ciências
aprendizagem
description A temática do gênero assumiu um lugar central nas discussões no campo da educação. Neste artigo, discutimos relações de gênero no contexto específico do campo da Educação em Ciências da Natureza, uma área que tem se dedicado, de modo crescente, ao estudo de relações de gênero. Apesar de avanços no campo, ainda são escassos os estudos que relacionam gênero à aprendizagem de conceitos científicos no cotidiano da sala de aula. No presente estudo, exploramos interações discursivas em uma turma do 1° ano Ensino Fundamental com o objetivo de analisar o papel do gênero na construção de oportunidades de aprendizagem de ciências. Para isso, nos apoiamos em propostas teóricas de Butler sobre gênero, e orientamos as análises a partir da Etnografia em Educação como lógica de pesquisa. As aulas analisadas indicam que conhecimentos conceituais de ciências estavam articulados a processos de reiteração/contestação da norma de gênero. Tais negociações exerceram um papel central na aprendizagem sobre a biologia de um inseto, em particular, sobre dimorfismo sexual. O estudo se une a outras pesquisas que apontam a relevância das discussões sobre gênero na educação, incluindo a disciplina escolar Ciências e seus conceitos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39220
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39220/34673
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39220/34674
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 39 (2023)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711124333002752