GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39220 |
Resumo: | A temática do gênero assumiu um lugar central nas discussões no campo da educação. Neste artigo, discutimos relações de gênero no contexto específico do campo da Educação em Ciências da Natureza, uma área que tem se dedicado, de modo crescente, ao estudo de relações de gênero. Apesar de avanços no campo, ainda são escassos os estudos que relacionam gênero à aprendizagem de conceitos científicos no cotidiano da sala de aula. No presente estudo, exploramos interações discursivas em uma turma do 1° ano Ensino Fundamental com o objetivo de analisar o papel do gênero na construção de oportunidades de aprendizagem de ciências. Para isso, nos apoiamos em propostas teóricas de Butler sobre gênero, e orientamos as análises a partir da Etnografia em Educação como lógica de pesquisa. As aulas analisadas indicam que conhecimentos conceituais de ciências estavam articulados a processos de reiteração/contestação da norma de gênero. Tais negociações exerceram um papel central na aprendizagem sobre a biologia de um inseto, em particular, sobre dimorfismo sexual. O estudo se une a outras pesquisas que apontam a relevância das discussões sobre gênero na educação, incluindo a disciplina escolar Ciências e seus conceitos. |
id |
UFMG-5_9aeb7852b92f29f45078bba186b6d023 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/39220 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTALrelações de gêneroaulas de ciênciasaprendizagemA temática do gênero assumiu um lugar central nas discussões no campo da educação. Neste artigo, discutimos relações de gênero no contexto específico do campo da Educação em Ciências da Natureza, uma área que tem se dedicado, de modo crescente, ao estudo de relações de gênero. Apesar de avanços no campo, ainda são escassos os estudos que relacionam gênero à aprendizagem de conceitos científicos no cotidiano da sala de aula. No presente estudo, exploramos interações discursivas em uma turma do 1° ano Ensino Fundamental com o objetivo de analisar o papel do gênero na construção de oportunidades de aprendizagem de ciências. Para isso, nos apoiamos em propostas teóricas de Butler sobre gênero, e orientamos as análises a partir da Etnografia em Educação como lógica de pesquisa. As aulas analisadas indicam que conhecimentos conceituais de ciências estavam articulados a processos de reiteração/contestação da norma de gênero. Tais negociações exerceram um papel central na aprendizagem sobre a biologia de um inseto, em particular, sobre dimorfismo sexual. O estudo se une a outras pesquisas que apontam a relevância das discussões sobre gênero na educação, incluindo a disciplina escolar Ciências e seus conceitos.Educação em Revista 2023-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39220Educação em Revista ; v. 39 (2023)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39220/34673https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39220/34674Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Luiz GustavoMunford, Danusa2023-07-19T13:49:07Zoai:periodicos.ufmg.br:article/39220Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-07-19T13:49:07Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL Franco, Luiz Gustavo relações de gênero aulas de ciências aprendizagem |
title_short |
GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: : UMA ANÁLISE DE AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Franco, Luiz Gustavo |
author_facet |
Franco, Luiz Gustavo Munford, Danusa |
author_role |
author |
author2 |
Munford, Danusa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Luiz Gustavo Munford, Danusa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relações de gênero aulas de ciências aprendizagem |
topic |
relações de gênero aulas de ciências aprendizagem |
description |
A temática do gênero assumiu um lugar central nas discussões no campo da educação. Neste artigo, discutimos relações de gênero no contexto específico do campo da Educação em Ciências da Natureza, uma área que tem se dedicado, de modo crescente, ao estudo de relações de gênero. Apesar de avanços no campo, ainda são escassos os estudos que relacionam gênero à aprendizagem de conceitos científicos no cotidiano da sala de aula. No presente estudo, exploramos interações discursivas em uma turma do 1° ano Ensino Fundamental com o objetivo de analisar o papel do gênero na construção de oportunidades de aprendizagem de ciências. Para isso, nos apoiamos em propostas teóricas de Butler sobre gênero, e orientamos as análises a partir da Etnografia em Educação como lógica de pesquisa. As aulas analisadas indicam que conhecimentos conceituais de ciências estavam articulados a processos de reiteração/contestação da norma de gênero. Tais negociações exerceram um papel central na aprendizagem sobre a biologia de um inseto, em particular, sobre dimorfismo sexual. O estudo se une a outras pesquisas que apontam a relevância das discussões sobre gênero na educação, incluindo a disciplina escolar Ciências e seus conceitos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39220 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39220/34673 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39220/34674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 39 (2023) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711124333002752 |