SENTIDOS DAS FAMÍLIAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Kallyne Kafuri
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Côco, Valdete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21327
Resumo: Este artigo focaliza o trabalho docente no campo da educação infantil (EI), a partir da pesquisa que tematizou os sentidos dos familiares sobre a EI e suas ressonâncias no trabalho e na formação docente. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, foram desenvolvidos procedimentos de entrevistas às famílias que integravam uma fila em busca de vagas em instituição pública de EI. Com perspectiva teórico-metodológica bakhtiniana, a análise dos dados referentes aos sentidos sobre a docência na EI informa a reunião de um conjunto de elementos na composição do trabalho docente, abarcando tanto referências a amor, paciência e bondade, quanto a afirmação de requisitos formativos. Com isso, assinalam-se avanços e simultaneamente, desafios, no horizonte de fortalecer o desenvolvimento de uma profissionalidade docente, com destaque para o direito à formação, e a parceria com as famílias, perspectivando avançar no reconhecimento e valorização da docência.
id UFMG-5_9b875c0633bdabadad3d83b5e629c0bf
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21327
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling SENTIDOS DAS FAMÍLIAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTILTrabalho docente. Educação Infantil. Formação de professores. Famílias.Este artigo focaliza o trabalho docente no campo da educação infantil (EI), a partir da pesquisa que tematizou os sentidos dos familiares sobre a EI e suas ressonâncias no trabalho e na formação docente. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, foram desenvolvidos procedimentos de entrevistas às famílias que integravam uma fila em busca de vagas em instituição pública de EI. Com perspectiva teórico-metodológica bakhtiniana, a análise dos dados referentes aos sentidos sobre a docência na EI informa a reunião de um conjunto de elementos na composição do trabalho docente, abarcando tanto referências a amor, paciência e bondade, quanto a afirmação de requisitos formativos. Com isso, assinalam-se avanços e simultaneamente, desafios, no horizonte de fortalecer o desenvolvimento de uma profissionalidade docente, com destaque para o direito à formação, e a parceria com as famílias, perspectivando avançar no reconhecimento e valorização da docência.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/x-zipapplication/x-zipapplication/x-ziptext/htmlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21327Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21327/17284https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21327/17285https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21327/17286https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21327/17287Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Kallyne KafuriCôco, Valdete2023-05-30T13:41:27Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21327Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T13:41:27Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv SENTIDOS DAS FAMÍLIAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title SENTIDOS DAS FAMÍLIAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle SENTIDOS DAS FAMÍLIAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Alves, Kallyne Kafuri
Trabalho docente. Educação Infantil. Formação de professores. Famílias.
title_short SENTIDOS DAS FAMÍLIAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full SENTIDOS DAS FAMÍLIAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr SENTIDOS DAS FAMÍLIAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed SENTIDOS DAS FAMÍLIAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort SENTIDOS DAS FAMÍLIAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Alves, Kallyne Kafuri
author_facet Alves, Kallyne Kafuri
Côco, Valdete
author_role author
author2 Côco, Valdete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Kallyne Kafuri
Côco, Valdete
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente. Educação Infantil. Formação de professores. Famílias.
topic Trabalho docente. Educação Infantil. Formação de professores. Famílias.
description Este artigo focaliza o trabalho docente no campo da educação infantil (EI), a partir da pesquisa que tematizou os sentidos dos familiares sobre a EI e suas ressonâncias no trabalho e na formação docente. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, foram desenvolvidos procedimentos de entrevistas às famílias que integravam uma fila em busca de vagas em instituição pública de EI. Com perspectiva teórico-metodológica bakhtiniana, a análise dos dados referentes aos sentidos sobre a docência na EI informa a reunião de um conjunto de elementos na composição do trabalho docente, abarcando tanto referências a amor, paciência e bondade, quanto a afirmação de requisitos formativos. Com isso, assinalam-se avanços e simultaneamente, desafios, no horizonte de fortalecer o desenvolvimento de uma profissionalidade docente, com destaque para o direito à formação, e a parceria com as famílias, perspectivando avançar no reconhecimento e valorização da docência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21327
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21327/17284
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21327/17285
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21327/17286
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21327/17287
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/x-zip
application/x-zip
application/x-zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711122435080192