Pesquisas em informática e educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Marcelo C.
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Penteado, Miriam Godoy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44981
Resumo: In this paper, we highlight some of the main concerns in mathematics education research related to the use of information and communications technology. The discussion presented here is primarily the result of reflection on the various studies carried out by member of our research group, GPIMEN. We sought to contemplate the studies that deal with epistemological questions, pedagogical proposals, teachers, and distance education. Our analysis is based on the notions that knowledge is produced by “humans-with-media”, i. e., by humans and non-humans, and those who intend to deal with information and communications technologies within the educational landscape need to move constantly between the “comfort zone” and the “risk zone”.
id UFMG-5_9f26c6c22d6194b14713e79a7dacd56b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/44981
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Pesquisas em informática e educação matemáticaEducaçãoIn this paper, we highlight some of the main concerns in mathematics education research related to the use of information and communications technology. The discussion presented here is primarily the result of reflection on the various studies carried out by member of our research group, GPIMEN. We sought to contemplate the studies that deal with epistemological questions, pedagogical proposals, teachers, and distance education. Our analysis is based on the notions that knowledge is produced by “humans-with-media”, i. e., by humans and non-humans, and those who intend to deal with information and communications technologies within the educational landscape need to move constantly between the “comfort zone” and the “risk zone”.Neste artigo, apontamos algumas das principais preocupações das pesquisas em Educação Matemática, relacionadas ao uso de tecnologia da informação e da comunicação. A discussão aqui apresentada e da comunicação. A discussão aqui apresentada é primordialmente o resultado da reflexão sobre as diferentes pesquisas realizadas pelo pessoal do nosso grupo, o GPIMEM. Procuramos contemplar os estudos que tratam de questões epistemológicas, propostas pedagógicas, dos professores e educação à distância. Nossa análise é baseada nas noções de que o conhecimento é produzido por humanos por “seres-humanos-com mídias”, ou seja, que é produzido por humanos e não-humanos, e de que aqueles que o cenário educacional querem lidar com tecnologias da informação e da comunicação precisam se dispor a realizar um movimento constante entre uma “zona de conforto” e uma “zona de risco”.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44981Educação em Revista ; v. 18 n. 36 (2002): Edição 151982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44981/36932Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorba, Marcelo C.Penteado, Miriam Godoy2023-05-29T14:02:06Zoai:periodicos.ufmg.br:article/44981Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:02:06Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas em informática e educação matemática
title Pesquisas em informática e educação matemática
spellingShingle Pesquisas em informática e educação matemática
Borba, Marcelo C.
Educação
title_short Pesquisas em informática e educação matemática
title_full Pesquisas em informática e educação matemática
title_fullStr Pesquisas em informática e educação matemática
title_full_unstemmed Pesquisas em informática e educação matemática
title_sort Pesquisas em informática e educação matemática
author Borba, Marcelo C.
author_facet Borba, Marcelo C.
Penteado, Miriam Godoy
author_role author
author2 Penteado, Miriam Godoy
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Marcelo C.
Penteado, Miriam Godoy
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description In this paper, we highlight some of the main concerns in mathematics education research related to the use of information and communications technology. The discussion presented here is primarily the result of reflection on the various studies carried out by member of our research group, GPIMEN. We sought to contemplate the studies that deal with epistemological questions, pedagogical proposals, teachers, and distance education. Our analysis is based on the notions that knowledge is produced by “humans-with-media”, i. e., by humans and non-humans, and those who intend to deal with information and communications technologies within the educational landscape need to move constantly between the “comfort zone” and the “risk zone”.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44981
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44981/36932
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 18 n. 36 (2002): Edição 15
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711126900965376